O computador como instrumento de mediação na aquisição da escrita: uma abordagem sócio-histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84417 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
id |
UFSC_1f4146d516b72be7305cc05a8f5a7e9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84417 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O computador como instrumento de mediação na aquisição da escrita: uma abordagem sócio-históricaInformaticaCiência da computaçãoLeitura -Meios auxiliaresLeituraEstudo e ensinoEscritaEstudo e ensinoAprendizagemSoftwares educacionaisEnsino auxiliado por computadorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.Este trabalho, situado nas áreas da Ciência da Computação, da Lingüística Aplicada, da Psicologia Educacional e da Pedagogia, analisa a relevância pedagógica de ambientes informatizados de aprendizagem da leitura e da escrita desenvolvidos para a Pré-escola e para o Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que apresenta uma re-leitura sobre a concepção de software educacional para esses níveis. A proposta de aprendizagem subjacente aos softwares educacionais destinados aos níveis de ensino supracitados nos permite afirmar que tais ferramentas não favorecem a formação de uma criança leitora, por estarem centrados fundamentalmente na codificação e decodificação do sistema alfabético, sem nenhuma relação do sistema gráfico com as situações de comunicação no qual ele ganha significado. Para desenvolver essa idéia, o trabalho aborda algumas das principais contribuições de Vygotsky sobre a formação das funções intelectuais superiores, funções essas que envolvem o uso combinado de instrumentos e signos; o desenvolvimento da escrita na criança como transição para um estágio superior de pensamento pela sua apropriação como atividade de mediação; os principais aspectos de uma concepção de leitura e de escrita como prática de letramento; e as concepções subjacentes aos softwares educacionais destinados à alfabetização. Finalmente, o trabalho apresenta uma análise das perspectivas de aprendizagem da leitura e da escrita em ambientes informatizados, a partir da crítica elaborada e do diálogo com o referencial teórico adotado, apontando para alguns aspectos que poderiam nortear a modelagem de um software educacional sob essas perspectivas.Florianópolis, SCKomosinski, Leandro JoseUniversidade Federal de Santa CatarinaFelipe, Eliana da Silva2012-10-20T09:08:50Z2012-10-20T09:08:50Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis105 f.| il.application/pdf184567http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84417porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-28T03:02:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84417Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-28T03:02:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O computador como instrumento de mediação na aquisição da escrita: uma abordagem sócio-histórica |
title |
O computador como instrumento de mediação na aquisição da escrita: uma abordagem sócio-histórica |
spellingShingle |
O computador como instrumento de mediação na aquisição da escrita: uma abordagem sócio-histórica Felipe, Eliana da Silva Informatica Ciência da computação Leitura - Meios auxiliares Leitura Estudo e ensino Escrita Estudo e ensino Aprendizagem Softwares educacionais Ensino auxiliado por computador |
title_short |
O computador como instrumento de mediação na aquisição da escrita: uma abordagem sócio-histórica |
title_full |
O computador como instrumento de mediação na aquisição da escrita: uma abordagem sócio-histórica |
title_fullStr |
O computador como instrumento de mediação na aquisição da escrita: uma abordagem sócio-histórica |
title_full_unstemmed |
O computador como instrumento de mediação na aquisição da escrita: uma abordagem sócio-histórica |
title_sort |
O computador como instrumento de mediação na aquisição da escrita: uma abordagem sócio-histórica |
author |
Felipe, Eliana da Silva |
author_facet |
Felipe, Eliana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Komosinski, Leandro Jose Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felipe, Eliana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informatica Ciência da computação Leitura - Meios auxiliares Leitura Estudo e ensino Escrita Estudo e ensino Aprendizagem Softwares educacionais Ensino auxiliado por computador |
topic |
Informatica Ciência da computação Leitura - Meios auxiliares Leitura Estudo e ensino Escrita Estudo e ensino Aprendizagem Softwares educacionais Ensino auxiliado por computador |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T09:08:50Z 2012-10-20T09:08:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
184567 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84417 |
identifier_str_mv |
184567 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
105 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652108484837376 |