COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Paula Caroline Buges da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: MARANGONI, Angela Maria Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6130
Resumo: Estudos recentes sugerem uma relação significativa entre desempenho escolar e fatores como auto-conceito e auto-estima, cuja construção parece ser fortemente influenciada pelos relacionamentos que se estabelecem no ambiente familiar. Considerando que a comunicação é um elemento central da relação entre pais e filhos, a presente pesquisa verificará a comunicação e a interação entre pais e filhos e sua possível influência no desempenho escolar das crianças, o que será feito comparando os padrões de comunicação e interação pais-filhos entre dois grupos de alunos de uma escola de Maringá – Pr. Com base nas informações do professor sobre a participação das crianças nas atividades em sala de aula e nas notas constantes nos registros da escola, serão selecionadas seis crianças da primeira série, sendo três com dificuldades no desempenho escolar e três com bom desempenho. Os dados serão coletados com as crianças e também com seus pais. As crianças responderão a um questionário sobre comunicação e interação entre pais e filhos, e os pais responderão a dois questionários envolvendo questões sobre a comunicação com os filhos e sua participação na vida acadêmica, cultural e de lazer desse filho. Depois de coletados, os dados serão organizados e analisados buscando relações entre o desempenho/rendimento escolar de cada aluno e a quantidade e qualidade de comunicação e interação relatada. A expectativa é de que os bons desempenhos escolares estejam relacionados a uma boa comunicação e interação entre pais e filhos, e que os baixos desempenhos escolares estejam relacionados a padrões inadequados de comunicação e interação entre pais e filhos. Espera-se ainda que os resultados obtidos possam ampliar o conhecimento sobre essa relação e contribuir para o desenvolvimento de futuras propostas de intervenção na área familiar e escolar.
id UNICESU -1_bf5ede3ade63b81527a1ca1cba24c102
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6130
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇASComunicação entre pais e filhosDesempenho escolarInteração pais-filhos.Estudos recentes sugerem uma relação significativa entre desempenho escolar e fatores como auto-conceito e auto-estima, cuja construção parece ser fortemente influenciada pelos relacionamentos que se estabelecem no ambiente familiar. Considerando que a comunicação é um elemento central da relação entre pais e filhos, a presente pesquisa verificará a comunicação e a interação entre pais e filhos e sua possível influência no desempenho escolar das crianças, o que será feito comparando os padrões de comunicação e interação pais-filhos entre dois grupos de alunos de uma escola de Maringá – Pr. Com base nas informações do professor sobre a participação das crianças nas atividades em sala de aula e nas notas constantes nos registros da escola, serão selecionadas seis crianças da primeira série, sendo três com dificuldades no desempenho escolar e três com bom desempenho. Os dados serão coletados com as crianças e também com seus pais. As crianças responderão a um questionário sobre comunicação e interação entre pais e filhos, e os pais responderão a dois questionários envolvendo questões sobre a comunicação com os filhos e sua participação na vida acadêmica, cultural e de lazer desse filho. Depois de coletados, os dados serão organizados e analisados buscando relações entre o desempenho/rendimento escolar de cada aluno e a quantidade e qualidade de comunicação e interação relatada. A expectativa é de que os bons desempenhos escolares estejam relacionados a uma boa comunicação e interação entre pais e filhos, e que os baixos desempenhos escolares estejam relacionados a padrões inadequados de comunicação e interação entre pais e filhos. Espera-se ainda que os resultados obtidos possam ampliar o conhecimento sobre essa relação e contribuir para o desenvolvimento de futuras propostas de intervenção na área familiar e escolar.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-01T17:35:28Z2020-10-01T17:35:28Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6130porROCHA, Paula Caroline Buges daMARANGONI, Angela Maria Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-02T06:01:26ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS
title COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS
spellingShingle COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS
ROCHA, Paula Caroline Buges da
Comunicação entre pais e filhos
Desempenho escolar
Interação pais-filhos
.
title_short COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS
title_full COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS
title_fullStr COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS
title_sort COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS: INFLUÊNCIAS NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS
author ROCHA, Paula Caroline Buges da
author_facet ROCHA, Paula Caroline Buges da
MARANGONI, Angela Maria Catarina
author_role author
author2 MARANGONI, Angela Maria Catarina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, Paula Caroline Buges da
MARANGONI, Angela Maria Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação entre pais e filhos
Desempenho escolar
Interação pais-filhos
.
topic Comunicação entre pais e filhos
Desempenho escolar
Interação pais-filhos
.
description Estudos recentes sugerem uma relação significativa entre desempenho escolar e fatores como auto-conceito e auto-estima, cuja construção parece ser fortemente influenciada pelos relacionamentos que se estabelecem no ambiente familiar. Considerando que a comunicação é um elemento central da relação entre pais e filhos, a presente pesquisa verificará a comunicação e a interação entre pais e filhos e sua possível influência no desempenho escolar das crianças, o que será feito comparando os padrões de comunicação e interação pais-filhos entre dois grupos de alunos de uma escola de Maringá – Pr. Com base nas informações do professor sobre a participação das crianças nas atividades em sala de aula e nas notas constantes nos registros da escola, serão selecionadas seis crianças da primeira série, sendo três com dificuldades no desempenho escolar e três com bom desempenho. Os dados serão coletados com as crianças e também com seus pais. As crianças responderão a um questionário sobre comunicação e interação entre pais e filhos, e os pais responderão a dois questionários envolvendo questões sobre a comunicação com os filhos e sua participação na vida acadêmica, cultural e de lazer desse filho. Depois de coletados, os dados serão organizados e analisados buscando relações entre o desempenho/rendimento escolar de cada aluno e a quantidade e qualidade de comunicação e interação relatada. A expectativa é de que os bons desempenhos escolares estejam relacionados a uma boa comunicação e interação entre pais e filhos, e que os baixos desempenhos escolares estejam relacionados a padrões inadequados de comunicação e interação entre pais e filhos. Espera-se ainda que os resultados obtidos possam ampliar o conhecimento sobre essa relação e contribuir para o desenvolvimento de futuras propostas de intervenção na área familiar e escolar.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-01T17:35:28Z
2020-10-01T17:35:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6130
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771956687536129