GESTÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIDADE BAURU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Jose Munhoz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sangaletti, Andreia Peretti, Ferreira, Flavio Mangili, Albino, Raphael Donaire, Marcomini, Leandro Peres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132061
Resumo: O presente estudo tem como objetivo discutir a relação entre as estratégias de gestão adotadas nos cursos de pós-graduação lato sensu ofertados pela Unidade Bauru do Centro Universitário SENAC, no período compreendido entre 2011 e 2014, especificamente as voltadas à qualidade do processo ensino-aprendizagem e seus reflexos nos resultados da avaliação docente sob a ótica da percepção dos discentes, sendo esta uma das oito dimensões estabelecidas pela instituição para a sua avaliação institucional. A metodologia adotada nesta investigação foi de natureza exploratória e qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica, entrevista e análise documental, esta última desenvolvida por meio da análise dos relatórios da avaliação institucional que é aplicada semestralmente e que foram disponibilizados pela instituição. Enquanto resultados, verifica-se no período estudado uma significativa evolução nos índices de satisfação do corpo discente em relação aos professores dos cursos. Conclui-se, portanto, que as estratégias adotadas podem estar impactando positivamente na qualidade dos cursos, se analisadas sob esta ótica, a dos discentes.
id UFSC_5feb7f13bf24c95fdd24b7472ec33f12
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132061
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling GESTÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIDADE BAURU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SENACAvaliação do Desempenho Docente. Avaliação Institucional. Gestão Universitária. Pós-Graduação.O presente estudo tem como objetivo discutir a relação entre as estratégias de gestão adotadas nos cursos de pós-graduação lato sensu ofertados pela Unidade Bauru do Centro Universitário SENAC, no período compreendido entre 2011 e 2014, especificamente as voltadas à qualidade do processo ensino-aprendizagem e seus reflexos nos resultados da avaliação docente sob a ótica da percepção dos discentes, sendo esta uma das oito dimensões estabelecidas pela instituição para a sua avaliação institucional. A metodologia adotada nesta investigação foi de natureza exploratória e qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica, entrevista e análise documental, esta última desenvolvida por meio da análise dos relatórios da avaliação institucional que é aplicada semestralmente e que foram disponibilizados pela instituição. Enquanto resultados, verifica-se no período estudado uma significativa evolução nos índices de satisfação do corpo discente em relação aos professores dos cursos. Conclui-se, portanto, que as estratégias adotadas podem estar impactando positivamente na qualidade dos cursos, se analisadas sob esta ótica, a dos discentes.INPEAU2015-04-14T13:00:10Z2015-04-14T13:00:10Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132061Fernandes, Jose MunhozSangaletti, Andreia PerettiFerreira, Flavio MangiliAlbino, Raphael DonaireMarcomini, Leandro Peresporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-14T13:00:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132061Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-14T13:00:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIDADE BAURU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
title GESTÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIDADE BAURU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
spellingShingle GESTÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIDADE BAURU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
Fernandes, Jose Munhoz
Avaliação do Desempenho Docente. Avaliação Institucional. Gestão Universitária. Pós-Graduação.
title_short GESTÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIDADE BAURU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
title_full GESTÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIDADE BAURU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
title_fullStr GESTÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIDADE BAURU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
title_full_unstemmed GESTÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIDADE BAURU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
title_sort GESTÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESTRATÉGIAS E IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DOCENTE DA UNIDADE BAURU DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
author Fernandes, Jose Munhoz
author_facet Fernandes, Jose Munhoz
Sangaletti, Andreia Peretti
Ferreira, Flavio Mangili
Albino, Raphael Donaire
Marcomini, Leandro Peres
author_role author
author2 Sangaletti, Andreia Peretti
Ferreira, Flavio Mangili
Albino, Raphael Donaire
Marcomini, Leandro Peres
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Jose Munhoz
Sangaletti, Andreia Peretti
Ferreira, Flavio Mangili
Albino, Raphael Donaire
Marcomini, Leandro Peres
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação do Desempenho Docente. Avaliação Institucional. Gestão Universitária. Pós-Graduação.
topic Avaliação do Desempenho Docente. Avaliação Institucional. Gestão Universitária. Pós-Graduação.
description O presente estudo tem como objetivo discutir a relação entre as estratégias de gestão adotadas nos cursos de pós-graduação lato sensu ofertados pela Unidade Bauru do Centro Universitário SENAC, no período compreendido entre 2011 e 2014, especificamente as voltadas à qualidade do processo ensino-aprendizagem e seus reflexos nos resultados da avaliação docente sob a ótica da percepção dos discentes, sendo esta uma das oito dimensões estabelecidas pela instituição para a sua avaliação institucional. A metodologia adotada nesta investigação foi de natureza exploratória e qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica, entrevista e análise documental, esta última desenvolvida por meio da análise dos relatórios da avaliação institucional que é aplicada semestralmente e que foram disponibilizados pela instituição. Enquanto resultados, verifica-se no período estudado uma significativa evolução nos índices de satisfação do corpo discente em relação aos professores dos cursos. Conclui-se, portanto, que as estratégias adotadas podem estar impactando positivamente na qualidade dos cursos, se analisadas sob esta ótica, a dos discentes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-14T13:00:10Z
2015-04-14T13:00:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132061
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652404333215744