O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168860 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_1e344b4a6c34ffd49c58d2bd882bbe02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168860 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamentalJogos digitais, ensino fundamental.TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Esta monografia é uma pesquisa qualitativa que visa demonstrar a importância dos jogos digitais como atividades interativas e de aprendizagem no processo de alfabetização. Existem inúmeros métodos de alfabetização e letramento, onde cada docente busca utilizá-los de maneira que todos, ou quase todos os alunos alcancem os objetivos propostos para a alfabetização. A referida pesquisa demonstra ao longo dos capítulos a importância dos jogos digitais como auxilio no processo de alfabetização e letramento. Inicialmente apresenta relato de experiência com alunos no laboratório de informática e em sala de aula, onde utilizamos os jogos digitais como apoio para o processo de ensino aprendizagem. Apresenta entrevista levantando informações sobre as experiências com o uso da internet, tendo a finalidade de levantar os dados a respeito do perfil do uso, devido ou indevido, de informações, adequadas ou inadequadas, para crianças dessa idade, para assim poder focar e esclarecer as competências mais ajustadas à utilização como recurso de aprendizado. Apresenta os objetivos propostos para alfabetizar com a utilização de jogos educativos digitais, pontuando o fazer pedagógico de maneira lúdica, atrativa e prazerosa. Dando continuidade apresenta uma breve reflexão sobre o impacto que as TDIC podem ter nas escolas atualmente, visto que nossos alunos são nativos digitais acostumados a viver com as novas tecnologias e fazer uso delas diariamente. Para tanto, faz-se necessário que as escolas e principalmente professores, repensem sua pratica pedagógica a fim de que possam atender esse novo aluno. Apresenta ainda a importância dos jogos digitais, do lúdico como recursos auxiliares no processo de alfabetização.Florianópolis, SCAbud, Cristiane de Castro RamosUniversidade Federal de Santa CatarinaLemos, Regiane da Fátima Franzoi2016-09-30T18:38:16Z2016-09-30T18:38:16Z2016-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis26application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168860porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-30T18:38:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168860Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-30T18:38:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental |
title |
O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental Lemos, Regiane da Fátima Franzoi Jogos digitais, ensino fundamental. |
title_short |
O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental |
title_full |
O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental |
title_sort |
O uso dos jogos digitais como atividades didáticas no 2º ano do ensino fundamental |
author |
Lemos, Regiane da Fátima Franzoi |
author_facet |
Lemos, Regiane da Fátima Franzoi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abud, Cristiane de Castro Ramos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Regiane da Fátima Franzoi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos digitais, ensino fundamental. |
topic |
Jogos digitais, ensino fundamental. |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-30T18:38:16Z 2016-09-30T18:38:16Z 2016-09-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168860 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
26 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652041895018496 |