Para além da atividade de ensinar: os sentidos do trabalho produzidos por docentes do ciclo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Camila
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189924
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
id UFSC_21240d471bd3ffe4598e4033257b1a6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189924
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Para além da atividade de ensinar: os sentidos do trabalho produzidos por docentes do ciclo de alfabetizaçãoPsicologiaPrática de ensinoProfessores alfabetizadoresAlfabetizaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.O presente estudo, desenvolvido a partir da perspectiva da Teoria Histórico Cultural e inserido na área da Psicologia Social do Trabalho, teve como objetivo investigar quais são os sentidos do trabalho produzidos por docentes do Ciclo de Alfabetização, em face as atuais transformações observadas no mundo do trabalho e na reestruturação da Educação Básica. Por meio de entrevistas recorrentes, fotografias e observações no cotidiano, registradas em Diário de Campo, foi desenvolvido um estudo qualitativo com três docentes do Ciclo de Alfabetização de uma escola da rede pública municipal de educação do município de Florianópolis SC. As análises das entrevistas foram realizadas a partir da proposta dos Núcleos de Significação e para a construção das discussões foram utilizados também os registros do Diários de campo e as fotografias. A partir disso foram estruturados três Núcleos de Significação que expressam os sentidos do trabalho produzidos pelas(os) docentes. Sendo que o primeiro que diz respeito as Histórias de Vida das(os) docentes, articuladas a partir das suas trajetórias de estudo e trabalho, o segundo que diz respeito às particularidades do trabalho de cada docente constituídas a partir das compreensões sobre o ser docente e a atuação docente e ainda articuladas no cotidiano escolar, e o terceiro núcleo que diz respeito as relações que as(os) docentes estabelecem com os outros sujeitos que compõem o seu cotidiano escolar. Por fim, observou-se que no atual contexto das transformações no mundo do trabalho e das reestruturações do Ensino Básico, especialmente no Ensino Fundamental, as(os) docentes do Ciclo de Alfabetização para além da atividade de ensinar produzem sentidos sobre as suas experiências de trabalho, os quais são constituídos por movimentos e contradições.Abstract : The present study, developed from a Cultural Historical Theory perspective and inserted in a Work s Social Psychology area, had as an objective investigate which are the work s purpose produced by teachers of the Literacy Cycle, towards the current changes observed in labor s world and in restructuring of Basic Education. Through recurrent interviews, photographs and daily observations, registered in Field Diary, was developed a qualitative study with three Literacy s Cycle teachers of Florianópolis SC public school system. Interviews analysis was made based on the Signification Nucleuses proposal and for making the discussions were also used Field s Diary records and the photographs. Based on this were structured three Signification Nucleuses which expresses the work s purpose produced by the teachers. Being the first one that concerns teachers Life Stories, articulated from their trajectories of study and work, the second one concerns the work s particularities of each teacher constituted from the understandings about Being a teacher and still articulated with daily school life, and the third nucleus that concerns the relations that teachers establish with others subjects that constitute their daily school life. Finally, it was observed that the changes in labor s world and the restructuring of Basic Education, especially Elementary Education, the Literacy s Cycle teachers beside the activity of teaching they produce purposes about their work experiences, which are constituted by movements and contradictions.Coutinho, Maria ChalfinUniversidade Federal de Santa CatarinaTrindade, Camila2018-09-15T04:45:24Z2018-09-15T04:45:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis172 p.| il.application/pdf354242https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189924porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-15T04:45:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189924Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-15T04:45:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Para além da atividade de ensinar: os sentidos do trabalho produzidos por docentes do ciclo de alfabetização
title Para além da atividade de ensinar: os sentidos do trabalho produzidos por docentes do ciclo de alfabetização
spellingShingle Para além da atividade de ensinar: os sentidos do trabalho produzidos por docentes do ciclo de alfabetização
Trindade, Camila
Psicologia
Prática de ensino
Professores alfabetizadores
Alfabetização
title_short Para além da atividade de ensinar: os sentidos do trabalho produzidos por docentes do ciclo de alfabetização
title_full Para além da atividade de ensinar: os sentidos do trabalho produzidos por docentes do ciclo de alfabetização
title_fullStr Para além da atividade de ensinar: os sentidos do trabalho produzidos por docentes do ciclo de alfabetização
title_full_unstemmed Para além da atividade de ensinar: os sentidos do trabalho produzidos por docentes do ciclo de alfabetização
title_sort Para além da atividade de ensinar: os sentidos do trabalho produzidos por docentes do ciclo de alfabetização
author Trindade, Camila
author_facet Trindade, Camila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Maria Chalfin
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Prática de ensino
Professores alfabetizadores
Alfabetização
topic Psicologia
Prática de ensino
Professores alfabetizadores
Alfabetização
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-15T04:45:24Z
2018-09-15T04:45:24Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 354242
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189924
identifier_str_mv 354242
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 172 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1804766366343888896