Aplicação de modelos qualitativos à educação científica de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FELTRINI, Gisele Morisson
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188276
Resumo: Esta dissertação investiga o uso de modelos baseados em raciocínio qualitativo como ferramenta para a aquisição de conceitos científicos, o desenvolvimento do raciocínio inferencial e o aperfeiçoamento de competências lingüísticas de estudantes surdos. Para tanto, examina requisitos para a educação de surdos, a partir dos quais se analisam as implicações do uso de modelos qualitativos para o processo ensino-aprendizagem de ciências desses alunos. A fim de introduzir tais modelos em sala de aula, três condições devem ser observadas: (a) a educação deve ser bilíngüe, sendo a língua brasileira de sinais (Libras) a primeira língua dos surdos e o Português escrito, a segunda língua; (b) o vocabulário científico deve ser representado em Libras; (c) o material didático deve seguir a pedagogia visual, apropriada para as necessidades específicas dos surdos. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa e a coleta de informações decorre de cinco ações: um curso de extensão sobre modelos qualitativos para professores de ciências do ensino médio; um grupo de estudo formado por estudantes surdos universitários para criação de sinais em Libras que representem elementos de modelagem qualitativa (primitivos de modelagem); validação, por outro grupo de estudantes surdos e professores, dos sinais criados; validação do modelo construído e implantação da proposta de material didático-tecnológico apropriado ao processo de ensino-aprendizagem de ciências a estudantes surdos. Os resultados obtidos incluem um glossário de termos técnico-científicos em Libras e material didático concebido para explicar em Libras como construir e utilizar modelos qualitativos. Conclui-se que modelos qualitativos podem fornecer suporte para elaboração de materiais didáticos que integram recursos visuais e o português escrito a atividades educacionais, oferecendo condições adequadas para a formação de conceitos científicos e para o desenvolvimento do raciocínio lógico de estudantes surdos no processo de educação cientifica.
id UFSC_209a5fdea88c4b296bed61475ec2673d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188276
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aplicação de modelos qualitativos à educação científica de surdosModelos qualitativosSurdosEnsino de ciênciasEsta dissertação investiga o uso de modelos baseados em raciocínio qualitativo como ferramenta para a aquisição de conceitos científicos, o desenvolvimento do raciocínio inferencial e o aperfeiçoamento de competências lingüísticas de estudantes surdos. Para tanto, examina requisitos para a educação de surdos, a partir dos quais se analisam as implicações do uso de modelos qualitativos para o processo ensino-aprendizagem de ciências desses alunos. A fim de introduzir tais modelos em sala de aula, três condições devem ser observadas: (a) a educação deve ser bilíngüe, sendo a língua brasileira de sinais (Libras) a primeira língua dos surdos e o Português escrito, a segunda língua; (b) o vocabulário científico deve ser representado em Libras; (c) o material didático deve seguir a pedagogia visual, apropriada para as necessidades específicas dos surdos. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa e a coleta de informações decorre de cinco ações: um curso de extensão sobre modelos qualitativos para professores de ciências do ensino médio; um grupo de estudo formado por estudantes surdos universitários para criação de sinais em Libras que representem elementos de modelagem qualitativa (primitivos de modelagem); validação, por outro grupo de estudantes surdos e professores, dos sinais criados; validação do modelo construído e implantação da proposta de material didático-tecnológico apropriado ao processo de ensino-aprendizagem de ciências a estudantes surdos. Os resultados obtidos incluem um glossário de termos técnico-científicos em Libras e material didático concebido para explicar em Libras como construir e utilizar modelos qualitativos. Conclui-se que modelos qualitativos podem fornecer suporte para elaboração de materiais didáticos que integram recursos visuais e o português escrito a atividades educacionais, oferecendo condições adequadas para a formação de conceitos científicos e para o desenvolvimento do raciocínio lógico de estudantes surdos no processo de educação cientifica.UnB2018-07-15T22:43:50Z2018-07-15T22:43:50Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFELTRINI, Gisele Morisson. Aplicação de modelos qualitativos à educação científica de surdos. 2009. 222 f. Dissertação (Mestrado em em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília. 2009. Orientador: Dr. Paulo Sérgio B. de Almeida e Salleshttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188276FELTRINI, Gisele Morissonporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-15T22:43:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188276Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-15T22:43:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de modelos qualitativos à educação científica de surdos
title Aplicação de modelos qualitativos à educação científica de surdos
spellingShingle Aplicação de modelos qualitativos à educação científica de surdos
FELTRINI, Gisele Morisson
Modelos qualitativos
Surdos
Ensino de ciências
title_short Aplicação de modelos qualitativos à educação científica de surdos
title_full Aplicação de modelos qualitativos à educação científica de surdos
title_fullStr Aplicação de modelos qualitativos à educação científica de surdos
title_full_unstemmed Aplicação de modelos qualitativos à educação científica de surdos
title_sort Aplicação de modelos qualitativos à educação científica de surdos
author FELTRINI, Gisele Morisson
author_facet FELTRINI, Gisele Morisson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FELTRINI, Gisele Morisson
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos qualitativos
Surdos
Ensino de ciências
topic Modelos qualitativos
Surdos
Ensino de ciências
description Esta dissertação investiga o uso de modelos baseados em raciocínio qualitativo como ferramenta para a aquisição de conceitos científicos, o desenvolvimento do raciocínio inferencial e o aperfeiçoamento de competências lingüísticas de estudantes surdos. Para tanto, examina requisitos para a educação de surdos, a partir dos quais se analisam as implicações do uso de modelos qualitativos para o processo ensino-aprendizagem de ciências desses alunos. A fim de introduzir tais modelos em sala de aula, três condições devem ser observadas: (a) a educação deve ser bilíngüe, sendo a língua brasileira de sinais (Libras) a primeira língua dos surdos e o Português escrito, a segunda língua; (b) o vocabulário científico deve ser representado em Libras; (c) o material didático deve seguir a pedagogia visual, apropriada para as necessidades específicas dos surdos. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa e a coleta de informações decorre de cinco ações: um curso de extensão sobre modelos qualitativos para professores de ciências do ensino médio; um grupo de estudo formado por estudantes surdos universitários para criação de sinais em Libras que representem elementos de modelagem qualitativa (primitivos de modelagem); validação, por outro grupo de estudantes surdos e professores, dos sinais criados; validação do modelo construído e implantação da proposta de material didático-tecnológico apropriado ao processo de ensino-aprendizagem de ciências a estudantes surdos. Os resultados obtidos incluem um glossário de termos técnico-científicos em Libras e material didático concebido para explicar em Libras como construir e utilizar modelos qualitativos. Conclui-se que modelos qualitativos podem fornecer suporte para elaboração de materiais didáticos que integram recursos visuais e o português escrito a atividades educacionais, oferecendo condições adequadas para a formação de conceitos científicos e para o desenvolvimento do raciocínio lógico de estudantes surdos no processo de educação cientifica.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2018-07-15T22:43:50Z
2018-07-15T22:43:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FELTRINI, Gisele Morisson. Aplicação de modelos qualitativos à educação científica de surdos. 2009. 222 f. Dissertação (Mestrado em em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília. 2009. Orientador: Dr. Paulo Sérgio B. de Almeida e Salles
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188276
identifier_str_mv FELTRINI, Gisele Morisson. Aplicação de modelos qualitativos à educação científica de surdos. 2009. 222 f. Dissertação (Mestrado em em Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília. 2009. Orientador: Dr. Paulo Sérgio B. de Almeida e Salles
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UnB
publisher.none.fl_str_mv UnB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652112328916992