Produtos técnico-tecnológicos e atividades matemáticas: possibilidades para produção de significados em aulas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Luciano Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4166
Resumo: No presente trabalho, temos a seguinte questão de investigação: como os Produtos Técnico- Tecnológicos (PTT), produzidos em mestrados profissionais, podem contribuir para a produção de significados matemáticos? Utilizamos a abordagem qualitativa envolvendo análise de PTT, para que possamos nos aproximar da realidade dos objetos estudados, como também fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema. Quanto aos procedimentos metodológicos, nossa pesquisa é dividida em alguns momentos. No primeiro, escolhemos o site do PPGECEM-UEPB e catalogamos doze PTT da área A1 (Educação Matemática), mais especificamente, do Leitura e Escrita em Educação Matemática – Grupo de Pesquisa (LEEMAT) em um recorte do Quadriênio 2017-2020. Em seguida, analisamos quais PTT trazem uma abordagem do conteúdo matemático de diferentes formas, sejam com exercícios, atividades, dentre outras. Essa nova filtragem resultou em nove PTT que foram analisados em nossa pesquisa. A partir dos estudos de Peirce e Duval, criamos critérios semióticos para analisarmos os nove PTT catalogados da área A1, nos detendo à presença de como as atividades matemáticas, representadas nesses produtos, podem auxiliar nos processos de produção de significados matemáticos. Os resultados indicam que os PTT podem lidar com dois ou mais registros de representação diferentes, que podem permitir aos professores e alunos atribuir significados durante os processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Quanto ao olhar linguístico, semiótico, representativo, contextualizado que colocamos nesses PTT analisados, entendemos que esses se tornam possibilidades, dentre outras possíveis, para entendermos como alguns produtos podem contribuir para a produção de significados envolvendo o conhecimento matemático. Esse trabalho nos leva a concluir sobre a importância de se pensar em materiais que, de forma planejada, visem a construção de estruturas mentais que podem ajudar no desenvolvimento da compreensão matemática.
id UEPB_44a135ff01c5c9926d09cf955fcb6e76
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4166
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Produtos técnico-tecnológicos e atividades matemáticas: possibilidades para produção de significados em aulas de matemáticaProdução tecnológicaSemióticaConhecimento matemáticoEnsino de matemáticaEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMNo presente trabalho, temos a seguinte questão de investigação: como os Produtos Técnico- Tecnológicos (PTT), produzidos em mestrados profissionais, podem contribuir para a produção de significados matemáticos? Utilizamos a abordagem qualitativa envolvendo análise de PTT, para que possamos nos aproximar da realidade dos objetos estudados, como também fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema. Quanto aos procedimentos metodológicos, nossa pesquisa é dividida em alguns momentos. No primeiro, escolhemos o site do PPGECEM-UEPB e catalogamos doze PTT da área A1 (Educação Matemática), mais especificamente, do Leitura e Escrita em Educação Matemática – Grupo de Pesquisa (LEEMAT) em um recorte do Quadriênio 2017-2020. Em seguida, analisamos quais PTT trazem uma abordagem do conteúdo matemático de diferentes formas, sejam com exercícios, atividades, dentre outras. Essa nova filtragem resultou em nove PTT que foram analisados em nossa pesquisa. A partir dos estudos de Peirce e Duval, criamos critérios semióticos para analisarmos os nove PTT catalogados da área A1, nos detendo à presença de como as atividades matemáticas, representadas nesses produtos, podem auxiliar nos processos de produção de significados matemáticos. Os resultados indicam que os PTT podem lidar com dois ou mais registros de representação diferentes, que podem permitir aos professores e alunos atribuir significados durante os processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Quanto ao olhar linguístico, semiótico, representativo, contextualizado que colocamos nesses PTT analisados, entendemos que esses se tornam possibilidades, dentre outras possíveis, para entendermos como alguns produtos podem contribuir para a produção de significados envolvendo o conhecimento matemático. Esse trabalho nos leva a concluir sobre a importância de se pensar em materiais que, de forma planejada, visem a construção de estruturas mentais que podem ajudar no desenvolvimento da compreensão matemática.In the present work, we have the following research question: how Technical/Technological Products (PTT), produced in professional master's degrees, can contribute to the production of mathematical meanings? We use a qualitative approach involving the analysis of PTT, so that we can approach the reality of the studied objects, as well as carry out a bibliographical survey on the subject. As for the methodological procedures, our research is divided into a few moments. In the first, we chose the PPGECEM-UEPB website and cataloged twelve PTT from the A1 area (Mathematics Education), more specifically, from the Reading and Writing in Mathematics Education – Research Group (LEEMAT) in a clipping of the 2017-2020 Quadriennium. Then, we analyze which PTT approach mathematical content in different ways, whether with exercises, activities, among others. This new filtering resulted in nine PTT that were analyzed in our research. Based on Peirce and Duval's studies, we created semiotic criteria to analyze the nine PTT cataloged in the A1 area, focusing on the presence of how the mathematical activities, represented in these products, can help in the production processes of mathematical meanings. The results indicate that PTT can handle two or more different representation registers, which can allow teachers and students to assign meanings during the teaching and learning processes of mathematical content. As for the linguistic, semiotic, representative, contextualized look that we put in these analyzed PTT, we understand that these become possibilities, among other possible ones, to understand how some products can contribute to the production of meanings involving mathematical knowledge. This work leads us to conclude on the importance of thinking about materials that, in a planned way, aim at the construction of mental structures that can help in the development of mathematical understanding.