Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91387 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de Pós-graduação em Contabilidade |
id |
UFSC_2087d202be85c2322e70f8cc1d5f81ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91387 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaSchmitz, Janaina LopesLimongi, Bernadete2012-10-23T22:19:44Z2012-10-23T22:19:44Z20082008257124http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91387Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de Pós-graduação em ContabilidadeOs avanços e transformações que a sociedade atual vem sofrendo geraram a necessidade de pessoas cada vez mais qualificadas para o mercado de trabalho. Essa necessidade teve influência na educação fazendo com que surgissem muitas Instituições de Ensino Superior e, conseqüentemente, o aumento do número de cursos ofertados, proporcionado um número cada vez maior de profissionais com nível superior. Com esse novo cenário o Ministério da Educação teve que estabelecer fiscalizações que possam garantir a qualidade da educação proporcionada pelas Instituições de Ensino Superior. Os sistemas de avaliação desenvolvidos pelo Ministério da Educação procuram avaliar as Instituições de Ensino Superior de diversas formas, com o objetivo de normatizar essas Instituições e garantir a qualidade do ensino. As Instituições de Ensino Superior sofrem dois tipos de avaliação propostos pelo MEC, a avaliação interna e a avaliação externa. Esta pesquisa deteve-se nas avaliações externas que são aplicadas aos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFSC, sendo elas o ENADE, aplicado pelo INEP e o Exame de Suficiência, aplicado pelo CFC. Esses exames buscam verificar os conhecimentos, capacidades e habilidades desenvolvidos pelos alunos no curso de graduação em Ciências Contábeis. Entendendo-se que o currículo do curso de graduação em Ciências Contábeis determina aquilo que é necessário estudar para desenvolver as aptidões necessárias para o exercício da profissão contábil com competência e ética, objetivou-se verificar a aderência do currículo do CCN-UFSC às exigências da Resolução 10/04 CNE/CES, por meio da sua análise/correlação com as questões das provas do ENADE e CFC. Para atingir esse objetivo, apresentaram-se inicialmente elementos teóricos, da literatura pertinente, para agregar conhecimentos necessários ao desenvolvimento do trabalho. O referencial teórico apresenta o surgimento e a evolução dos sistemas de avaliação da educação superior; fornece também informações sobre currículo e as diretrizes para a elaboração dos currículos de graduação dos cursos de Ciências Contábeis bem como a legislação pertinente a esse tema. Constituiu-se então uma verificação dos requisitos dos Exames de Suficiência, ENADE, do Projeto Político-Pedagógico CCN-UFSC e do Currículo do CCN-UFSC. A seguir foi feita uma análise comparativa entre os conteúdos do ENADE e os conteúdos dos Exames de Suficiência, seguida de uma análise comparativa do ENADE com os conteúdos contemplados no currículo CCN-UFSC e, por fim, a análise comparativa dos conteúdos dos Exames de Suficiência com o currículo CCN-UFSC. Quanto aos objetivos que pretende alcançar, o presente trabalho é realizado através de uma pesquisa exploratória e descritiva. E quanto à abordagem é qualitativo e quantitativo. Com base na análise pode-se concluir que o Currículo CCN-UFSC atende às exigências legais e também às exigências dos Exames de Suficiência e do ENADE, contemplando conhecimentos necessários para que o aluno possa desenvolver-se tanto na área acadêmica quanto profissional.1 v.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCContabilidadeEstudo e ensino (Superior)ContabilidadeCurriculosAvaliaçãoProjeto político-pedagógicoDo currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL257124.pdfapplication/pdf6590095https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91387/1/257124.pdf826a525412b138ac3ebb3f6d91ac44bfMD51TEXT257124.pdf.txt257124.pdf.txtExtracted Texttext/plain274336https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91387/2/257124.pdf.txt3a7ba52a4d60c9655e448124d45713bdMD52THUMBNAIL257124.pdf.jpg257124.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91387/3/257124.pdf.jpg5055590224348bc30d63dd9568b84fbbMD53123456789/913872013-05-03 20:23:22.835oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91387Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T23:23:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC |
title |
Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC |
spellingShingle |
Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC Schmitz, Janaina Lopes Contabilidade Estudo e ensino (Superior) Contabilidade Curriculos Avaliação Projeto político-pedagógico |
title_short |
Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC |
title_full |
Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC |
title_fullStr |
Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC |
title_full_unstemmed |
Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC |
title_sort |
Do currículo aos exames nacionais: uma análise da aderência do currículo do curso de ciências contábeis da UFSC às diretrizes curriculares nacionais, ao ENADE e ao exame de suficiência do CFC |
author |
Schmitz, Janaina Lopes |
author_facet |
Schmitz, Janaina Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmitz, Janaina Lopes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Limongi, Bernadete |
contributor_str_mv |
Limongi, Bernadete |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Contabilidade Estudo e ensino (Superior) Contabilidade Curriculos Avaliação Projeto político-pedagógico |
topic |
Contabilidade Estudo e ensino (Superior) Contabilidade Curriculos Avaliação Projeto político-pedagógico |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico. Programa de Pós-graduação em Contabilidade |
publishDate |
2008 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23T22:19:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23T22:19:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91387 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
257124 |
identifier_str_mv |
257124 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| grafs., tabs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91387/1/257124.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91387/2/257124.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91387/3/257124.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
826a525412b138ac3ebb3f6d91ac44bf 3a7ba52a4d60c9655e448124d45713bd 5055590224348bc30d63dd9568b84fbb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805316539777024 |