Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos de Malha Viária Terrestre
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251176 |
Resumo: | Congestionamento no tráfego de veículos terrestres afeta a população de grandes cidades. Network Design Problems (NDPs) aplicados ao trânsito de veículos são problemas de otimização que determinam o projeto de trânsito para uma cidade. Eles podem representar vários aspectos complexos das cidades, como tráfego multimodal e o transporte público. Um dos modelos presentes na literatura para lidar com NDPs é o Salman-Alaswad. Nele, alterações no projeto de trânsito de veículos de uma cidade é avaliado considerando inversões na direção de tráfego em pistas das estradas. Para isso, o modelo Salman-Alaswad emprega um método computacional que opera em dois níveis: (i) avaliação dos projetos pela metaheurística de algoritmo genético; e (ii) definição do equilíbrio do usuário dado por cadeias de Markov. O presente documento relata os resultados obtidos em projeto do pesquisa “Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos de Malha Viária Terrestre” (código no SIGPEX da UFSC 202004500). O projeto teve o objetivo de adaptar o modelo Salman-Alaswad alterando-o para incluir a adição ou remoção de novas pistas e estradas no projeto de trânsito de uma cidade. Para atender esse projeto, realizou-se: levantamento e seleção de modelos e heurísticas sobre NDPs, especificou-se adaptação do modelo e método computacional Salman-Alaswad, foram implementadas as adaptações através de métodos heurísticos de algoritmos genéticos e buscas locais, resultados foram analisados e divulgados em locais de livre acesso. Como resultados obtidos, destacam-se a investigação e métodos heurísticos que são capazes de melhorar o projeto de trânsito dado um modelo de equilíbrio de usuário da via. |
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Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos de Malha Viária TerrestreNetwork Design ProblemOtimização DiscretaMétodos HeurísticosCongestionamento no tráfego de veículos terrestres afeta a população de grandes cidades. Network Design Problems (NDPs) aplicados ao trânsito de veículos são problemas de otimização que determinam o projeto de trânsito para uma cidade. Eles podem representar vários aspectos complexos das cidades, como tráfego multimodal e o transporte público. Um dos modelos presentes na literatura para lidar com NDPs é o Salman-Alaswad. Nele, alterações no projeto de trânsito de veículos de uma cidade é avaliado considerando inversões na direção de tráfego em pistas das estradas. Para isso, o modelo Salman-Alaswad emprega um método computacional que opera em dois níveis: (i) avaliação dos projetos pela metaheurística de algoritmo genético; e (ii) definição do equilíbrio do usuário dado por cadeias de Markov. O presente documento relata os resultados obtidos em projeto do pesquisa “Metaheurística para Alteração, Adição e Remoção de Estradas em Projetos de Malha Viária Terrestre” (código no SIGPEX da UFSC 202004500). O projeto teve o objetivo de adaptar o modelo Salman-Alaswad alterando-o para incluir a adição ou remoção de novas pistas e estradas no projeto de trânsito de uma cidade. Para atender esse projeto, realizou-se: levantamento e seleção de modelos e heurísticas sobre NDPs, especificou-se adaptação do modelo e método computacional Salman-Alaswad, foram implementadas as adaptações através de métodos heurísticos de algoritmos genéticos e buscas locais, resultados foram analisados e divulgados em locais de livre acesso. Como resultados obtidos, destacam-se a investigação e métodos heurísticos que são capazes de melhorar o projeto de trânsito dado um modelo de equilíbrio de usuário da via.Apoiado pelo Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo CNPq (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) através de bolsas pelo programa PIBIC.2023-09-21T13:58:11Z2023-09-21T13:58:11Z2023-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251176Relatório Técnico INE;001/2023Souza, Ana Vieira deSchmitz, Gustavo ComiottoJoppi Filho, Nelson LuizResmer, João Pedro Perezde Santiago, Rafaelporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-21T13:58:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251176Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-21T13:58:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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