O ALFABETIZADOR COMO REFERÊNCIA PARA A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM ALFABETIZAÇÃO
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
DOI: | 10.5216/ia.v38i3.18172 |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18172 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de investigação sobre elementos presentes nos registros mnêmicos relacionados à aprendizagem da leitura e da escrita de professores de escolas públicas municipais de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, expressos em textos do gênero “memórias”. Mediante a análise do conteúdo desses registros, torna-se possível explicitar sob quais referências os professores “alfabetizadores” constroem suas relações com o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. A análise dessas narrativas apontou principalmente para questões relacionadas ao professor como referência para a aprendizagem da leitura e da escrita e, ainda, para aspectos didático-pedagógicos dos saberes em alfabetização como elementos essenciais à constituição da profissionalidade docente. |
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O ALFABETIZADOR COMO REFERÊNCIA PARA A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM ALFABETIZAÇÃOProfessores AlfabetizadoresProfissionalidade DocenteAlfabetizaçãoNarrativas.Este artigo apresenta resultados de investigação sobre elementos presentes nos registros mnêmicos relacionados à aprendizagem da leitura e da escrita de professores de escolas públicas municipais de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, expressos em textos do gênero “memórias”. Mediante a análise do conteúdo desses registros, torna-se possível explicitar sob quais referências os professores “alfabetizadores” constroem suas relações com o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. A análise dessas narrativas apontou principalmente para questões relacionadas ao professor como referência para a aprendizagem da leitura e da escrita e, ainda, para aspectos didático-pedagógicos dos saberes em alfabetização como elementos essenciais à constituição da profissionalidade docente.Faculdade de Educação (UFG)2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/1817210.5216/ia.v38i3.18172Journal Inter-Ação; Vol. 38 No. 3 (2013); 695-710Revista Inter Ação; Vol. 38 Núm. 3 (2013); 695-710Revista Inter-Ação; v. 38 n. 3 (2013); 695-7101981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18172/15672Ribeiro, Amélia Escotto do AmaralBaptista, Alessandra RibeiroRibeiro, Alexandre do Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-07T18:41:09Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/18172Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:30.280783Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
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