Construindo uma proposta de referencial teórico metodológico para o ensino do cuidado/processo de enfermagem em um curso de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188752
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2017.
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spelling Construindo uma proposta de referencial teórico metodológico para o ensino do cuidado/processo de enfermagem em um curso de graduação em enfermagemEnfermagemCuidados de enfermagemSaúde públicaPrática de ensinoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2017.O Processo de Enfermagem (PE) consiste na metodologia científica da enfermagem, logo, o estudante deve aproximar-se da prática, conhecendo referenciais teóricos que o subsidiam. Com as novas concepções da Saúde Coletiva, cabe à Enfermagem refletir sobre referenciais congruentes. Este estudo busca construir, com enfermeiros professores de um Curso de Enfermagem, uma proposta de referencial teórico metodológico para o ensino do PE, embasado na Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC). Pesquisa Convergente Assistencial, com 17 participantes da Universidade Federal da Fronteira Sul. Ocorreram cinco encontros: grupos de convergência (maio/junho 2016), após aprovação CEP: 1.347.983 (CAAE 50701815.2.0000.5564). Resultaram três manuscritos. O primeiro descreveu as motivações que mobilizam os professores para a construção de uma proposta de referencial para ensinar o PE, a partir do qual surgiram debates sobre práticas profissionais dos enfermeiros, segundo a percepção dos professores; insatisfação com o modelo de saúde e de ensino vigentes. O segundo manuscrito descreveu a compreensão da proposta de referencial para o ensino do PE, assim, concepções filosóficas inerentes à historicidade à dialética foram discutidas. Operacionalmente, categorias conceituais, dimensionais e etapas do método apareceram, especialmente o entendimento do processo de captura do fenômeno de saúde, identificado na prestação do cuidado. Ainda, a interface entre conceitos do Sistema Único de Saúde (SUS) como redes de atenção e necessidades de saúde foi elaborada. O terceiro manuscrito abordou a construção da proposta do referencial. Destacou-se, também, a iniciativa do uso dos princípios e diretrizes que definem o SUS como norteador do cuidado, uma vez que essas diretrizes apoiam-se nas mesmas bases da teoria escolhida. Destaca-se que a excelente vinculação entre o ensino e a prática profissional foi tomada como meta pelos participantes e, finalizando, a definição de uma agenda de trabalho, legitimando a continuidade do processo de construção do referencial teórico do curso. Conclui-se, quanto às práticas atuais em saúde, a inconformidade dos participantes com o que vigora, contudo, é perceptível que esses possuem dificuldades em compreender as raízes filosóficas imbricadas, provavelmente, em razão da carência de exercícios intelectuais de ordem filosófica, os quais, costumeiramente, não coexistem aos processos de formação acadêmica. Os enfermeiros professores não consideram eficaz vivenciar práticas em saúde regidas por um paradigma que não responde às necessidades de saúde e confiam que o referencial da TIPESC, como modelo para o PE, pode ser ajustado aos seus anseios. No aprofundamento teórico, os participantes dialogaram a fim de compreender os conceitos de historicidade e dialética, visando apreender o que vem a ser cuidado histórico/cuidado dialético. Ademais, convictos na aderência epistemológica da TIPESC/SUS, perceberam na Política de Humanização um espaço plausível para debates acerca das concepções e conceitos para o cuidado dialético e histórico. Assim, o modelo de educação sociovalorativa, o qual tem como propósito a resolutividade para novas tendências do ensino em saúde, estimula o protagonismo, empowerment e a formação crítica/reflexiva. As discussões permitiram pensar sobre as práticas, conhecer um referencial contemporâneo, alinhado ao SUS, e que remete ao ensejo de práticas integrais, isto é, que valorizam as contradições intrínsecas ao estado de saúde dos indivíduos em seu contexto histórico na direção das boas práticas e qualidade de vida.Abstract : The Nursing Process (PE) consists in the nursing scientific methodology, soon, the student must approach itself to the practice, meeting theoretical references witch subdize it. With the new conceptions of the Collectiva health, it's up to Nursing to reflect about the congruent references. This study seeks to built, with Nursing Course nurse professos, a referential proposal theoric-methodogic to the PE teach, based on the Praxis Intervention Theory in Collective Health (TIPESC), Convergent Care Search, with 17 participants of South Border Federal University. It hapened 5 meetings: convergent groups (May-July 2016), after the approval CEP: 1.347.983 (CAAE 5070181515.2.0000.5564). It resulted three manuscripts. The first described the motivations witch has mobilized the professors to the built of the referential proposal to teach the PE, from witch it arised debates about nurses professional practices, accoding to the professors perception; the dissatisfaction with the health and teaching models in force. The second manuscript described the understanding of the initial proposal of the referential to the PE teaching, so, philosophical concepts inherents to historicity and to dialethic are discussed. Operationally, conceptual and dimensional categories and method steps had appeared, specially the catch of the phenomenon in health process understanding, identified on the provison of care. Still, the interface among Unic System of Health (SUS) concepts as attention and necessities of health networks was elaborated. The third manuscript had approached the building of the referential proposal. It is noteworthy the initiative of the use of the principles and guidelines whitch desine SUS as a care guiding, since these guidelines support on the same basis of the choosed theory. It was noteworthyed, too, the excellent link between the teach and the professional practice taked as a goal for the participants and, finishing, the definition of an work schedule, legitimizing the continuity of the rcourse theoric referential building process. It concludes, about the courrent practices in health, the nonconformity with the participants with what is in force, however, it's noticeable that the ones have dificulties in understand the philosophical roots imbricated, probably in reason of the lack of the intellectual exercises of the philosophical order, witch, customarely, does not coexist with the academic formation. The nures teacher don`t considers effective to experience practices in health governed for paradigms witch don't match to the health necessities and trust that the TIPESC eferential, as a model for the PE, canbe adjusted to the their wishes. In the theoretical deepending, the participantshad dialogued in order to grasp the historical and dialectical concepts, aiming to seize what comes to bethe historical care/ dialectical care. In addition, convinced on the TIPESC/SUS epistemological adherence on the humanitization policy a pleasant space to debates about the conception and concepts to the historical/dialectical care. So, the patherevaluative educational model stimulates the protagonism witch emphasizes the resolutiveness for new teaching trends in health, stimulates the protagonism, the empowerment and the critical/reflexive formation. The discussions allow to think about the practices, to know a courrent referential, alined to SUS, and witch refers to the opportunity of integral practices, namely, witch value the intrinsic contradictions to the health condition of people on their historic context on direction to goodpractices and life quality.Martini, Jussara GueUniversidade Federal de Santa CatarinaBitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas2018-08-01T04:02:56Z2018-08-01T04:02:56Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis228 p.| il.application/pdf352324https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188752porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-01T04:02:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188752Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-01T04:02:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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