Ambientes virtuais de aprendizagem em química
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79927 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Ambientes virtuais de aprendizagem em químicaEngenharia de produçãoQuimicaEstudo e ensinoAprendizagemAmbiente virtualDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho idealiza e acompanha o desenvolvimento de um projeto envolvendo a informática em uma situação de aprendizagem a fim de facilitar a compreensão da estrutura da matéria, correlacionando a sua compreensão com o entendimento contextualizado sobre o meio ambiente. A evolução das idéias referentes à estrutura da matéria, as ferramentas computacionais disponíveis para mediarem o processo de ensino- aprendizagem e o estado da arte dos ambientes virtuais de aprendizagem de Química foram abordados a partir de um levantamento bibliográfico. Em seguida, são traçados os fundamentos da metodologia de projetos e feita a descrição do desenvolvimento do projeto: A qualidade do ar e da água no município de Divinópolis-MG . Com esse trabalho é possível gerar situações de ensino-aprendizagem de Química entre outras disciplinas, estabelecer conexões entre as abordagens macro e sub-microscópicas da matéria, fomentar a cooperação docente e discente, trabalhar as diversas habilidades dos alunos e elaborar uma leitura crítica da realidade. Dentre as principais limitações para desenvolver o projeto pode-se destacar a rigidez da estrutura curricular tradicional, a questão da avaliação e as dificuldades próprias de se trabalhar com situações novas e complexas. Para o desenvolvimento de futuros trabalhos sugere-se que haja maior flexibilização do currículo com a participação efetiva de todas as disciplinas e que a Escola possa estar sempre aberta ao desafio de interagir com a comunidade. Uma perspectiva de continuidade desse projeto surge na pesquisa de soluções para os problemas ambientais detectados na fase inicialFlorianópolis, SCPereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaMenezes, Helvécio Costa2012-10-18T08:48:15Z2012-10-18T08:48:15Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 95 f.| il., tabs.application/pdf185931http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79927porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T00:24:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79927Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T00:24:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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