Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanho, Simone Braga
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cury, Helena Noronha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/252
Resumo: Neste artigo, é apresentada uma investigação realizada com alunos de 8º ano do Ensino Fun- damental, para os quais foi aplicado um teste sobre conteúdos de Álgebra. A partir das res- postas, os erros foram identificados e classificados. Os resultados mostraram que a maior parte dos erros é relacionada à operação de potenciação. Assim, para auxiliar os estudantes na superação de tais dificuldades, foram criados e aplicados quatro jogos envolvendo esse conteúdo. A observação do desempenho dos alunos nos jogos e os resultados de um teste aplicado ao final mostrou que os jogos têm potencial para motivá-los a revisar os tópicos nos quais se evidenciam as maiores dificuldades.
id SBEM_MAT-1_ce280810a3e6bbe21d8e73df291212f2
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/252
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino FundamentalÁlgebraJogosEnsino fundamental.Neste artigo, é apresentada uma investigação realizada com alunos de 8º ano do Ensino Fun- damental, para os quais foi aplicado um teste sobre conteúdos de Álgebra. A partir das res- postas, os erros foram identificados e classificados. Os resultados mostraram que a maior parte dos erros é relacionada à operação de potenciação. Assim, para auxiliar os estudantes na superação de tais dificuldades, foram criados e aplicados quatro jogos envolvendo esse conteúdo. A observação do desempenho dos alunos nos jogos e os resultados de um teste aplicado ao final mostrou que os jogos têm potencial para motivá-los a revisar os tópicos nos quais se evidenciam as maiores dificuldades.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/252Educação Matemática em Revista; Número 36 - Agosto, 2012; 31 - 382317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/252/240Castanho, Simone BragaCury, Helena Noronhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/252Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental
title Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental
Castanho, Simone Braga
Álgebra
Jogos
Ensino fundamental.
title_short Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental
title_full Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental
title_sort Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental
author Castanho, Simone Braga
author_facet Castanho, Simone Braga
Cury, Helena Noronha
author_role author
author2 Cury, Helena Noronha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanho, Simone Braga
Cury, Helena Noronha
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra
Jogos
Ensino fundamental.
topic Álgebra
Jogos
Ensino fundamental.
description Neste artigo, é apresentada uma investigação realizada com alunos de 8º ano do Ensino Fun- damental, para os quais foi aplicado um teste sobre conteúdos de Álgebra. A partir das res- postas, os erros foram identificados e classificados. Os resultados mostraram que a maior parte dos erros é relacionada à operação de potenciação. Assim, para auxiliar os estudantes na superação de tais dificuldades, foram criados e aplicados quatro jogos envolvendo esse conteúdo. A observação do desempenho dos alunos nos jogos e os resultados de um teste aplicado ao final mostrou que os jogos têm potencial para motivá-los a revisar os tópicos nos quais se evidenciam as maiores dificuldades.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/252
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/252/240
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 36 - Agosto, 2012; 31 - 38
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050128174940160