Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos de Malha Viária Terrestre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Vieira de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Schmitz, Gustavo Comiotto, Joppi Filho, Nelson Luiz, Resmer, João Pedro Perez, de Santiago, Rafael
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251176
Resumo: Congestionamento no tráfego de veículos terrestres afeta a população de grandes cidades. Network Design Problems (NDPs) aplicados ao trânsito de veículos são problemas de otimização que determinam o projeto de trânsito para uma cidade. Eles podem representar vários aspectos complexos das cidades, como tráfego multimodal e o transporte público. Um dos modelos presentes na literatura para lidar com NDPs é o Salman-Alaswad. Nele, alterações no projeto de trânsito de veículos de uma cidade é avaliado considerando inversões na direção de tráfego em pistas das estradas. Para isso, o modelo Salman-Alaswad emprega um método computacional que opera em dois níveis: (i) avaliação dos projetos pela metaheurística de algoritmo genético; e (ii) definição do equilíbrio do usuário dado por cadeias de Markov. O presente documento relata os resultados obtidos em projeto do pesquisa “Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos de Malha Viária Terrestre” (código no SIGPEX da UFSC 202004500). O projeto teve o objetivo de adaptar o modelo Salman-Alaswad alterando-o para incluir a adição ou remoção de novas pistas e estradas no projeto de trânsito de uma cidade. Para atender esse projeto, realizou-se: levantamento e seleção de modelos e heurísticas sobre NDPs, especificou-se adaptação do modelo e método computacional Salman-Alaswad, foram implementadas as adaptações através de métodos heurísticos de algoritmos genéticos e buscas locais, resultados foram analisados e divulgados em locais de livre acesso. Como resultados obtidos, destacam-se a investigação e métodos heurísticos que são capazes de melhorar o projeto de trânsito dado um modelo de equilíbrio de usuário da via.
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