Análise da segurança viária em interseções nas rodovias federais de Santa Catarina
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95814 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2011 |
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Análise da segurança viária em interseções nas rodovias federais de Santa CatarinaEngenharia civilAcidentes de transitoSanta CatarinaRodovias -Interferencias e interseçõesSistemas de informação geográficaTrânsitoMedidas de segurançaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2011Os acidentes de trânsito e suas severidades estão, majoritariamente, relacionados com a disfunção de um grupo de fatores ligados ao sistema homem, veículo, via e meio-ambiente. A promoção de melhorias na mobilidade e na qualidade de vida do cidadão, visando à mitigação das ocorrências desses acidentes, ou à amenização de suas gravidades, têm sido um grande desafio da gestão e engenharia de transportes. Sabe-se que as interseções acumulam índices de acidentes expressivos e, considerando que elas integram uma pequena extensão nas vias, destacam-se como localidades de potencial periculosidade. Para esta dissertação, realizou-se uma análise dos acidentes de trânsito ocorridos nas interseções entre rodovias federais no estado de Santa Catarina com identificação da tipologia dos acidentes e suas gravidades assim como a caracterização destas interseções. Através desta dissertação também foram determinadas as interseções críticas inseridas no estado de Santa Catarina. Para este trabalho criou-se um banco de dados contendo todas as informações levantadas sobre as interseções; os acidentes nelas ocorridos nos anos de 2007 e 2008; os volumes de tráfego das suas aproximações e a malha setorial na qual as interseções estiverem inseridas (urbana ou rural). Através deste trabalho foi possível compreender as relações entre os tipos de acidentes ocorridos em interseções e as características da mesma, onde identificou-se que interseções com maiores VMDa indicaram maiores números de acidentes e suas gravidades e também que interseções inseridas em meios urbanos implicaram em maiores taxas de acidentes. Adicionalmente, realizou-se um estudo de caso na interseção entre a BR-116 e BR-282 (no município de Lages) a fim de avaliar as condições de segurança viária da interseção identificada como a 3ª mais crítica do Estado, de acordo com o método de taxas críticas proposto pelo Departamento Nacional Trânsito - DENATRAN (1987).Florianópolis, SCGoldner, Lenise GrandoUniversidade Federal de Santa CatarinaPeña, Carolina Cannella2012-10-26T06:11:07Z2012-10-26T06:11:07Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis250 p.| il., grafs., tabs.application/pdf295363http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95814porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T11:53:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95814Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T11:53:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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