OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENEZES, JOSÉ ELI OLIVEIRA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AILTON, PERES, LUISE BITTENCOURT
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201903
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar os impactos na formação profissional de alunos que ingressaram no curso de graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA pelas políticas públicas de acesso via ENEM/SiSU sem terem cursado o ensino médio no todo ou em parte. Para desenvolver a pesquisa, utilizou-se como método o estudo de caso, exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas. Os dados foram coletados por meio de um roteiro semiestruturado. Como resultados com a análise obtida foi possível identificar que as universidades brasileiras tornam-se peças fundamentais para o progresso da sociedade. No entanto, estas instituições carecem de recursos financeiros para melhor atender suas atividades fins. O estudo nos revelou as dificuldades enfrentadas pelos alunos que não cursaram o ensino médio no decorrer do curso de graduação, gerando as evasões, que se dão, em partes, pela não compreensão de conteúdos específicos que deveriam ter sido vistos no ensino médio.
id UFSC_20f348c7da6c541280fdb3ceeb4a1d8d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201903
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIOEste estudo teve como objetivo identificar os impactos na formação profissional de alunos que ingressaram no curso de graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA pelas políticas públicas de acesso via ENEM/SiSU sem terem cursado o ensino médio no todo ou em parte. Para desenvolver a pesquisa, utilizou-se como método o estudo de caso, exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas. Os dados foram coletados por meio de um roteiro semiestruturado. Como resultados com a análise obtida foi possível identificar que as universidades brasileiras tornam-se peças fundamentais para o progresso da sociedade. No entanto, estas instituições carecem de recursos financeiros para melhor atender suas atividades fins. O estudo nos revelou as dificuldades enfrentadas pelos alunos que não cursaram o ensino médio no decorrer do curso de graduação, gerando as evasões, que se dão, em partes, pela não compreensão de conteúdos específicos que deveriam ter sido vistos no ensino médio.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:53:01Z2019-11-26T14:53:01Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201903MENEZES, JOSÉ ELI OLIVEIRACERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AILTONPERES, LUISE BITTENCOURTporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:53:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201903Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:53:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO
title OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO
spellingShingle OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO
MENEZES, JOSÉ ELI OLIVEIRA
title_short OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO
title_full OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO
title_fullStr OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO
title_sort OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO
author MENEZES, JOSÉ ELI OLIVEIRA
author_facet MENEZES, JOSÉ ELI OLIVEIRA
CERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AILTON
PERES, LUISE BITTENCOURT
author_role author
author2 CERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AILTON
PERES, LUISE BITTENCOURT
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENEZES, JOSÉ ELI OLIVEIRA
CERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AILTON
PERES, LUISE BITTENCOURT
description Este estudo teve como objetivo identificar os impactos na formação profissional de alunos que ingressaram no curso de graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA pelas políticas públicas de acesso via ENEM/SiSU sem terem cursado o ensino médio no todo ou em parte. Para desenvolver a pesquisa, utilizou-se como método o estudo de caso, exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas. Os dados foram coletados por meio de um roteiro semiestruturado. Como resultados com a análise obtida foi possível identificar que as universidades brasileiras tornam-se peças fundamentais para o progresso da sociedade. No entanto, estas instituições carecem de recursos financeiros para melhor atender suas atividades fins. O estudo nos revelou as dificuldades enfrentadas pelos alunos que não cursaram o ensino médio no decorrer do curso de graduação, gerando as evasões, que se dão, em partes, pela não compreensão de conteúdos específicos que deveriam ter sido vistos no ensino médio.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T14:53:01Z
2019-11-26T14:53:01Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201903
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652379997863936