A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESPAÇO PARA INOVAÇÃO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firmino, Carlos Antônio Barbosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131802
Resumo: Este trabalho discute a Educação quando esta é tomada sobre o ponto de vista de um empreendimento investigativo – a pesquisa. Por meio de estudos bibliográficos analisamos o movimento das pesquisas em educação no âmbito da academia e apontamos alguns de seus entraves para verificar se o fluxo tem sido capaz de favorecer mudanças nos processos educativos. Por meio do desvelamento desses aspectos obstaculizadores de um empreendimento investigativo na área de Educação apresentamos, então, algumas sugestões que podem permitir que essas pesquisas favoreçam a adoção de uma práxis pedagógica transformadora nos recém criados Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
id UFSC_1e0616327d697f02adc3355619203b76
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131802
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESPAÇO PARA INOVAÇÃO?Pesquisa; Educação; Pesquisa em Educação; Institutos Federais.Este trabalho discute a Educação quando esta é tomada sobre o ponto de vista de um empreendimento investigativo – a pesquisa. Por meio de estudos bibliográficos analisamos o movimento das pesquisas em educação no âmbito da academia e apontamos alguns de seus entraves para verificar se o fluxo tem sido capaz de favorecer mudanças nos processos educativos. Por meio do desvelamento desses aspectos obstaculizadores de um empreendimento investigativo na área de Educação apresentamos, então, algumas sugestões que podem permitir que essas pesquisas favoreçam a adoção de uma práxis pedagógica transformadora nos recém criados Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.INPEAU2015-04-08T12:16:20Z2015-04-08T12:16:20Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131802Firmino, Carlos Antônio Barbosaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-08T12:16:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131802Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-08T12:16:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESPAÇO PARA INOVAÇÃO?
title A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESPAÇO PARA INOVAÇÃO?
spellingShingle A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESPAÇO PARA INOVAÇÃO?
Firmino, Carlos Antônio Barbosa
Pesquisa; Educação; Pesquisa em Educação; Institutos Federais.
title_short A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESPAÇO PARA INOVAÇÃO?
title_full A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESPAÇO PARA INOVAÇÃO?
title_fullStr A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESPAÇO PARA INOVAÇÃO?
title_full_unstemmed A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESPAÇO PARA INOVAÇÃO?
title_sort A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM ESPAÇO PARA INOVAÇÃO?
author Firmino, Carlos Antônio Barbosa
author_facet Firmino, Carlos Antônio Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Firmino, Carlos Antônio Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa; Educação; Pesquisa em Educação; Institutos Federais.
topic Pesquisa; Educação; Pesquisa em Educação; Institutos Federais.
description Este trabalho discute a Educação quando esta é tomada sobre o ponto de vista de um empreendimento investigativo – a pesquisa. Por meio de estudos bibliográficos analisamos o movimento das pesquisas em educação no âmbito da academia e apontamos alguns de seus entraves para verificar se o fluxo tem sido capaz de favorecer mudanças nos processos educativos. Por meio do desvelamento desses aspectos obstaculizadores de um empreendimento investigativo na área de Educação apresentamos, então, algumas sugestões que podem permitir que essas pesquisas favoreçam a adoção de uma práxis pedagógica transformadora nos recém criados Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-08T12:16:20Z
2015-04-08T12:16:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131802
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652052427964416