COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6130 |
Resumo: | Estudos recentes sugerem uma relação significativa entre desempenho escolar e fatores como auto-conceito e auto-estima, cuja construção parece ser fortemente influenciada pelos relacionamentos que se estabelecem no ambiente familiar. Considerando que a comunicação é um elemento central da relação entre pais e filhos, a presente pesquisa verificará a comunicação e a interação entre pais e filhos e sua possível influência no desempenho escolar das crianças, o que será feito comparando os padrões de comunicação e interação pais-filhos entre dois grupos de alunos de uma escola de Maringá – Pr. Com base nas informações do professor sobre a participação das crianças nas atividades em sala de aula e nas notas constantes nos registros da escola, serão selecionadas seis crianças da primeira série, sendo três com dificuldades no desempenho escolar e três com bom desempenho. Os dados serão coletados com as crianças e também com seus pais. As crianças responderão a um questionário sobre comunicação e interação entre pais e filhos, e os pais responderão a dois questionários envolvendo questões sobre a comunicação com os filhos e sua participação na vida acadêmica, cultural e de lazer desse filho. Depois de coletados, os dados serão organizados e analisados buscando relações entre o desempenho/rendimento escolar de cada aluno e a quantidade e qualidade de comunicação e interação relatada. A expectativa é de que os bons desempenhos escolares estejam relacionados a uma boa comunicação e interação entre pais e filhos, e que os baixos desempenhos escolares estejam relacionados a padrões inadequados de comunicação e interação entre pais e filhos. Espera-se ainda que os resultados obtidos possam ampliar o conhecimento sobre essa relação e contribuir para o desenvolvimento de futuras propostas de intervenção na área familiar e escolar. |
id |
UNICESU -1_bf5ede3ade63b81527a1ca1cba24c102 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6130 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇASComunicação entre pais e filhosDesempenho escolarInteração pais-filhos.Estudos recentes sugerem uma relação significativa entre desempenho escolar e fatores como auto-conceito e auto-estima, cuja construção parece ser fortemente influenciada pelos relacionamentos que se estabelecem no ambiente familiar. Considerando que a comunicação é um elemento central da relação entre pais e filhos, a presente pesquisa verificará a comunicação e a interação entre pais e filhos e sua possível influência no desempenho escolar das crianças, o que será feito comparando os padrões de comunicação e interação pais-filhos entre dois grupos de alunos de uma escola de Maringá – Pr. Com base nas informações do professor sobre a participação das crianças nas atividades em sala de aula e nas notas constantes nos registros da escola, serão selecionadas seis crianças da primeira série, sendo três com dificuldades no desempenho escolar e três com bom desempenho. Os dados serão coletados com as crianças e também com seus pais. As crianças responderão a um questionário sobre comunicação e interação entre pais e filhos, e os pais responderão a dois questionários envolvendo questões sobre a comunicação com os filhos e sua participação na vida acadêmica, cultural e de lazer desse filho. Depois de coletados, os dados serão organizados e analisados buscando relações entre o desempenho/rendimento escolar de cada aluno e a quantidade e qualidade de comunicação e interação relatada. A expectativa é de que os bons desempenhos escolares estejam relacionados a uma boa comunicação e interação entre pais e filhos, e que os baixos desempenhos escolares estejam relacionados a padrões inadequados de comunicação e interação entre pais e filhos. Espera-se ainda que os resultados obtidos possam ampliar o conhecimento sobre essa relação e contribuir para o desenvolvimento de futuras propostas de intervenção na área familiar e escolar.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-01T17:35:28Z2020-10-01T17:35:28Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6130porROCHA, Paula Caroline Buges daMARANGONI, Angela Maria Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-02T06:01:26ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS |
title |
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS |
spellingShingle |
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS ROCHA, Paula Caroline Buges da Comunicação entre pais e filhos Desempenho escolar Interação pais-filhos . |
title_short |
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS |
title_full |
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS |
title_fullStr |
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS |
title_full_unstemmed |
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS |
title_sort |
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS |
author |
ROCHA, Paula Caroline Buges da |
author_facet |
ROCHA, Paula Caroline Buges da MARANGONI, Angela Maria Catarina |
author_role |
author |
author2 |
MARANGONI, Angela Maria Catarina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROCHA, Paula Caroline Buges da MARANGONI, Angela Maria Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação entre pais e filhos Desempenho escolar Interação pais-filhos . |
topic |
Comunicação entre pais e filhos Desempenho escolar Interação pais-filhos . |
description |
Estudos recentes sugerem uma relação significativa entre desempenho escolar e fatores como auto-conceito e auto-estima, cuja construção parece ser fortemente influenciada pelos relacionamentos que se estabelecem no ambiente familiar. Considerando que a comunicação é um elemento central da relação entre pais e filhos, a presente pesquisa verificará a comunicação e a interação entre pais e filhos e sua possível influência no desempenho escolar das crianças, o que será feito comparando os padrões de comunicação e interação pais-filhos entre dois grupos de alunos de uma escola de Maringá – Pr. Com base nas informações do professor sobre a participação das crianças nas atividades em sala de aula e nas notas constantes nos registros da escola, serão selecionadas seis crianças da primeira série, sendo três com dificuldades no desempenho escolar e três com bom desempenho. Os dados serão coletados com as crianças e também com seus pais. As crianças responderão a um questionário sobre comunicação e interação entre pais e filhos, e os pais responderão a dois questionários envolvendo questões sobre a comunicação com os filhos e sua participação na vida acadêmica, cultural e de lazer desse filho. Depois de coletados, os dados serão organizados e analisados buscando relações entre o desempenho/rendimento escolar de cada aluno e a quantidade e qualidade de comunicação e interação relatada. A expectativa é de que os bons desempenhos escolares estejam relacionados a uma boa comunicação e interação entre pais e filhos, e que os baixos desempenhos escolares estejam relacionados a padrões inadequados de comunicação e interação entre pais e filhos. Espera-se ainda que os resultados obtidos possam ampliar o conhecimento sobre essa relação e contribuir para o desenvolvimento de futuras propostas de intervenção na área familiar e escolar. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-10-01T17:35:28Z 2020-10-01T17:35:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091057 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6130 |
identifier_str_mv |
9788561091057 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771956687536129 |