Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Janaina Lopes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91387
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de Pós-graduação em Contabilidade
id UFSC_2087d202be85c2322e70f8cc1d5f81ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91387
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSchmitz, Janaina LopesLimongi, Bernadete2012-10-23T22:19:44Z2012-10-23T22:19:44Z20082008257124http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91387Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de Pós-graduação em ContabilidadeOs avanços e transformações que a sociedade atual vem sofrendo geraram a necessidade de pessoas cada vez mais qualificadas para o mercado de trabalho. Essa necessidade teve influência na educação fazendo com que surgissem muitas Instituições de Ensino Superior e, conseqüentemente, o aumento do número de cursos ofertados, proporcionado um número cada vez maior de profissionais com nível superior. Com esse novo cenário o Ministério da Educação teve que estabelecer fiscalizações que possam garantir a qualidade da educação proporcionada pelas Instituições de Ensino Superior. Os sistemas de avaliação desenvolvidos pelo Ministério da Educação procuram avaliar as Instituições de Ensino Superior de diversas formas, com o objetivo de normatizar essas Instituições e garantir a qualidade do ensino. As Instituições de Ensino Superior sofrem dois tipos de avaliação propostos pelo MEC, a avaliação interna e a avaliação externa. Esta pesquisa deteve-se nas avaliações externas que são aplicadas aos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFSC, sendo elas o ENADE, aplicado pelo INEP e o Exame de Suficiência, aplicado pelo CFC. Esses exames buscam verificar os conhecimentos, capacidades e habilidades desenvolvidos pelos alunos no curso de graduação em Ciências Contábeis. Entendendo-se que o currículo do curso de graduação em Ciências Contábeis determina aquilo que é necessário estudar para desenvolver as aptidões necessárias para o exercício da profissão contábil com competência e ética, objetivou-se verificar a aderência do currículo do CCN-UFSC às exigências da Resolução 10/04 CNE/CES, por meio da sua análise/correlação com as questões das provas do ENADE e CFC. Para atingir esse objetivo, apresentaram-se inicialmente elementos teóricos, da literatura pertinente, para agregar conhecimentos necessários ao desenvolvimento do trabalho. O referencial teórico apresenta o surgimento e a evolução dos sistemas de avaliação da educação superior; fornece também informações sobre currículo e as diretrizes para a elaboração dos currículos de graduação dos cursos de Ciências Contábeis bem como a legislação pertinente a esse tema. Constituiu-se então uma verificação dos requisitos dos Exames de Suficiência, ENADE, do Projeto Político-Pedagógico CCN-UFSC e do Currículo do CCN-UFSC. A seguir foi feita uma análise comparativa entre os conteúdos do ENADE e os conteúdos dos Exames de Suficiência, seguida de uma análise comparativa do ENADE com os conteúdos contemplados no currículo CCN-UFSC e, por fim, a análise comparativa dos conteúdos dos Exames de Suficiência com o currículo CCN-UFSC. Quanto aos objetivos que pretende alcançar, o presente trabalho é realizado através de uma pesquisa exploratória e descritiva. E quanto à abordagem é qualitativo e quantitativo. Com base na análise pode-se concluir que o Currículo CCN-UFSC atende às exigências legais e também às exigências dos Exames de Suficiência e do ENADE, contemplando conhecimentos necessários para que o aluno possa desenvolver-se tanto na área acadêmica quanto profissional.1 v.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCContabilidadeEstudo e ensino (Superior)ContabilidadeCurriculosAvaliaçãoProjeto político-pedagógicoDo currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL257124.pdfapplication/pdf6590095https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91387/1/257124.pdf826a525412b138ac3ebb3f6d91ac44bfMD51TEXT257124.pdf.txt257124.pdf.txtExtracted Texttext/plain274336https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91387/2/257124.pdf.txt3a7ba52a4d60c9655e448124d45713bdMD52THUMBNAIL257124.pdf.jpg257124.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91387/3/257124.pdf.jpg5055590224348bc30d63dd9568b84fbbMD53123456789/913872013-05-03 20:23:22.835oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91387Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T23:23:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC
title Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC
spellingShingle Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC
Schmitz, Janaina Lopes
Contabilidade
Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade
Curriculos
Avaliação
Projeto político-pedagógico
title_short Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC
title_full Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC
title_fullStr Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC
title_full_unstemmed Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC
title_sort Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC
author Schmitz, Janaina Lopes
author_facet Schmitz, Janaina Lopes
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitz, Janaina Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Limongi, Bernadete
contributor_str_mv Limongi, Bernadete
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Contabilidade
Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade
Curriculos
Avaliação
Projeto político-pedagógico
topic Contabilidade
Estudo e ensino (Superior)
Contabilidade
Curriculos
Avaliação
Projeto político-pedagógico
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de Pós-graduação em Contabilidade
publishDate 2008
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T22:19:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23T22:19:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91387
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 257124
identifier_str_mv 257124
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91387/1/257124.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91387/2/257124.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91387/3/257124.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 826a525412b138ac3ebb3f6d91ac44bf
3a7ba52a4d60c9655e448124d45713bd
5055590224348bc30d63dd9568b84fbb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805316539777024