Ambientes virtuais de aprendizagem em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Helvécio Costa
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79927
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_1dbe2f21ee3a8e26a1d4492098805910
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79927
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ambientes virtuais de aprendizagem em químicaEngenharia de produçãoQuimicaEstudo e ensinoAprendizagemAmbiente virtualDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho idealiza e acompanha o desenvolvimento de um projeto envolvendo a informática em uma situação de aprendizagem a fim de facilitar a compreensão da estrutura da matéria, correlacionando a sua compreensão com o entendimento contextualizado sobre o meio ambiente. A evolução das idéias referentes à estrutura da matéria, as ferramentas computacionais disponíveis para mediarem o processo de ensino- aprendizagem e o estado da arte dos ambientes virtuais de aprendizagem de Química foram abordados a partir de um levantamento bibliográfico. Em seguida, são traçados os fundamentos da metodologia de projetos e feita a descrição do desenvolvimento do projeto: A qualidade do ar e da água no município de Divinópolis-MG . Com esse trabalho é possível gerar situações de ensino-aprendizagem de Química entre outras disciplinas, estabelecer conexões entre as abordagens macro e sub-microscópicas da matéria, fomentar a cooperação docente e discente, trabalhar as diversas habilidades dos alunos e elaborar uma leitura crítica da realidade. Dentre as principais limitações para desenvolver o projeto pode-se destacar a rigidez da estrutura curricular tradicional, a questão da avaliação e as dificuldades próprias de se trabalhar com situações novas e complexas. Para o desenvolvimento de futuros trabalhos sugere-se que haja maior flexibilização do currículo com a participação efetiva de todas as disciplinas e que a Escola possa estar sempre aberta ao desafio de interagir com a comunidade. Uma perspectiva de continuidade desse projeto surge na pesquisa de soluções para os problemas ambientais detectados na fase inicialFlorianópolis, SCPereira, Alice Theresinha CybisUniversidade Federal de Santa CatarinaMenezes, Helvécio Costa2012-10-18T08:48:15Z2012-10-18T08:48:15Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 95 f.| il., tabs.application/pdf185931http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79927porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T00:24:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79927Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T00:24:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes virtuais de aprendizagem em química
title Ambientes virtuais de aprendizagem em química
spellingShingle Ambientes virtuais de aprendizagem em química
Menezes, Helvécio Costa
Engenharia de produção
Quimica
Estudo e ensino
Aprendizagem
Ambiente virtual
title_short Ambientes virtuais de aprendizagem em química
title_full Ambientes virtuais de aprendizagem em química
title_fullStr Ambientes virtuais de aprendizagem em química
title_full_unstemmed Ambientes virtuais de aprendizagem em química
title_sort Ambientes virtuais de aprendizagem em química
author Menezes, Helvécio Costa
author_facet Menezes, Helvécio Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Helvécio Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Quimica
Estudo e ensino
Aprendizagem
Ambiente virtual
topic Engenharia de produção
Quimica
Estudo e ensino
Aprendizagem
Ambiente virtual
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T08:48:15Z
2012-10-18T08:48:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 185931
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79927
identifier_str_mv 185931
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ii, 95 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651918212333568