OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201903 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar os impactos na formação profissional de alunos que ingressaram no curso de graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA pelas políticas públicas de acesso via ENEM/SiSU sem terem cursado o ensino médio no todo ou em parte. Para desenvolver a pesquisa, utilizou-se como método o estudo de caso, exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas. Os dados foram coletados por meio de um roteiro semiestruturado. Como resultados com a análise obtida foi possível identificar que as universidades brasileiras tornam-se peças fundamentais para o progresso da sociedade. No entanto, estas instituições carecem de recursos financeiros para melhor atender suas atividades fins. O estudo nos revelou as dificuldades enfrentadas pelos alunos que não cursaram o ensino médio no decorrer do curso de graduação, gerando as evasões, que se dão, em partes, pela não compreensão de conteúdos específicos que deveriam ter sido vistos no ensino médio. |
id |
UFSC_20f348c7da6c541280fdb3ceeb4a1d8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201903 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIOEste estudo teve como objetivo identificar os impactos na formação profissional de alunos que ingressaram no curso de graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA pelas políticas públicas de acesso via ENEM/SiSU sem terem cursado o ensino médio no todo ou em parte. Para desenvolver a pesquisa, utilizou-se como método o estudo de caso, exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas. Os dados foram coletados por meio de um roteiro semiestruturado. Como resultados com a análise obtida foi possível identificar que as universidades brasileiras tornam-se peças fundamentais para o progresso da sociedade. No entanto, estas instituições carecem de recursos financeiros para melhor atender suas atividades fins. O estudo nos revelou as dificuldades enfrentadas pelos alunos que não cursaram o ensino médio no decorrer do curso de graduação, gerando as evasões, que se dão, em partes, pela não compreensão de conteúdos específicos que deveriam ter sido vistos no ensino médio.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:53:01Z2019-11-26T14:53:01Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201903MENEZES, JOSÉ ELI OLIVEIRACERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AILTONPERES, LUISE BITTENCOURTporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:53:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201903Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:53:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO |
title |
OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO MENEZES, JOSÉ ELI OLIVEIRA |
title_short |
OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO |
title_full |
OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO |
title_sort |
OS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS QUE INGRESSARAM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA DA UNIPAMPA PELO ENEM SEM TEREM CURSADO O ENSINO MÉDIO |
author |
MENEZES, JOSÉ ELI OLIVEIRA |
author_facet |
MENEZES, JOSÉ ELI OLIVEIRA CERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AILTON PERES, LUISE BITTENCOURT |
author_role |
author |
author2 |
CERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AILTON PERES, LUISE BITTENCOURT |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENEZES, JOSÉ ELI OLIVEIRA CERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AILTON PERES, LUISE BITTENCOURT |
description |
Este estudo teve como objetivo identificar os impactos na formação profissional de alunos que ingressaram no curso de graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA pelas políticas públicas de acesso via ENEM/SiSU sem terem cursado o ensino médio no todo ou em parte. Para desenvolver a pesquisa, utilizou-se como método o estudo de caso, exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas. Os dados foram coletados por meio de um roteiro semiestruturado. Como resultados com a análise obtida foi possível identificar que as universidades brasileiras tornam-se peças fundamentais para o progresso da sociedade. No entanto, estas instituições carecem de recursos financeiros para melhor atender suas atividades fins. O estudo nos revelou as dificuldades enfrentadas pelos alunos que não cursaram o ensino médio no decorrer do curso de graduação, gerando as evasões, que se dão, em partes, pela não compreensão de conteúdos específicos que deveriam ter sido vistos no ensino médio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26T14:53:01Z 2019-11-26T14:53:01Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-07-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201903 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-07-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652379997863936 |