TELEFARMÁCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NUM CENTRO DE SAÚDE EM FLORIANÓPOLIS EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222745 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão (Residência). Universidade Federal de Santa Catarina. Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde da Família. |
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TELEFARMÁCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NUM CENTRO DE SAÚDE EM FLORIANÓPOLIS EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19TelefarmáciaTelessaúdeCOVID-19CoronavírusTrabalho de Conclusão (Residência). Universidade Federal de Santa Catarina. Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde da Família.A telefarmácia está dentro do grande campo da telessaúde, que inclui serviços que não sejam apenas clínicos. No Brasil não há uma regulamentação clara quanto à prestação de serviços farmacêuticos à distância. A literatura sobre telefarmácia é escassa. O objetivo desse trabalho é relatar e analisar o processo de implementação de ferramentas digitais (aplicativo de mensagem) para teleatendimentos na farmácia do CS Saco Grande, caracterizando o processo de implantação e discutindo a importância do serviço considerando o contexto pandêmico. O trabalho consiste num relato de experiência vivenciada de março de 2020 à dezembro de 2020 por uma farmacêutica residente em saúde da família no Centro de Saúde do Saco Grande. A coleta de dados foi realizada por meio de um diário de campo. O atendimento remoto acontece durante o horário de funcionamento da farmácia e um farmacêutico fica responsável. O atendimento geralmente é rápido e dinâmico. Foram desenhados projetos de busca ativa de usuário de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica e em tratamento de sífilis e alguns outros ainda estão em planejamento. Foram identificados desafios como: limitação em relação à tecnologia desde o fornecimento de todos os materiais necessários até problemas estruturais como a dificuldade de usuários utilizarem esse meio e potencialidades como ampliação do acesso, facilidade e rapidez na comunicação e possibilidade de divulgar materiais de educação em saúde. Este trabalho traz uma experiência nova, podendo servir como modelo para realização de outros projetos semelhantes em outros serviços de farmácia.Florianópolis, SCSoares, LucianoMolina, Leandro RibeiroUniversidade Federal de Santa CatarinaQueiroz, Larissa de Freitas2021-05-05T03:20:05Z2021-05-05T03:20:05Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222745porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-05T03:20:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222745Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-05T03:20:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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