Abordagens de gênero e sexualidade: um contraponto ao Escola Sem Partido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Retratos da Escola (Online) |
Texto Completo: | https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/936 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar a importância das abordagens de gênero nas escolas e os ataques do movimento/programa Escola sem Partido a esta temática. Faremos um recorte histórico, subsidiado por uma análise bibliográfica, a partir das discussões de gênero e sexualidade em Louro (1997, 2000), Britzman (1996, 2000) e estudos sobre o movimento Escola Sem Partido, em Moura (2016), Miguel (2016) e Penna (2017). Os resultados evidenciam que esse Programa deve ser combatido por não ter sustentação jurídica e por ferir princípios da Constituição brasileira na pluralidade de ideias e de pensamentos. |
id |
CNTE-1_70c19e5e9bff8cf16b80d175bc587912 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/936 |
network_acronym_str |
CNTE-1 |
network_name_str |
Retratos da Escola (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagens de gênero e sexualidade: um contraponto ao Escola Sem PartidoGênero. Sexualidade. Educação. Escola Sem Partido.Este artigo objetiva analisar a importância das abordagens de gênero nas escolas e os ataques do movimento/programa Escola sem Partido a esta temática. Faremos um recorte histórico, subsidiado por uma análise bibliográfica, a partir das discussões de gênero e sexualidade em Louro (1997, 2000), Britzman (1996, 2000) e estudos sobre o movimento Escola Sem Partido, em Moura (2016), Miguel (2016) e Penna (2017). Os resultados evidenciam que esse Programa deve ser combatido por não ter sustentação jurídica e por ferir princípios da Constituição brasileira na pluralidade de ideias e de pensamentos.CNTE2019-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/93610.22420/rde.v13i26.936Retratos da Escola; v. 13 n. 26 (2019): Custo Aluno-Qualidade: a quem interessa?; 499-5122238-439110.22420/rde.v13i26reponame:Retratos da Escola (Online)instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)instacron:CNTEporhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/936/pdfCopyright (c) 2019 Retratos da Escolainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Regina RodriguesSilva, Aida Monteiro2019-11-14T16:24:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/936Revistahttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rdeONGhttps://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/oailscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com2238-43911982-131Xopendoar:2023-01-04T15:50:44.865733Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens de gênero e sexualidade: um contraponto ao Escola Sem Partido |
title |
Abordagens de gênero e sexualidade: um contraponto ao Escola Sem Partido |
spellingShingle |
Abordagens de gênero e sexualidade: um contraponto ao Escola Sem Partido Costa, Regina Rodrigues Gênero. Sexualidade. Educação. Escola Sem Partido. |
title_short |
Abordagens de gênero e sexualidade: um contraponto ao Escola Sem Partido |
title_full |
Abordagens de gênero e sexualidade: um contraponto ao Escola Sem Partido |
title_fullStr |
Abordagens de gênero e sexualidade: um contraponto ao Escola Sem Partido |
title_full_unstemmed |
Abordagens de gênero e sexualidade: um contraponto ao Escola Sem Partido |
title_sort |
Abordagens de gênero e sexualidade: um contraponto ao Escola Sem Partido |
author |
Costa, Regina Rodrigues |
author_facet |
Costa, Regina Rodrigues Silva, Aida Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Aida Monteiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Regina Rodrigues Silva, Aida Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero. Sexualidade. Educação. Escola Sem Partido. |
topic |
Gênero. Sexualidade. Educação. Escola Sem Partido. |
description |
Este artigo objetiva analisar a importância das abordagens de gênero nas escolas e os ataques do movimento/programa Escola sem Partido a esta temática. Faremos um recorte histórico, subsidiado por uma análise bibliográfica, a partir das discussões de gênero e sexualidade em Louro (1997, 2000), Britzman (1996, 2000) e estudos sobre o movimento Escola Sem Partido, em Moura (2016), Miguel (2016) e Penna (2017). Os resultados evidenciam que esse Programa deve ser combatido por não ter sustentação jurídica e por ferir princípios da Constituição brasileira na pluralidade de ideias e de pensamentos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/936 10.22420/rde.v13i26.936 |
url |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/936 |
identifier_str_mv |
10.22420/rde.v13i26.936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/936/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Retratos da Escola |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
publisher.none.fl_str_mv |
CNTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Retratos da Escola; v. 13 n. 26 (2019): Custo Aluno-Qualidade: a quem interessa?; 499-512 2238-4391 10.22420/rde.v13i26 reponame:Retratos da Escola (Online) instname:Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) instacron:CNTE |
instname_str |
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
instacron_str |
CNTE |
institution |
CNTE |
reponame_str |
Retratos da Escola (Online) |
collection |
Retratos da Escola (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Retratos da Escola (Online) - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
lscheibe@uol.com.br || rde.esforce.cnte@gmail.com |
_version_ |
1793890342629539840 |