Gestão da qualidade e valores pessoais do trabalhador: o caso da Eletric
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88142 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
id |
UFSC_1d0b7826c6092364ab77126e6eaabf15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88142 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Gestão da qualidade e valores pessoais do trabalhador: o caso da EletricPsicologiaTrabalhadoresPercepçãoValoresTrabalhoOrganizaçãoGestao da qualidade totalCultura organizacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Este estudo teve como objetivo identificar e analisar a influência dos princípios da gestão da qualidade nos valores pessoais de trabalhadores que vivenciaram o período anterior e posterior a implantação deste sistema de gestão em uma organização(Eletric). A análise permitiu identificar que a relação de influência de um sistema de conceitos sobre os valores pessoais de um indivíduo não pode ser concebida como uma relação de causa e efeito. Há uma variedade de fatores multi-determinados e inter-relacionados que interferem nesta relação. Para cada trabalhador esta é singular, inviabilizando o estabelecimento de padrões no processo de influência. É possível reconhecer, no entanto, que vincula-se ao compartilhamento de expectativas e metas comuns e aos processos de socialização primária. Entre os fatores associados destaca-se a importância do trabalho na vida do indivíduo; os vínculos estabelecidos com a organização; o desejo de manutenção do emprego; oportunidades de crescimento pessoal e profissional e a internalização da exigência de mudança.Caso os valores básicos do indivíduo sejam congruentes aos princípios da qualidade firmados pela organização, o processo de adaptação é facilitado e estes ascendem na hierarquia de valores do indivíduo. Caso sejam incongruentes há resistência, mas há a possibilidade de aceitação e assimilação a novos valores.Florianópolis, SCZanelli, Jose CarlosUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Lízia Cristina Klan2012-10-22T05:58:50Z2012-10-22T05:58:50Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf212982http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88142porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T22:00:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88142Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T22:00:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da qualidade e valores pessoais do trabalhador: o caso da Eletric |
title |
Gestão da qualidade e valores pessoais do trabalhador: o caso da Eletric |
spellingShingle |
Gestão da qualidade e valores pessoais do trabalhador: o caso da Eletric Pereira, Lízia Cristina Klan Psicologia Trabalhadores Percepção Valores Trabalho Organização Gestao da qualidade total Cultura organizacional |
title_short |
Gestão da qualidade e valores pessoais do trabalhador: o caso da Eletric |
title_full |
Gestão da qualidade e valores pessoais do trabalhador: o caso da Eletric |
title_fullStr |
Gestão da qualidade e valores pessoais do trabalhador: o caso da Eletric |
title_full_unstemmed |
Gestão da qualidade e valores pessoais do trabalhador: o caso da Eletric |
title_sort |
Gestão da qualidade e valores pessoais do trabalhador: o caso da Eletric |
author |
Pereira, Lízia Cristina Klan |
author_facet |
Pereira, Lízia Cristina Klan |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zanelli, Jose Carlos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Lízia Cristina Klan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Trabalhadores Percepção Valores Trabalho Organização Gestao da qualidade total Cultura organizacional |
topic |
Psicologia Trabalhadores Percepção Valores Trabalho Organização Gestao da qualidade total Cultura organizacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-22T05:58:50Z 2012-10-22T05:58:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
212982 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88142 |
identifier_str_mv |
212982 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652277438742529 |