Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103520 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. |
id |
UFSC_1d0c9e956e6af29229a872c0179f5802 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103520 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicasEducaçãoPedagogiaAreas -EstudoAgroecologiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.O presente estudo se propõe a uma reflexão acerca das relações pedagógicos envolvidas na consecução de um projeto agroecológico, mais especificamente do processo de transição à produção agroecológica encabeçado pela AGRECO - Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral, cuja atuação se dá a partir do pequeno município de Santa Rosa Lima, situado na região sudeste do Estado de Santa Catarina, junto às encostas da Serra Geral e o Vale do Braço do Norte. Assim como outras regiões do Brasil e do mundo, o local pesquisado passou/passa por, pelo menos, três transições agroecológicas, as quais foram/são acompanhadas, quando não antecipadas, por determinados processos de ensino-aprendizagem e de relações com os conhecimentos, os quais denomino Pedagogias Agrícolas. Enfoco, então, principalmente, a Pedagogia da Agricultura Tradicional, a Pedagogia da Agricultura Convencional e a Pedagogia da Agricultura Agroecológica, as quais deram/dão suporte a cada um desses modelos agrícolas. A atenção principal, entretanto, é dada ao processo de constituição da Pedagogia da Agricultura Agroecológica que considero ser uma síntese daquelas que a precedem e/ou a acompanham, incorporando seletivamente e ressignificando elementos constitutivos das demais. Busco, para tanto, evidenciar características que a diferenciam e/ou a aproximam das pedagogias das agriculturas tradicional e convencional. Da mesma forma, caracterizo algumas relações pedagógicas mais objetivamente manifestas no longo, complexo e plural percurso histórico da agricultura, além de assinalar aspectos relativos às discussões afetas ao campesinato e à agricultura familiar, extratos privilegiados para alavancar iniciativas de produção agrícola alternativas ao agronegócio convencional, tal como a produção agroecológica.<br>Abstract : The present work is proposed as a reflection of the pedagogical relationships involved in the development of an agroecological project, more specifically in the process of transition to the agroecological production spearheaded by AGREGO - Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral, whose activity takes place from Santa Rosa de Lima municipality, located on the southeastern region of Santa Catarina state, along the slopes of Serra Geral Range and Braço do Norte Valley. As it has happened/happens in other regions of Brazil and of the world, the location researched has gone through/goes through, at least, three agroecological transitions, which have been/are accompanied, if not forecast, by certain processes of teaching-learning and of relationships within knowledge, which I call Agricultural Pedagogies. Hence, I am mainly focused on the Pedagogy of Traditional Agriculture, the Pedagogy of Conventional Agriculture and the Pedagogy of Agroecological Agriculture, the three of them having supported/supporting each of these agricultural models. However, main attention is paid to the process of constitution of the Pedagogy of Agroecological Agriculture, which is the one I consider the synthesis of those which are prior to it and/or are accompanied by it, having this model selectively incorporated and reframed components of the other ones. To do so, I attempt to point out features which differentiate and/or approach the agroecological-agriculture pedagogy to the traditional- and conventional-agriculture pedagogies. By the same way, I characterize some pedagogical relationships more objectively expressed throughout the long, complex and plural historical course of agriculture, as well as highlight aspects related to the discussion concerned to the peasantry and to the familiar agriculture, excerpts which are privileged regarding the leveraging of agricultural-production initiatives, alternatives to the conventional agribusiness, such as the agroecological production.Durand, Olga Celestina da SilvaSchmidt, WilsonUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Josenei2013-07-16T21:06:22Z2013-07-16T21:06:22Z20132013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis209 p.| tabs.application/pdf317611http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103520porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T21:06:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103520Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T21:06:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas |
title |
Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas |
spellingShingle |
Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas Martins, Josenei Educação Pedagogia Areas - Estudo Agroecologia |
title_short |
Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas |
title_full |
Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas |
title_fullStr |
Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas |
title_full_unstemmed |
Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas |
title_sort |
Pedagogias agrícolas: continuidades e rupturas: uma abordagem educacional sobre transições agroecológicas |
author |
Martins, Josenei |
author_facet |
Martins, Josenei |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Durand, Olga Celestina da Silva Schmidt, Wilson Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Josenei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pedagogia Areas - Estudo Agroecologia |
topic |
Educação Pedagogia Areas - Estudo Agroecologia |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-16T21:06:22Z 2013-07-16T21:06:22Z 2013 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
317611 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103520 |
identifier_str_mv |
317611 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
209 p.| tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652057792479232 |