Educação para a autonomia: reflexões sobre a atualidade do conceito de autonomia a partir de um estudo entre crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Debus, José Carlos dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191259
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
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spelling Educação para a autonomia: reflexões sobre a atualidade do conceito de autonomia a partir de um estudo entre criançasEducaçãoAutonomia em criançasAprendizagemPuberdadeTelevisão na educaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.O objetivo desta pesquisa é investigar a pertinência e/ou a atualidade do conceito de autonomia para as configurações contemporâneas dos espaços de ensino/aprendizagem em relação às crianças e como estas podem interpretar e negociar esse conceito e suas variáveis: o que elas compreendem sobre autonomia e o que ela vêem como práticas pedagógicas autônomas no contexto da escola e da família. Examina-se como este conceito dialoga com outros que hoje compõem o mesmo campo semântico, tais como emancipação, protagonismo, independência, interação e participação. A discussão trabalha com duas hipóteses: a primeira delas considera a possibilidade de o conceito de autonomia precisar ser hoje problematizado, atualizado e ressignificado; a segunda examina a ideia de que tenha ocorrido um deslocamento e esvaziamento do potencial radical e transformador envolvido neste conceito no campo da educação. Na dimensão teórica, o trabalho compõe um referencial sobre o pensamento emancipador na educação que permite refletir sobre a autonomia na experiência de ensino/aprendizagem. Fazem parte desse referencial as reflexões de Freire (2006) e Rancière (2007), que trazem a igualdade como princípio e a autonomia intelectual como meta nos fundamentos da Pedagogia, bem como as projeções de indivíduo autônomo na constituição da sociedade apontadas por Kant (1999), Rousseau (1992), Nietzsche (2008), Durkheim (2012), Vygotsky (2007) e Piaget (1996). Além disso, foi feita uma revisão da produção acadêmica recente sobre autonomia e educação no cenário acadêmico brasileiro. Metodologicamente, levou-se em conta a valorização das manifestações das crianças sobre seu cotidiano, proposta pelos novos estudos da infância, seguindo-se também orientações formuladas pelos Estudos Culturais, como as perspectivas de pesquisa qualitativa de recepção e da articulação entre Educação e Comunicação. Em um campo empírico do qual participaram 25 crianças do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública, foram utilizados episódios de duas séries de televisão como dispositivos deflagradores de mediações e discussões no grupo, contando-se ainda com o uso de questionários estruturados. Entre os resultados obtidos, foi possível compreender que a escola é o lugar onde os participantes da pesquisa menos demonstraram exercer sua capacidade de serem autônomos, enquanto que o lar aparece como o lugar onde a autonomia é mais motivada. Da análise do referencial teórico e das manifestações das crianças participantes da pesquisa, conclui-se que a escola é ainda um espaço onde predomina a heteronomia, sendo muito importante a atenção de educadores e pesquisadores da educação para o tema da autonomia.Abstrract : This study examines the relevance of the concept of autonomy in current educational research and teaching practices. Special attention is given to how children interpret and negotiate this concept, and what they see as being autonomous pedagogic practices at school and at home. It is discussed how the concept of autonomy relates to other concepts that today are part of the same semantic field, such as emancipation, protagonism, independence, interaction and participation. The discussion considers two hypotheses: a) the need for updating and/or ressignifying the concept of autonomy; b) the possibility that has occurred a displacement of the concept, depriving it of the radical and transformative potential it once had in the education field. The theoretical framework of the thesis is based on the ideas of Freire (2006) and Rancière (2007), which have equality as a principle and intellectual autonomy as a goal in Education. The discussion includes a historical outline of the concept of autonomy, based on Kant (1999), Rousseau (1992), Nietzsche (2008), Durkheim (2012), Vygotsky (2007) and Piaget (1996). In addition, the recent academic production about autonomy and education in the Brazilian academic scenario is reviewed. The study includes a field work inspired by new childhood studies, cultural studies, and qualitative reception studies in the interface between education and communication. The empirical field work involved 25 children from seventh grade in a public school, who watched, discussed and answered questionnaires about two episodes of TV series that dealt with issues of autonomy among children of the same age. The data analysis suggests that the school is the place where the children who participated of the research feel that they have less possibilities to exercise their autonomy, while the home appears as the context where autonomy is more motivated. The results show the need for more studies regarding autonomous educational practices. Based on the theoretical references and the manifestations of the children who took part in the research, it is possible to conclude that the school is still a space where heteronomy prevails, which stresses the importance that teachers and education researchers pay more attention to the subject of autonomy.Girardello, GilkaUniversidade Federal de Santa CatarinaDebus, José Carlos dos Santos2018-11-15T03:04:15Z2018-11-15T03:04:15Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis186 p.application/pdf354184https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191259porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-15T03:04:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191259Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-15T03:04:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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