Avaliação das disciplinas e do desempenho do corpo docente nos cursos de graduação: aplicação a uma universidade do estado do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78437 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_1f5b7b7aa8d639ce72b508eb36e6c39f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78437 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Avaliação das disciplinas e do desempenho do corpo docente nos cursos de graduação: aplicação a uma universidade do estado do ParanáEngenharia de produçãoAvaliaçãoParanaEnsino superiorUniversidades e faculdades (Trustees)Professores universitarios -AvaliacaoDesempenhoAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoO presente trabalho procura elaborar um processo de avaliação das disciplinas e do desempenho dos cursos de graduação, aplicação a uma universidade do Estado do Paraná, visando um aperfeiçoamento constante da qualidade do ensino superior e a sintonia com a sociedade na qual está inserida. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa, além de fundamentar-se na bibliografia, que trata do assunto em pauta, também toma como base os aspectos metodológicos do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), apesar de delimitar os indicadores de qualidade propostos no referido programa. A pesquisa seleciona um grupo de variáveis que influencia de maneira direta a qualidade do ensino, deixando como recomendação para trabalhos futuros a necessidade de se considerar os demais indicadores de qualidade de ensino, bem como, outros indicadores referentes aos outros segmentos da universidade (pesquisa, extensão e gestão), visto que esses últimos também interferem na qualidade de ensino. O processo metodológico realiza-se em várias etapas, através de reuniões com diretores, coordenadores e professores dos cursos pesquisados, cujo objetivo era sensibilizar a comunidade acadêmica, discutir e levantar sugestões relevantes sobre o objeto de estudo. O método abordado nesta fase foi o do consenso. A coleta de dados, que subsidiou a presente pesquisa, foi realizada por meio dos instrumentos de avaliação (anexos) elaborados a partir das discussões e sugestões levantadas nas reuniões com o respectivo corpo docente da instituição pesquisada. Esta pesquisa permitiu a elaboração de vários relatórios, os quais subsidiarão os gestores da universidade avaliada, no sentido de fazer uma análise crítica dos cursos avaliados, possibilitando a implementação de planos, medidas e ações preventivas ou corretivas para elevar o nível qualitativo do ensinoFlorianópolis, SCRojas Lezana, Alvaro GuillermoUniversidade Federal de Santa CatarinaPereszluha, Celia Maria2012-10-17T14:21:20Z2012-10-17T14:21:20Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 117 f.| grafs.application/pdf178242http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78437porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T03:47:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78437Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T03:47:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação das disciplinas e do desempenho do corpo docente nos cursos de graduação: aplicação a uma universidade do estado do Paraná |
title |
Avaliação das disciplinas e do desempenho do corpo docente nos cursos de graduação: aplicação a uma universidade do estado do Paraná |
spellingShingle |
Avaliação das disciplinas e do desempenho do corpo docente nos cursos de graduação: aplicação a uma universidade do estado do Paraná Pereszluha, Celia Maria Engenharia de produção Avaliação Parana Ensino superior Universidades e faculdades (Trustees) Professores universitarios - Avaliacao Desempenho Avaliação |
title_short |
Avaliação das disciplinas e do desempenho do corpo docente nos cursos de graduação: aplicação a uma universidade do estado do Paraná |
title_full |
Avaliação das disciplinas e do desempenho do corpo docente nos cursos de graduação: aplicação a uma universidade do estado do Paraná |
title_fullStr |
Avaliação das disciplinas e do desempenho do corpo docente nos cursos de graduação: aplicação a uma universidade do estado do Paraná |
title_full_unstemmed |
Avaliação das disciplinas e do desempenho do corpo docente nos cursos de graduação: aplicação a uma universidade do estado do Paraná |
title_sort |
Avaliação das disciplinas e do desempenho do corpo docente nos cursos de graduação: aplicação a uma universidade do estado do Paraná |
author |
Pereszluha, Celia Maria |
author_facet |
Pereszluha, Celia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rojas Lezana, Alvaro Guillermo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereszluha, Celia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Avaliação Parana Ensino superior Universidades e faculdades (Trustees) Professores universitarios - Avaliacao Desempenho Avaliação |
topic |
Engenharia de produção Avaliação Parana Ensino superior Universidades e faculdades (Trustees) Professores universitarios - Avaliacao Desempenho Avaliação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T14:21:20Z 2012-10-17T14:21:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
178242 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78437 |
identifier_str_mv |
178242 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
x, 117 f.| grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652399951216640 |