Telefarmácia na Atenção Primária à Saúde: Relato de Experiência sobre a Implementação e Prática em um Centro de Saúde de Florianópolis
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228419 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Farmácia. |
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Telefarmácia na Atenção Primária à Saúde: Relato de Experiência sobre a Implementação e Prática em um Centro de Saúde de FlorianópolisTelefarmáciaWhatsAppTelessaúdeTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Farmácia.A telefarmácia é um recurso de comunicação remota que permite ao profissional farmacêutico acompanhamento de pacientes distantes geograficamente, atendimento a dúvidas e matriciamento de outros profissionais da saúde. No município de Florianópolis, o uso de smartphones foi regularizado para uso institucional em 2019, considerando o aplicativo de mensagens WhatsApp Messenger como ferramenta de trabalho, para agendamentos, orientações e entre outros. O objetivo deste relato de experiência é descrever o processo de implementação e prática do WhatsApp na farmácia de um Centro de Saúde de Florianópolis, como novo meio de contato com pacientes e profissionais, desde o planejamento até a prática. A metodologia utilizada foi descritiva qualitativa, com observação participante, referindo-se ao período de novembro de 2020 até setembro de 2021. A análise da literatura foi feita utilizando das bases de dados PubMed, Scielo e PMC e guidelines do Ministério da Saúde, da Gestão Clínica da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e pela Sociedade Canadense de Farmacêuticos Hospitalares (CSHP). A telefarmácia desenvolveu e facilitou a comunicação com os pacientes e profissionais de saúde, principalmente pelo contexto da COVID-19. Com a divulgação, houve um aumento da demanda, que proporcionou diferentes usos para a ferramenta, se mostrando eficiente.Telepharmacy is a remote communication resource that allows the pharmacist to monitor geographically distant patients, answer questions and support other health professionals. In the city of Florianópolis, the use of smartphones was regularized for institutional use in 2019, considering the WhatsApp Messenger messaging application as a work tool, for scheduling, guidance and others. The objective of this experience report is to describe the process of implementation and practice of WhatsApp in the pharmacy of a Health Center in Florianópolis, as a new means of contact with patients and professionals, from planning to practice. The methodology used was qualitative descriptive, with participant observation, referring to the period from November 2020 to September 2021. Literature analysis was performed using PubMed, Scielo and PMC databases and guidelines from the Ministry of Health, Management Clinic of the Municipal Health Department of Florianópolis and the Canadian Society of Hospital Pharmacists (CSHP). Telepharmacy developed and facilitated communication with patients and health professionals, mainly in the context of COVID-19. With the disclosure, there was an increase in demand, which provided different uses for the tool, proving to be efficient.Florianópolis, SCMatheus, Filipe CarvalhoUniversidade Federal de Santa CatarinaCoelho, Luiza Sampaio2021-09-30T10:04:58Z2021-09-30T10:04:58Z2021-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis35application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228419info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-30T10:04:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228419Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-30T10:04:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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