Telefarmácia na Atenção Primária à Saúde: Relato de Experiência sobre a Implementação e Prática em um Centro de Saúde de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Luiza Sampaio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228419
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Farmácia.
id UFSC_e5aa1ee56684b817006c1edef0df6404
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228419
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Telefarmácia na Atenção Primária à Saúde: Relato de Experiência sobre a Implementação e Prática em um Centro de Saúde de FlorianópolisTelefarmáciaWhatsAppTelessaúdeTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Farmácia.A telefarmácia é um recurso de comunicação remota que permite ao profissional farmacêutico acompanhamento de pacientes distantes geograficamente, atendimento a dúvidas e matriciamento de outros profissionais da saúde. No município de Florianópolis, o uso de smartphones foi regularizado para uso institucional em 2019, considerando o aplicativo de mensagens WhatsApp Messenger como ferramenta de trabalho, para agendamentos, orientações e entre outros. O objetivo deste relato de experiência é descrever o processo de implementação e prática do WhatsApp na farmácia de um Centro de Saúde de Florianópolis, como novo meio de contato com pacientes e profissionais, desde o planejamento até a prática. A metodologia utilizada foi descritiva qualitativa, com observação participante, referindo-se ao período de novembro de 2020 até setembro de 2021. A análise da literatura foi feita utilizando das bases de dados PubMed, Scielo e PMC e guidelines do Ministério da Saúde, da Gestão Clínica da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e pela Sociedade Canadense de Farmacêuticos Hospitalares (CSHP). A telefarmácia desenvolveu e facilitou a comunicação com os pacientes e profissionais de saúde, principalmente pelo contexto da COVID-19. Com a divulgação, houve um aumento da demanda, que proporcionou diferentes usos para a ferramenta, se mostrando eficiente.Telepharmacy is a remote communication resource that allows the pharmacist to monitor geographically distant patients, answer questions and support other health professionals. In the city of Florianópolis, the use of smartphones was regularized for institutional use in 2019, considering the WhatsApp Messenger messaging application as a work tool, for scheduling, guidance and others. The objective of this experience report is to describe the process of implementation and practice of WhatsApp in the pharmacy of a Health Center in Florianópolis, as a new means of contact with patients and professionals, from planning to practice. The methodology used was qualitative descriptive, with participant observation, referring to the period from November 2020 to September 2021. Literature analysis was performed using PubMed, Scielo and PMC databases and guidelines from the Ministry of Health, Management Clinic of the Municipal Health Department of Florianópolis and the Canadian Society of Hospital Pharmacists (CSHP). Telepharmacy developed and facilitated communication with patients and health professionals, mainly in the context of COVID-19. With the disclosure, there was an increase in demand, which provided different uses for the tool, proving to be efficient.Florianópolis, SCMatheus, Filipe CarvalhoUniversidade Federal de Santa CatarinaCoelho, Luiza Sampaio2021-09-30T10:04:58Z2021-09-30T10:04:58Z2021-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis35application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228419info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-30T10:04:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228419Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-30T10:04:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Telefarmácia na Atenção Primária à Saúde: Relato de Experiência sobre a Implementação e Prática em um Centro de Saúde de Florianópolis
title Telefarmácia na Atenção Primária à Saúde: Relato de Experiência sobre a Implementação e Prática em um Centro de Saúde de Florianópolis
spellingShingle Telefarmácia na Atenção Primária à Saúde: Relato de Experiência sobre a Implementação e Prática em um Centro de Saúde de Florianópolis
Coelho, Luiza Sampaio
Telefarmácia
WhatsApp
Telessaúde
title_short Telefarmácia na Atenção Primária à Saúde: Relato de Experiência sobre a Implementação e Prática em um Centro de Saúde de Florianópolis
title_full Telefarmácia na Atenção Primária à Saúde: Relato de Experiência sobre a Implementação e Prática em um Centro de Saúde de Florianópolis
title_fullStr Telefarmácia na Atenção Primária à Saúde: Relato de Experiência sobre a Implementação e Prática em um Centro de Saúde de Florianópolis
title_full_unstemmed Telefarmácia na Atenção Primária à Saúde: Relato de Experiência sobre a Implementação e Prática em um Centro de Saúde de Florianópolis
title_sort Telefarmácia na Atenção Primária à Saúde: Relato de Experiência sobre a Implementação e Prática em um Centro de Saúde de Florianópolis
author Coelho, Luiza Sampaio
author_facet Coelho, Luiza Sampaio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matheus, Filipe Carvalho
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Luiza Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Telefarmácia
WhatsApp
Telessaúde
topic Telefarmácia
WhatsApp
Telessaúde
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Farmácia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30T10:04:58Z
2021-09-30T10:04:58Z
2021-09-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228419
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652178546491392