O ALFABETIZADOR COMO REFERÊNCIA PARA A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM ALFABETIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Baptista, Alessandra Ribeiro, Ribeiro, Alexandre do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
DOI: 10.5216/ia.v38i3.18172
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18172
Resumo: Este artigo apresenta resultados de investigação sobre elementos presentes nos registros mnêmicos relacionados à aprendizagem da leitura e da escrita de professores de escolas públicas municipais de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, expressos em textos do gênero “memórias”. Mediante a análise do conteúdo desses registros, torna-se possível explicitar sob quais referências os professores “alfabetizadores” constroem suas relações com o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. A análise dessas narrativas apontou principalmente para questões relacionadas ao professor como referência para a aprendizagem da leitura e da escrita e, ainda, para aspectos didático-pedagógicos dos saberes em alfabetização como elementos essenciais à constituição da profissionalidade docente.
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