O papel das funções discursivas na análise da produção de alunos na resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabel, Eduardo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227067
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 20201
id UFSC_1c64b3afab2288a71814f8d691d35375
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227067
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O papel das funções discursivas na análise da produção de alunos na resolução de problemasEducação científica e tecnológicaMatemáticaSemióticaAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 20201A linguagem tem a função primordial social de comunicação, mas para a aprendizagem matemática, esta função não basta, outras funções discursivas são requeridas. Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar as contribuições das funções discursivas para a análise da aprendizagem matemática, em particular, na resolução de problemas. Nosso referencial teórico foi norteado pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Para sua realização, apoiamo-nos em princípios metodológicos da Engenharia Didática de Michele Artigue e aplicamos alguns problemas a estudantes do ensino médio. Com as produções dos estudantes tivemos o material analítico necessário para fundamentarmos nossa análise e atingir nossos objetivos. Por meio deste estudo, foi possível compreender maiores detalhes sobre as estruturas discursivas mais utilizadas pelos estudantes, destacando as funções e operações discursivas utilizadas nestes processos. Tivemos o destaque da função referencial de designação de objetos e da função de expansão discursiva que foram empregadas em todos os discursos. Consideramos que a aprendizagem da matemática requer o uso de tais funções, pois se mostraram essenciais para que os estudantes resolvessem os problemas e para que analisássemos elementos da aprendizagem dos objetos.Abstract: Language has the important social function of communication, but for mathematical learning, this function is not enough, other discursive functions are required. This research aimed to investigate the contributions of discursive functions in the analysis of mathematical learning, in particular, in problem solving. Our theorical reference was based on Semiotic Representation Theory, according to Raymund Duval. For its realization, we supported the methodological principles of Didactic Engineering by Michele Artigue and applied some problems with high school students. With the students' productions, we had the necessary analytical material to support our analysis and achieve our goals. Through this study, it was possible to understand more details about the discursive structures most used by students, highlighting the functions and discursive operations used in these processes. The highlight was the referential function of designating objects and the discursive expansion function that were used in all discourses. We consider that learning mathematics requires the use of such functions, as they proved to be essential for students to solve problems. They are essential for students to reveal their learned knowledge as well as their misunderstandings.Moretti, Méricles ThadeuUniversidade Federal de Santa CatarinaSabel, Eduardo2021-08-23T14:07:06Z2021-08-23T14:07:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis94 p.| il.application/pdf372806https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227067porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:07:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227067Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:07:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel das funções discursivas na análise da produção de alunos na resolução de problemas
title O papel das funções discursivas na análise da produção de alunos na resolução de problemas
spellingShingle O papel das funções discursivas na análise da produção de alunos na resolução de problemas
Sabel, Eduardo
Educação científica e tecnológica
Matemática
Semiótica
Aprendizagem
title_short O papel das funções discursivas na análise da produção de alunos na resolução de problemas
title_full O papel das funções discursivas na análise da produção de alunos na resolução de problemas
title_fullStr O papel das funções discursivas na análise da produção de alunos na resolução de problemas
title_full_unstemmed O papel das funções discursivas na análise da produção de alunos na resolução de problemas
title_sort O papel das funções discursivas na análise da produção de alunos na resolução de problemas
author Sabel, Eduardo
author_facet Sabel, Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moretti, Méricles Thadeu
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabel, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matemática
Semiótica
Aprendizagem
topic Educação científica e tecnológica
Matemática
Semiótica
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 20201
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23T14:07:06Z
2021-08-23T14:07:06Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 372806
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227067
identifier_str_mv 372806
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 94 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652268837273600