Gênero e Sexualidade na Escola: Percepções de Estudantes do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Maria Gabriela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173852
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
id UFSC_1ca6196939e958cb4591761b97b802b7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173852
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gênero e Sexualidade na Escola: Percepções de Estudantes do Ensino MédioGênero. Sexualidade. Escola. Educação.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.O presente trabalho é o resultado da pesquisa realizada para a conclusão do Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, do Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui como objetivo geral analisar as percepções dos estudantes de ensino médio sobre os projetos envolvendo gênero e sexualidade na Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl. Quanto à metodologia utilizada, foram realizadas quatro entrevistas individuais semiestruturadas com estudantes do ensino médio que participaram do projeto durante três anos. Os principais resultados apontam que mesmo não conseguindo atingir a todas/os, o projeto provocou transformações efetivas nas ações e falas de alunos e alunas, de modo que a consciência sobre a necessidade de respeito e aceitação do/a outro/a é consenso. Ressaltou também que a escola não é a única responsável pelas percepções sobre gênero e sexualidade de alunas e alunos, sendo estas resultados de processos, experiências e vivências históricas, sociais e culturais.The present work is the result of the research done for the conclusion of the Specialization Course on Gender and Diversity in School, from the Gender Studies Institute of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). It presents as general objective to analyze the perceptions of high school students about the projects involving gender and sexuality in the School of Basic Education Coronel Antônio Lehmkuhl. As for the methodology used, four individual semi-structured interviews were conducted with high school students who participated in the project for three years. The main results point out that even though it did not reach all of them, the project provoked effective transformations in the actions and speeches of students, the awareness on the need for respect and acceptance of the other is a consensus. This work emphasized that the school is not the only agent responsable for the perceptions about gender and sexuality of students, which is a combination of processes with historical, social and cultural experiences.Graupe, Mareli ElianeUniversidade Federal de Santa CatarinaAbreu, Maria Gabriela2017-03-01T01:05:45Z2017-03-01T01:05:45Z2017-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173852porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-01T01:05:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173852Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-03-01T01:05:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e Sexualidade na Escola: Percepções de Estudantes do Ensino Médio
title Gênero e Sexualidade na Escola: Percepções de Estudantes do Ensino Médio
spellingShingle Gênero e Sexualidade na Escola: Percepções de Estudantes do Ensino Médio
Abreu, Maria Gabriela
Gênero. Sexualidade. Escola. Educação.
title_short Gênero e Sexualidade na Escola: Percepções de Estudantes do Ensino Médio
title_full Gênero e Sexualidade na Escola: Percepções de Estudantes do Ensino Médio
title_fullStr Gênero e Sexualidade na Escola: Percepções de Estudantes do Ensino Médio
title_full_unstemmed Gênero e Sexualidade na Escola: Percepções de Estudantes do Ensino Médio
title_sort Gênero e Sexualidade na Escola: Percepções de Estudantes do Ensino Médio
author Abreu, Maria Gabriela
author_facet Abreu, Maria Gabriela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graupe, Mareli Eliane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Maria Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Sexualidade. Escola. Educação.
topic Gênero. Sexualidade. Escola. Educação.
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01T01:05:45Z
2017-03-01T01:05:45Z
2017-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173852
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652366729183232