INSTITUTOS FEDERAIS E COMMUNITY COLLEGES AMERICANOS, O FOMENTO À PESQUISA CIENTÍFICA COMO CAMINHO PARA O SUCESSO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131772 |
Resumo: | Os desafios apresentados pelo século XXI exigem das instituições de ensino uma adaptação a essa nova realidade onde o conhecimento aparece como o alicerce da economia, a qual demanda a formação de profissionais mais flexíveis e capacitados. Baseado nestes aspectos, o fomento à pesquisa aparece como uma forma das instituições se adaptarem a este novo momento. Por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa este artigo teve como objetivo comparar os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros e os Community Colleges (Faculdades Comunitárias) americanos, a partir dos modelos de desenvolvimento de atividades de pesquisa científica praticados por essas instituições. Partindo-se de dados coletados na literatura, realizou-se um levantamento histórico destas instituições, definindo seus principais objetivos e público-alvo, bem como a caracterização do corpo docente e as fontes de recursos orçamentários e de financiamento da pesquisa. Também, foram descritos os principais modelos de pesquisa adotados pelas Faculdades Comunitárias americanas e seus resultados quanto à geração de conhecimento comparadas ao modelo tradicional das Universidades de pesquisa adotado pelos institutos federais. Como resultado ressalta-se a perspectiva de adaptação de alguns desses modelos exógenos à realidade dos institutos federais como forma de incrementar o processo de formação profissional e adaptar este tipo de instituição à economia do conhecimento. |
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