Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/252 |
Resumo: | Neste artigo, é apresentada uma investigação realizada com alunos de 8º ano do Ensino Fun- damental, para os quais foi aplicado um teste sobre conteúdos de Álgebra. A partir das res- postas, os erros foram identificados e classificados. Os resultados mostraram que a maior parte dos erros é relacionada à operação de potenciação. Assim, para auxiliar os estudantes na superação de tais dificuldades, foram criados e aplicados quatro jogos envolvendo esse conteúdo. A observação do desempenho dos alunos nos jogos e os resultados de um teste aplicado ao final mostrou que os jogos têm potencial para motivá-los a revisar os tópicos nos quais se evidenciam as maiores dificuldades. |
id |
SBEM_MAT-1_ce280810a3e6bbe21d8e73df291212f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/252 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino FundamentalÁlgebraJogosEnsino fundamental.Neste artigo, é apresentada uma investigação realizada com alunos de 8º ano do Ensino Fun- damental, para os quais foi aplicado um teste sobre conteúdos de Álgebra. A partir das res- postas, os erros foram identificados e classificados. Os resultados mostraram que a maior parte dos erros é relacionada à operação de potenciação. Assim, para auxiliar os estudantes na superação de tais dificuldades, foram criados e aplicados quatro jogos envolvendo esse conteúdo. A observação do desempenho dos alunos nos jogos e os resultados de um teste aplicado ao final mostrou que os jogos têm potencial para motivá-los a revisar os tópicos nos quais se evidenciam as maiores dificuldades.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/252Educação Matemática em Revista; Número 36 - Agosto, 2012; 31 - 382317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/252/240Castanho, Simone BragaCury, Helena Noronhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/252Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental |
title |
Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental Castanho, Simone Braga Álgebra Jogos Ensino fundamental. |
title_short |
Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental |
title_full |
Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental |
title_sort |
Uso de Jogos a Partir de Análise de Erros de Alunos de 8º Ano do Ensino Fundamental |
author |
Castanho, Simone Braga |
author_facet |
Castanho, Simone Braga Cury, Helena Noronha |
author_role |
author |
author2 |
Cury, Helena Noronha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castanho, Simone Braga Cury, Helena Noronha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Álgebra Jogos Ensino fundamental. |
topic |
Álgebra Jogos Ensino fundamental. |
description |
Neste artigo, é apresentada uma investigação realizada com alunos de 8º ano do Ensino Fun- damental, para os quais foi aplicado um teste sobre conteúdos de Álgebra. A partir das res- postas, os erros foram identificados e classificados. Os resultados mostraram que a maior parte dos erros é relacionada à operação de potenciação. Assim, para auxiliar os estudantes na superação de tais dificuldades, foram criados e aplicados quatro jogos envolvendo esse conteúdo. A observação do desempenho dos alunos nos jogos e os resultados de um teste aplicado ao final mostrou que os jogos têm potencial para motivá-los a revisar os tópicos nos quais se evidenciam as maiores dificuldades. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/252 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/252/240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 36 - Agosto, 2012; 31 - 38 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050128174940160 |