Avaliação da eficácia de um programa para ensinar pais a analisar e sintetizar comportamentos na interação com seus filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Fernanda Cascaes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94390
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010.
id UFSC_1d24d0ec031b38c3950e2572e8c073b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94390
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação da eficácia de um programa para ensinar pais a analisar e sintetizar comportamentos na interação com seus filhosPsicologiaPais e filhosCriançasInteração social em criançasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010.O exame das características dos programas de orientação e treinamento para pais desenvolvidos no Brasil, principalmente aqueles desenvolvidos nos últimos anos do século XX, tem possibilitado identificar características que muito provavelmente interferiram no grau de sucesso desses programas. Deficiências na formulação de objetivos, ausência de controle experimental, ausência de explicitação de comportamentos pré-requisitos de maneira sistemática, ausência de comportamentos organizados em um sistema; altos índices de faltas e abandonos e ausência de avaliação de seus resultados em curto, médio e longo prazo são características indicativas da relevância social e científica de produzir conhecimento sobre a eficácia de um programa para ensinar pais a analisar e sintetizar comportamentos na interação com seus filhos, observando pelo menos essas características indicadas. Os comportamentos analisar e sintetizar comportamentos na interação com os filhos, objetivos terminais do programa denominado Pais Aprendizes, foram decompostos em 274 comportamentos. Dentre os 274 comportamentos identificados foram selecionados comportamentos que compõem as classes de comportamentos caracterizar necessidades de intervenção em relação a comportamentos apresentados na interação com os filhos e projetar intervenções relacionadas com as necessidades caracterizadas em relação a comportamentos apresentados na interação com os filhos para serem objetivos do programa. Os comportamentos objetivos foram organizados em um sistema comportamental de acordo com critério de abrangência e complexidade, caracterizados, seqüenciados de acordo com seus níveis de complexidade e divididos em oito unidades de ensino. Atividades de ensino foram elaboradas para garantir que ao apresentar os comportamentos objetivos do programa os aprendizes recebam conseqüências informativas imediatas sobre a adequação de seu desempenho e estejam sob controle de estímulos produzidos por suas próprias respostas. Foram participantes quatro mães, cujo filho primogênito tinha entre quatro e cinco anos de idade e que atendiam aos critérios de seleção do programa. As participantes eram casadas; tinham formação de nível superior; desenvolviam atividades profissionais remuneradas e residiam em uma cidade de médio porte, localizada no norte do estado do Rio Grande do Sul. Após a avaliação do repertório inicial das participantes por meio de uma entrevista semi-estruturada, foram realizadas de oito a dez sessões individuais, com duração de 1h e 30 min cada, em um consultório de Psicologia para a aplicação do programa. A eficiência do programa foi avaliada por meio da observação e registro dos comportamentos apresentados pelas participantes nas oito etapas e por meio de um questionário e uma entrevista semi-estruturada realizada sete dias após o término das intervenções. A eficácia foi avaliada por meio da entrevistas semiestruturadas realizadas 30 e 60 dias após o término das intervenções. As condições programadas para o ensino dos comportamentos caracterizar necessidades de intervenção em relação a comportamentos apresentados na interação com os filhos e projetar intervenções relacionadas com as necessidades caracterizadas em relação a comportamentos apresentados na interação com os filhos garantiram que as participantes aprendessem não apenas esses comportamentos, mas também comportamentos de maior abrangência como executar intervenções projetadas em relação a comportamentos apresentados na interação com os filhos; avaliar intervenções realizadas em relação a comportamentos apresentados na interação com os filhos de intervir sobre comportamentos apresentados na interação com os filhos. Os comportamentos apresentados pelas articipantes durante as intervenções, bem como 30 e 60 dias após o seu término são demonstrativos da eficiência e eficácia do programa.Kubo, Olga MitsueUniversidade Federal de Santa CatarinaTeixeira, Fernanda Cascaes2012-10-25T09:22:54Z2012-10-25T09:22:54Z2012-10-25T09:22:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2 v.| il.application/pdf276410http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94390porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T18:21:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94390Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T18:21:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da eficácia de um programa para ensinar pais a analisar e sintetizar comportamentos na interação com seus filhos
title Avaliação da eficácia de um programa para ensinar pais a analisar e sintetizar comportamentos na interação com seus filhos
spellingShingle Avaliação da eficácia de um programa para ensinar pais a analisar e sintetizar comportamentos na interação com seus filhos
Teixeira, Fernanda Cascaes
Psicologia
Pais e filhos
Crianças
Interação social em crianças
title_short Avaliação da eficácia de um programa para ensinar pais a analisar e sintetizar comportamentos na interação com seus filhos
title_full Avaliação da eficácia de um programa para ensinar pais a analisar e sintetizar comportamentos na interação com seus filhos
title_fullStr Avaliação da eficácia de um programa para ensinar pais a analisar e sintetizar comportamentos na interação com seus filhos
title_full_unstemmed Avaliação da eficácia de um programa para ensinar pais a analisar e sintetizar comportamentos na interação com seus filhos
title_sort Avaliação da eficácia de um programa para ensinar pais a analisar e sintetizar comportamentos na interação com seus filhos
author Teixeira, Fernanda Cascaes
author_facet Teixeira, Fernanda Cascaes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kubo, Olga Mitsue
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Fernanda Cascaes
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Pais e filhos
Crianças
Interação social em crianças
topic Psicologia
Pais e filhos
Crianças
Interação social em crianças
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T09:22:54Z
2012-10-25T09:22:54Z
2012-10-25T09:22:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 276410
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94390
identifier_str_mv 276410
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2 v.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652339473547264