O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEHRING, CÁTIA MARIA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: POZZOBON, CRISTINA ELIZA, ROSA, MAGNA STELLA CARGNELUTTI DALLA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181152
Resumo: O Programa de Avaliação Docente representa uma estratégia de excelência em todo o fazer acadêmico da UNIJUÍ. É constituído a partir de três subprogramas, os quais possibilitam diferentes olhares. Para essa produção, fez-se um recorte, trabalhando a partir de questões dos instrumentos utilizados em dois subprogramas: Autoavaliação Docente; e Avaliação das Disciplinas pelos Estudantes. Utilizou-se também os resultados do terceiro subprograma, que é a Avaliação pelos Pares. A trajetória e as concepções institucionais de avaliação, a legislação que estabelece as políticas públicas de avaliação da educação superior e os referenciais teóricos consultados sustentam a base teórica. Os dados foram extraídos do Sistema de Informações de Ensino da UNIJUÍ e dos pareceres dos Núcleos Docentes Estruturantes. Objetivou-se expor uma reflexão acerca da possibilidade de utilização do Programa de Avaliação Docente da UNIJUÍ como ferramenta de gestão que possibilita a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, fez-se uma breve contextualização, analisaram-se e discutiram-se os resultados obtidos em 2015. O estudo evidenciou que o referido Programa contribuiu para o alinhamento entre os processos de avaliação e de planejamento, pelo envolvimento dos professores e coordenadores de curso nas ações realizadas durantes os semestres.
id UFSC_1dfa0457e7750694d42b32b6db53fdb2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181152
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMAutovaliação DocentePlano de EnsinoAvaliação pelos EstudantesPlanejamento InstitucionalGestão UniversitáriaO Programa de Avaliação Docente representa uma estratégia de excelência em todo o fazer acadêmico da UNIJUÍ. É constituído a partir de três subprogramas, os quais possibilitam diferentes olhares. Para essa produção, fez-se um recorte, trabalhando a partir de questões dos instrumentos utilizados em dois subprogramas: Autoavaliação Docente; e Avaliação das Disciplinas pelos Estudantes. Utilizou-se também os resultados do terceiro subprograma, que é a Avaliação pelos Pares. A trajetória e as concepções institucionais de avaliação, a legislação que estabelece as políticas públicas de avaliação da educação superior e os referenciais teóricos consultados sustentam a base teórica. Os dados foram extraídos do Sistema de Informações de Ensino da UNIJUÍ e dos pareceres dos Núcleos Docentes Estruturantes. Objetivou-se expor uma reflexão acerca da possibilidade de utilização do Programa de Avaliação Docente da UNIJUÍ como ferramenta de gestão que possibilita a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, fez-se uma breve contextualização, analisaram-se e discutiram-se os resultados obtidos em 2015. O estudo evidenciou que o referido Programa contribuiu para o alinhamento entre os processos de avaliação e de planejamento, pelo envolvimento dos professores e coordenadores de curso nas ações realizadas durantes os semestres.2017-11-17T18:28:21Z2017-11-17T18:28:21Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181152NEHRING, CÁTIA MARIAPOZZOBON, CRISTINA ELIZAROSA, MAGNA STELLA CARGNELUTTI DALLAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:28:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181152Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:28:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
NEHRING, CÁTIA MARIA
Autovaliação Docente
Plano de Ensino
Avaliação pelos Estudantes
Planejamento Institucional
Gestão Universitária
title_short O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_fullStr O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
title_sort O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIJUÍ PARA A QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
author NEHRING, CÁTIA MARIA
author_facet NEHRING, CÁTIA MARIA
POZZOBON, CRISTINA ELIZA
ROSA, MAGNA STELLA CARGNELUTTI DALLA
author_role author
author2 POZZOBON, CRISTINA ELIZA
ROSA, MAGNA STELLA CARGNELUTTI DALLA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NEHRING, CÁTIA MARIA
POZZOBON, CRISTINA ELIZA
ROSA, MAGNA STELLA CARGNELUTTI DALLA
dc.subject.por.fl_str_mv Autovaliação Docente
Plano de Ensino
Avaliação pelos Estudantes
Planejamento Institucional
Gestão Universitária
topic Autovaliação Docente
Plano de Ensino
Avaliação pelos Estudantes
Planejamento Institucional
Gestão Universitária
description O Programa de Avaliação Docente representa uma estratégia de excelência em todo o fazer acadêmico da UNIJUÍ. É constituído a partir de três subprogramas, os quais possibilitam diferentes olhares. Para essa produção, fez-se um recorte, trabalhando a partir de questões dos instrumentos utilizados em dois subprogramas: Autoavaliação Docente; e Avaliação das Disciplinas pelos Estudantes. Utilizou-se também os resultados do terceiro subprograma, que é a Avaliação pelos Pares. A trajetória e as concepções institucionais de avaliação, a legislação que estabelece as políticas públicas de avaliação da educação superior e os referenciais teóricos consultados sustentam a base teórica. Os dados foram extraídos do Sistema de Informações de Ensino da UNIJUÍ e dos pareceres dos Núcleos Docentes Estruturantes. Objetivou-se expor uma reflexão acerca da possibilidade de utilização do Programa de Avaliação Docente da UNIJUÍ como ferramenta de gestão que possibilita a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, fez-se uma breve contextualização, analisaram-se e discutiram-se os resultados obtidos em 2015. O estudo evidenciou que o referido Programa contribuiu para o alinhamento entre os processos de avaliação e de planejamento, pelo envolvimento dos professores e coordenadores de curso nas ações realizadas durantes os semestres.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T18:28:21Z
2017-11-17T18:28:21Z
2017-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-03-5
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181152
identifier_str_mv 978-85-68618-03-5
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652411126939648