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAlmeida, José Joelson Pimentel deAlmeida, Helber Rangel Formiga Leite deSovierzoski, Hilda HelenaSoares, Luciano Gomes2022-02-25T10:46:03Z2999-12-312022-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSoares, Luciano Gomes. Produtos técnico-tecnológicos e atividades matemáticas: possibilidades para produção de significados em aulas de matemática. 2022. 209f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande/PB, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4166porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-25T10:51:42Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4166Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-25T10:51:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Produtos técnico-tecnológicos e atividades matemáticas: possibilidades para produção de significados em aulas de matemática
title Produtos técnico-tecnológicos e atividades matemáticas: possibilidades para produção de significados em aulas de matemática
spellingShingle Produtos técnico-tecnológicos e atividades matemáticas: possibilidades para produção de significados em aulas de matemática
Soares, Luciano Gomes
Produção tecnológica
Semiótica
Conhecimento matemático
Ensino de matemática
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Produtos técnico-tecnológicos e atividades matemáticas: possibilidades para produção de significados em aulas de matemática
title_full Produtos técnico-tecnológicos e atividades matemáticas: possibilidades para produção de significados em aulas de matemática
title_fullStr Produtos técnico-tecnológicos e atividades matemáticas: possibilidades para produção de significados em aulas de matemática
title_full_unstemmed Produtos técnico-tecnológicos e atividades matemáticas: possibilidades para produção de significados em aulas de matemática
title_sort Produtos técnico-tecnológicos e atividades matemáticas: possibilidades para produção de significados em aulas de matemática
author Soares, Luciano Gomes
author_facet Soares, Luciano Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Joelson Pimentel de
Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de
Sovierzoski, Hilda Helena
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Luciano Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Produção tecnológica
Semiótica
Conhecimento matemático
Ensino de matemática
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Produção tecnológica
Semiótica
Conhecimento matemático
Ensino de matemática
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description No presente trabalho, temos a seguinte questão de investigação: como os Produtos Técnico- Tecnológicos (PTT), produzidos em mestrados profissionais, podem contribuir para a produção de significados matemáticos? Utilizamos a abordagem qualitativa envolvendo análise de PTT, para que possamos nos aproximar da realidade dos objetos estudados, como também fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema. Quanto aos procedimentos metodológicos, nossa pesquisa é dividida em alguns momentos. No primeiro, escolhemos o site do PPGECEM-UEPB e catalogamos doze PTT da área A1 (Educação Matemática), mais especificamente, do Leitura e Escrita em Educação Matemática – Grupo de Pesquisa (LEEMAT) em um recorte do Quadriênio 2017-2020. Em seguida, analisamos quais PTT trazem uma abordagem do conteúdo matemático de diferentes formas, sejam com exercícios, atividades, dentre outras. Essa nova filtragem resultou em nove PTT que foram analisados em nossa pesquisa. A partir dos estudos de Peirce e Duval, criamos critérios semióticos para analisarmos os nove PTT catalogados da área A1, nos detendo à presença de como as atividades matemáticas, representadas nesses produtos, podem auxiliar nos processos de produção de significados matemáticos. Os resultados indicam que os PTT podem lidar com dois ou mais registros de representação diferentes, que podem permitir aos professores e alunos atribuir significados durante os processos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Quanto ao olhar linguístico, semiótico, representativo, contextualizado que colocamos nesses PTT analisados, entendemos que esses se tornam possibilidades, dentre outras possíveis, para entendermos como alguns produtos podem contribuir para a produção de significados envolvendo o conhecimento matemático. Esse trabalho nos leva a concluir sobre a importância de se pensar em materiais que, de forma planejada, visem a construção de estruturas mentais que podem ajudar no desenvolvimento da compreensão matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-25T10:46:03Z
2022-02-02
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Soares, Luciano Gomes. Produtos técnico-tecnológicos e atividades matemáticas: possibilidades para produção de significados em aulas de matemática. 2022. 209f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande/PB, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4166
identifier_str_mv Soares, Luciano Gomes. Produtos técnico-tecnológicos e atividades matemáticas: possibilidades para produção de significados em aulas de matemática. 2022. 209f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande/PB, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709226820763648