O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Regiane da Fátima Franzoi
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168860
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_1e344b4a6c34ffd49c58d2bd882bbe02
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168860
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamentalJogos digitais, ensino fundamental.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Esta monografia é uma pesquisa qualitativa que visa demonstrar a importância dos jogos digitais como atividades interativas e de aprendizagem no processo de alfabetização. Existem inúmeros métodos de alfabetização e letramento, onde cada docente busca utilizá-los de maneira que todos, ou quase todos os alunos alcancem os objetivos propostos para a alfabetização. A referida pesquisa demonstra ao longo dos capítulos a importância dos jogos digitais como auxilio no processo de alfabetização e letramento. Inicialmente apresenta relato de experiência com alunos no laboratório de informática e em sala de aula, onde utilizamos os jogos digitais como apoio para o processo de ensino aprendizagem. Apresenta entrevista levantando informações sobre as experiências com o uso da internet, tendo a finalidade de levantar os dados a respeito do perfil do uso, devido ou indevido, de informações, adequadas ou inadequadas, para crianças dessa idade, para assim poder focar e esclarecer as competências mais ajustadas à utilização como recurso de aprendizado. Apresenta os objetivos propostos para alfabetizar com a utilização de jogos educativos digitais, pontuando o fazer pedagógico de maneira lúdica, atrativa e prazerosa. Dando continuidade apresenta uma breve reflexão sobre o impacto que as TDIC podem ter nas escolas atualmente, visto que nossos alunos são nativos digitais acostumados a viver com as novas tecnologias e fazer uso delas diariamente. Para tanto, faz-se necessário que as escolas e principalmente professores, repensem sua pratica pedagógica a fim de que possam atender esse novo aluno. Apresenta ainda a importância dos jogos digitais, do lúdico como recursos auxiliares no processo de alfabetização.Florianópolis, SCAbud, Cristiane de Castro RamosUniversidade Federal de Santa CatarinaLemos, Regiane da Fátima Franzoi2016-09-30T18:38:16Z2016-09-30T18:38:16Z2016-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis26application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168860porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-30T18:38:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168860Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-30T18:38:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental
title O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental
spellingShingle O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental
Lemos, Regiane da Fátima Franzoi
Jogos digitais, ensino fundamental.
title_short O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental
title_full O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental
title_fullStr O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental
title_sort O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental
author Lemos, Regiane da Fátima Franzoi
author_facet Lemos, Regiane da Fátima Franzoi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abud, Cristiane de Castro Ramos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Regiane da Fátima Franzoi
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos digitais, ensino fundamental.
topic Jogos digitais, ensino fundamental.
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30T18:38:16Z
2016-09-30T18:38:16Z
2016-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168860
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 26
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652041895018496