Validação de face, conteúdo e construto de um simulador para treinamento de habilidades básicas de histeroscopia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219179 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2019. |
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Validação de face, conteúdo e construto de um simulador para treinamento de habilidades básicas de histeroscopiaCiências médicasHisteroscopiaEstudos de validaçãoImpressão em três dimensõesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2019.O ensino da histeroscopia requer o desenvolvimento de habilidades psicomotoras específicas. A simulação permite o emprego da prática deliberada para o treinamento dessas habilidades. Existem poucos modelos validados em histeroscopia. Este estudo tem como objetivo avaliar a validação de conteúdo, face e construto de um simulador desenvolvido para treinamento de habilidades básicas de histeroscopia: navegação histeroscópica; biópsia dirigida e uso de pinças de tração. Método: 25 ginecologistas com experiência em histeroscopia e 30 residentes da especialidade de tocoginecologia, com pouco ou nenhum contato com histeroscopia, participaram deste estudo prospectivo observacional. O simulador consiste em três modelos confeccionados por impressão 3D, revestidos com silicone texturizado, de coloração rósea, fixados no interior de uma caixa fechada. Preservativos masculinos vermelhos unem os modelos aos orifícios feitos na parede lateral da caixa simulando as vaginas. Cada um dos modelos foi projetado para desenvolver um tipo de habilidade histeroscópica básica: navegação histeroscópica, biópsia dirigida e remoção de corpo estranho. Os participantes realizaram cinco simulações em cada um dos modelos. Os procedimentos foram filmados, cronometrados e o desempenho dos participantes foi avaliado por três observadores independentes por meio de uma lista de verificação específica. Especialistas avaliaram a validade de face e de conteúdo, baseados no realismo do modelo, nas tarefas desempenhadas no simulador e na percepção da utilização dos exercícios para os treinamentos dos residentes usando escalas de 4 postos (1 = nada realístico; 4 = totalmente realístico). Comparações entre os escores atribuídos ao desempenho dos especialistas e dos residentes foram usadas para avaliar a validade de construto do simulador. Resultados: a mediana dos escores (25o ? 75o percentis; valor de p) 4 (3 ? 4; p < 0,001) e a experiência cirúrgica associada aos procedimentos simulados 4 (3 ? 4; p < 0,001) indicaram percepções positivas sobre realismo da cavidade interna dos modelos uterinos. Mediana dos escores de 4 (3 ? 4; p < 0,001) foram atribuídas ao realismo e a utilidade das tarefas executadas no simulador para aprimorar o treinamento dos residentes em histeroscopia. Os escores do desempenho técnico dos especialistas foi constante durante as cinco tentativas e foi significativamente maior do que dos residentes para os exercícios de navegação (F(1,53) = 56,66; p < 0,001), biópsia dirigida (F(1,53) = 22,45; p < 0,001) e remoção de corpo estranho (F(1,53) = 58,51; p < 0,001). O desempenho dos residentes melhorou nos três exercícios: navegação histeroscópica (F(1,53) = 182,44; p < 0,001); biópsia endometrial dirigida (F(1,53) = 110,53; p < 0,001); e remoção de corpo estranho (F(1,53) = 58,62; p < 0,001). O tempo dos especialistas para completar as tarefas foi significativamente menor quando comparado aos residentes nas cinco tentativas (p < 0,001) nos três exercícios: navegação (F(1,48) = 25,46; p < 0,001); biópsia dirigida (F(1,46) = 31,20; p < 0,001); remoção de corpo estranho (F(1,50) = 69,8; p < 0,001). O tempo dos residentes para completar as tarefas diminuiu significativamente ao longo da sequência dos exercícios. Conclusão: o novo simulador desenvolvido para a aquisição de habilidades básicas de histeroscopia ambulatorial demonstrou validade de conteúdo, face e construto. Consequentemente, o simulador está associado a experiências educacionais realísticas e discrimina os níveis de desempenho.<br>Abstract: Hysteroscopy training requires the development of specific psychomotor skills. Simulation allows for the employment of deliberate practice for training such skills. Few validated models exist in hysteroscopy. The main objective of this study is to determine content,face and construct validity of a simulator designed for training basic hysteroscopy skills: hysteroscopic navigation, directed biopsy, and the handling of grasping forceps. Methods: twenty-five hysteroscopy experts and 30 gynecology residents participated in this prospective observational study. The simulator consists of three color-textured, silicone-coated anthropomorphic uterine models manufactured by 3D impression and fixed inside a sealed cardboard box. Red-colored male condoms join the models to apertures in the box wall, simulating vaginas. Each uterine model in the simulator was designed to develop one of the following basic hysteroscopic skills: hysteroscopic navigation, directed biopsy, and foreign body removal. Participants performed five attempts on each model. The procedures were filmed, timed and participants´ performance was evaluated by three independent observers according to a specific verification list. Experts assessed face and content validity based on the realism of the model, on the tasks performed in the simulator and on the perceived utility of the exercises performed to the training of novices, using a 4 point scale (1= not realistic; 4 = totally realistic). Statistical discrimination between expert and resident performance was used to determine construct validity of the simulator. Results: median scores (25th ? 75th percentiles; p-value) 4 (3 ? 4; p < 0.001) and surgical experience associated to the simulated procedures 4 (3 ? 4; p < 0.001) indicated positive perceptions as to the realism of the internal cavity of the simulator. Median scores of 4 (3 ? 4; p < 0.001) were assigned to the realism and utility of the tasks performed in the simulator for enhancing novice training in hysteroscopy. Expert performance scores were significantly higher and task completion times were significantly lower than those of novices in the navigation exercise (F(1,53) = 56.66; p < 0.001), the directed biopsy exercise (F(1,53) = 22.45; p < 0.001), and the foreign body removal exercise (F(1,53) = 58.51; p < 0.001). Novices´ performance improved p < 0.001); directed endometrial biopsy (F(1,53) = 110.53; p < 0.001); and foreign body removal (F(1,53) = 58.62; p < 0.001). Experts´ task completion times were significantly lower when compared to that of novices in the five attempts (p < 0,001) of the exercises: navigation (F(1,48) = 25.46; p < 0.001); directed biopsy (F(1,46) = 31.20; p < 0.001); and foreign body removal (F(1,50) = 69.8; p < 0.001). Novices´ task completion times diminished significantly throughout the sequence of exercises. Conclusions: the novel simulator designed for the acquisition of basic skills in hysteroscopy demonstrated face, content and construct validity. Accordingly, the simulator is associated with experiences that are realistic and educationally useful, and it discriminates levels of performance.Oliveira Filho, Getúlio Rodrigues deUniversidade Federal de Santa CatarinaPanazzolo, Ana Rita Peixoto2021-01-14T18:01:55Z2021-01-14T18:01:55Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis66 p.| il., gráfs.application/pdf370776https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219179porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:01:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219179Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:01:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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