Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Josenei
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103520
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
id UFSC_1d0c9e956e6af29229a872c0179f5802
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103520
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicasEducaçãoPedagogiaAreas -EstudoAgroecologiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.O presente estudo se propõe a uma reflexão acerca das relações pedagógicos envolvidas na consecução de um projeto agroecológico, mais especificamente do processo de transição à produção agroecológica encabeçado pela AGRECO - Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral, cuja atuação se dá a partir do pequeno município de Santa Rosa Lima, situado na região sudeste do Estado de Santa Catarina, junto às encostas da Serra Geral e o Vale do Braço do Norte. Assim como outras regiões do Brasil e do mundo, o local pesquisado passou/passa por, pelo menos, três transições agroecológicas, as quais foram/são acompanhadas, quando não antecipadas, por determinados processos de ensino-aprendizagem e de relações com os conhecimentos, os quais denomino Pedagogias Agrícolas. Enfoco, então, principalmente, a Pedagogia da Agricultura Tradicional, a Pedagogia da Agricultura Convencional e a Pedagogia da Agricultura Agroecológica, as quais deram/dão suporte a cada um desses modelos agrícolas. A atenção principal, entretanto, é dada ao processo de constituição da Pedagogia da Agricultura Agroecológica que considero ser uma síntese daquelas que a precedem e/ou a acompanham, incorporando seletivamente e ressignificando elementos constitutivos das demais. Busco, para tanto, evidenciar características que a diferenciam e/ou a aproximam das pedagogias das agriculturas tradicional e convencional. Da mesma forma, caracterizo algumas relações pedagógicas mais objetivamente manifestas no longo, complexo e plural percurso histórico da agricultura, além de assinalar aspectos relativos às discussões afetas ao campesinato e à agricultura familiar, extratos privilegiados para alavancar iniciativas de produção agrícola alternativas ao agronegócio convencional, tal como a produção agroecológica.<br>Abstract : The present work is proposed as a reflection of the pedagogical relationships involved in the development of an agroecological project, more specifically in the process of transition to the agroecological production spearheaded by AGREGO - Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral, whose activity takes place from Santa Rosa de Lima municipality, located on the southeastern region of Santa Catarina state, along the slopes of Serra Geral Range and Braço do Norte Valley. As it has happened/happens in other regions of Brazil and of the world, the location researched has gone through/goes through, at least, three agroecological transitions, which have been/are accompanied, if not forecast, by certain processes of teaching-learning and of relationships within knowledge, which I call Agricultural Pedagogies. Hence, I am mainly focused on the Pedagogy of Traditional Agriculture, the Pedagogy of Conventional Agriculture and the Pedagogy of Agroecological Agriculture, the three of them having supported/supporting each of these agricultural models. However, main attention is paid to the process of constitution of the Pedagogy of Agroecological Agriculture, which is the one I consider the synthesis of those which are prior to it and/or are accompanied by it, having this model selectively incorporated and reframed components of the other ones. To do so, I attempt to point out features which differentiate and/or approach the agroecological-agriculture pedagogy to the traditional- and conventional-agriculture pedagogies. By the same way, I characterize some pedagogical relationships more objectively expressed throughout the long, complex and plural historical course of agriculture, as well as highlight aspects related to the discussion concerned to the peasantry and to the familiar agriculture, excerpts which are privileged regarding the leveraging of agricultural-production initiatives, alternatives to the conventional agribusiness, such as the agroecological production.Durand, Olga Celestina da SilvaSchmidt, WilsonUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Josenei2013-07-16T21:06:22Z2013-07-16T21:06:22Z20132013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis209 p.| tabs.application/pdf317611http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103520porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T21:06:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103520Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T21:06:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas
title Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas
spellingShingle Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas
Martins, Josenei
Educação
Pedagogia
Areas -
Estudo
Agroecologia
title_short Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas
title_full Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas
title_fullStr Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas
title_full_unstemmed Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas
title_sort Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas
author Martins, Josenei
author_facet Martins, Josenei
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Durand, Olga Celestina da Silva
Schmidt, Wilson
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Josenei
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogia
Areas -
Estudo
Agroecologia
topic Educação
Pedagogia
Areas -
Estudo
Agroecologia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-16T21:06:22Z
2013-07-16T21:06:22Z
2013
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 317611
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103520
identifier_str_mv 317611
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 209 p.| tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652057792479232