PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO APLICADO AO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UFSC, FLORIANÓPOLIS, SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VENTURA, ANDRÉA BÚRIGO
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: PEREIRA, ANTONIO AUGUSTO ALVES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96961
Resumo: No Planejamento Estratégico de uma Instituição de Ensino Superior, objetiva-se analisar o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes, visando a melhoria da gestão para garantir a qualidade dos serviços de ensino, pesquisa e extensão prestados à sociedade. Assim, a tomada de decisões será feita de modo mais rápido, coerente e eficaz, indicando as direções nas quais a organização deve procurar o crescimento e a mudança, as ferramentas competitivas que ela deverá empregar, os meios pelos quais deverá configurar seus recursos, as forças que deverá procurar explorar e, inversamente, as fraquezas que procurará evitar. Porém, constata-se que nestas instituições o planejamento estratégico encontra mais dificuldades na implementação das ações e menor cobrança de metas e resultados. O objetivo deste trabalho foi a realização da análise do desenvolvimento do Planejamento Estratégico que está sendo efetuado no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina, juntamente com a avaliação dos resultados parciais alcançados nas diferentes etapas que fazem parte do processo. O método utilizado nesta análise foi o estudo de caso, fazendo uso de dois tipos de dados: documentos gerados durante o processo e entrevistas dirigidas com os responsáveis pelas quatro questões estratégicas principais que geraram as ações/projetos. Os resultados mostraram um foco na questão estratégica Infraestrutura, que já contava com recursos advindos do Programa REUNI. Nas outras questões estratégicas, denominadas Recursos Humanos, Pesquisa e Extensão e Ensino, o envolvimento da comunidade e dos responsáveis foi insuficiente para o alcance das metas desejadas. As ações que visavam alterar comportamentos ou o clima organizacional estão encontrando mais dificuldades para serem implantadas do que ações ligadas às alterações no ambiente físico ou de ordem financeira. Os resultados deste trabalho serão apresentados e discutidos com a comunidade do CCA para reforçar a importância do envolvimento de todos na implantação do planejamento estratégico.
id UFSC_1da61ffc2f31642a08c5f4f07db3ee8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96961
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO APLICADO AO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UFSC, FLORIANÓPOLIS, SCNo Planejamento Estratégico de uma Instituição de Ensino Superior, objetiva-se analisar o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes, visando a melhoria da gestão para garantir a qualidade dos serviços de ensino, pesquisa e extensão prestados à sociedade. Assim, a tomada de decisões será feita de modo mais rápido, coerente e eficaz, indicando as direções nas quais a organização deve procurar o crescimento e a mudança, as ferramentas competitivas que ela deverá empregar, os meios pelos quais deverá configurar seus recursos, as forças que deverá procurar explorar e, inversamente, as fraquezas que procurará evitar. Porém, constata-se que nestas instituições o planejamento estratégico encontra mais dificuldades na implementação das ações e menor cobrança de metas e resultados. O objetivo deste trabalho foi a realização da análise do desenvolvimento do Planejamento Estratégico que está sendo efetuado no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina, juntamente com a avaliação dos resultados parciais alcançados nas diferentes etapas que fazem parte do processo. O método utilizado nesta análise foi o estudo de caso, fazendo uso de dois tipos de dados: documentos gerados durante o processo e entrevistas dirigidas com os responsáveis pelas quatro questões estratégicas principais que geraram as ações/projetos. Os resultados mostraram um foco na questão estratégica Infraestrutura, que já contava com recursos advindos do Programa REUNI. Nas outras questões estratégicas, denominadas Recursos Humanos, Pesquisa e Extensão e Ensino, o envolvimento da comunidade e dos responsáveis foi insuficiente para o alcance das metas desejadas. As ações que visavam alterar comportamentos ou o clima organizacional estão encontrando mais dificuldades para serem implantadas do que ações ligadas às alterações no ambiente físico ou de ordem financeira. Os resultados deste trabalho serão apresentados e discutidos com a comunidade do CCA para reforçar a importância do envolvimento de todos na implantação do planejamento estratégico.INPEAU2012-11-05T17:58:06Z2012-11-05T17:58:06Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96961VENTURA, ANDRÉA BÚRIGOPEREIRA, ANTONIO AUGUSTO ALVESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:20:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96961Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:20:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO APLICADO AO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UFSC, FLORIANÓPOLIS, SC
title PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO APLICADO AO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UFSC, FLORIANÓPOLIS, SC
spellingShingle PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO APLICADO AO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UFSC, FLORIANÓPOLIS, SC
VENTURA, ANDRÉA BÚRIGO
title_short PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO APLICADO AO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UFSC, FLORIANÓPOLIS, SC
title_full PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO APLICADO AO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UFSC, FLORIANÓPOLIS, SC
title_fullStr PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO APLICADO AO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UFSC, FLORIANÓPOLIS, SC
title_full_unstemmed PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO APLICADO AO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UFSC, FLORIANÓPOLIS, SC
title_sort PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: ESTUDO DE CASO APLICADO AO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UFSC, FLORIANÓPOLIS, SC
author VENTURA, ANDRÉA BÚRIGO
author_facet VENTURA, ANDRÉA BÚRIGO
PEREIRA, ANTONIO AUGUSTO ALVES
author_role author
author2 PEREIRA, ANTONIO AUGUSTO ALVES
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VENTURA, ANDRÉA BÚRIGO
PEREIRA, ANTONIO AUGUSTO ALVES
description No Planejamento Estratégico de uma Instituição de Ensino Superior, objetiva-se analisar o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes, visando a melhoria da gestão para garantir a qualidade dos serviços de ensino, pesquisa e extensão prestados à sociedade. Assim, a tomada de decisões será feita de modo mais rápido, coerente e eficaz, indicando as direções nas quais a organização deve procurar o crescimento e a mudança, as ferramentas competitivas que ela deverá empregar, os meios pelos quais deverá configurar seus recursos, as forças que deverá procurar explorar e, inversamente, as fraquezas que procurará evitar. Porém, constata-se que nestas instituições o planejamento estratégico encontra mais dificuldades na implementação das ações e menor cobrança de metas e resultados. O objetivo deste trabalho foi a realização da análise do desenvolvimento do Planejamento Estratégico que está sendo efetuado no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina, juntamente com a avaliação dos resultados parciais alcançados nas diferentes etapas que fazem parte do processo. O método utilizado nesta análise foi o estudo de caso, fazendo uso de dois tipos de dados: documentos gerados durante o processo e entrevistas dirigidas com os responsáveis pelas quatro questões estratégicas principais que geraram as ações/projetos. Os resultados mostraram um foco na questão estratégica Infraestrutura, que já contava com recursos advindos do Programa REUNI. Nas outras questões estratégicas, denominadas Recursos Humanos, Pesquisa e Extensão e Ensino, o envolvimento da comunidade e dos responsáveis foi insuficiente para o alcance das metas desejadas. As ações que visavam alterar comportamentos ou o clima organizacional estão encontrando mais dificuldades para serem implantadas do que ações ligadas às alterações no ambiente físico ou de ordem financeira. Os resultados deste trabalho serão apresentados e discutidos com a comunidade do CCA para reforçar a importância do envolvimento de todos na implantação do planejamento estratégico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-05T17:58:06Z
2012-11-05T17:58:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96961
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652109838548992