O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181152 |
Resumo: | O Programa de Avaliação Docente representa uma estratégia de excelência em todo o fazer acadêmico da UNIJUÍ. É constituído a partir de três subprogramas, os quais possibilitam diferentes olhares. Para essa produção, fez-se um recorte, trabalhando a partir de questões dos instrumentos utilizados em dois subprogramas: Autoavaliação Docente; e Avaliação das Disciplinas pelos Estudantes. Utilizou-se também os resultados do terceiro subprograma, que é a Avaliação pelos Pares. A trajetória e as concepções institucionais de avaliação, a legislação que estabelece as políticas públicas de avaliação da educação superior e os referenciais teóricos consultados sustentam a base teórica. Os dados foram extraídos do Sistema de Informações de Ensino da UNIJUÍ e dos pareceres dos Núcleos Docentes Estruturantes. Objetivou-se expor uma reflexão acerca da possibilidade de utilização do Programa de Avaliação Docente da UNIJUÍ como ferramenta de gestão que possibilita a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, fez-se uma breve contextualização, analisaram-se e discutiram-se os resultados obtidos em 2015. O estudo evidenciou que o referido Programa contribuiu para o alinhamento entre os processos de avaliação e de planejamento, pelo envolvimento dos professores e coordenadores de curso nas ações realizadas durantes os semestres. |
id |
UFSC_1dfa0457e7750694d42b32b6db53fdb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181152 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMAutovaliação DocentePlano de EnsinoAvaliação pelos EstudantesPlanejamento InstitucionalGestão UniversitáriaO Programa de Avaliação Docente representa uma estratégia de excelência em todo o fazer acadêmico da UNIJUÍ. É constituído a partir de três subprogramas, os quais possibilitam diferentes olhares. Para essa produção, fez-se um recorte, trabalhando a partir de questões dos instrumentos utilizados em dois subprogramas: Autoavaliação Docente; e Avaliação das Disciplinas pelos Estudantes. Utilizou-se também os resultados do terceiro subprograma, que é a Avaliação pelos Pares. A trajetória e as concepções institucionais de avaliação, a legislação que estabelece as políticas públicas de avaliação da educação superior e os referenciais teóricos consultados sustentam a base teórica. Os dados foram extraídos do Sistema de Informações de Ensino da UNIJUÍ e dos pareceres dos Núcleos Docentes Estruturantes. Objetivou-se expor uma reflexão acerca da possibilidade de utilização do Programa de Avaliação Docente da UNIJUÍ como ferramenta de gestão que possibilita a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, fez-se uma breve contextualização, analisaram-se e discutiram-se os resultados obtidos em 2015. O estudo evidenciou que o referido Programa contribuiu para o alinhamento entre os processos de avaliação e de planejamento, pelo envolvimento dos professores e coordenadores de curso nas ações realizadas durantes os semestres.2017-11-17T18:28:21Z2017-11-17T18:28:21Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181152NEHRING, CÁTIA MARIAPOZZOBON, CRISTINA ELIZAROSA, MAGNA STELLA CARGNELUTTI DALLAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:28:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181152Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:28:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title |
O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NEHRING, CÁTIA MARIA Autovaliação Docente Plano de Ensino Avaliação pelos Estudantes Planejamento Institucional Gestão Universitária |
title_short |
O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full |
O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_sort |
O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
author |
NEHRING, CÁTIA MARIA |
author_facet |
NEHRING, CÁTIA MARIA POZZOBON, CRISTINA ELIZA ROSA, MAGNA STELLA CARGNELUTTI DALLA |
author_role |
author |
author2 |
POZZOBON, CRISTINA ELIZA ROSA, MAGNA STELLA CARGNELUTTI DALLA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NEHRING, CÁTIA MARIA POZZOBON, CRISTINA ELIZA ROSA, MAGNA STELLA CARGNELUTTI DALLA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autovaliação Docente Plano de Ensino Avaliação pelos Estudantes Planejamento Institucional Gestão Universitária |
topic |
Autovaliação Docente Plano de Ensino Avaliação pelos Estudantes Planejamento Institucional Gestão Universitária |
description |
O Programa de Avaliação Docente representa uma estratégia de excelência em todo o fazer acadêmico da UNIJUÍ. É constituído a partir de três subprogramas, os quais possibilitam diferentes olhares. Para essa produção, fez-se um recorte, trabalhando a partir de questões dos instrumentos utilizados em dois subprogramas: Autoavaliação Docente; e Avaliação das Disciplinas pelos Estudantes. Utilizou-se também os resultados do terceiro subprograma, que é a Avaliação pelos Pares. A trajetória e as concepções institucionais de avaliação, a legislação que estabelece as políticas públicas de avaliação da educação superior e os referenciais teóricos consultados sustentam a base teórica. Os dados foram extraídos do Sistema de Informações de Ensino da UNIJUÍ e dos pareceres dos Núcleos Docentes Estruturantes. Objetivou-se expor uma reflexão acerca da possibilidade de utilização do Programa de Avaliação Docente da UNIJUÍ como ferramenta de gestão que possibilita a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, fez-se uma breve contextualização, analisaram-se e discutiram-se os resultados obtidos em 2015. O estudo evidenciou que o referido Programa contribuiu para o alinhamento entre os processos de avaliação e de planejamento, pelo envolvimento dos professores e coordenadores de curso nas ações realizadas durantes os semestres. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T18:28:21Z 2017-11-17T18:28:21Z 2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-03-5 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181152 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-03-5 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652411126939648 |