Revistando o experimento da água turva à água clara: um novo olhar a partir da utilização de TDCI’S e abordagens CTS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230018 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
id |
UFSC_213d4c29a7a31fcfd2d76ce8cc1d3cdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230018 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Revistando o experimento da água turva à água clara: um novo olhar a partir da utilização de TDCI’S e abordagens CTS.Ensino de químicaLaboratório de químicaCiência tecnologia e sociedadeTecnologia digitais da informação e comounicaçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.As aulas práticas de laboratório têm demasiada importância na formação dos discentes dos cursos de ciências. Com esse propósito decidimos aplicar nessas experiencias inserções de didáticas mais modernas a partir da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) e também uma abordagem direcionada ao cotidiano dos alunos através das Ciências de Tecnologia e Sociedade (CTS). A metodologia a ser desenvolvida amplia os horizontes dos experimentos trabalhados dentro dos laboratórios da Universidade, se desenvolvendo através de um experimento simples presente na apostila da disciplina QMC5119 – “Introdução ao Laboratório de Química”, onde é esperado que os alunos devam perceber um maior aproveitamento dos conhecimentos adquiridos e apresentados durante os experimentos devido a diferença de abordagem tomada neste roteiro experimental utilizando as TDIC’s e também a abordagem CTS citadas acima para criar uma maior inserção dos discentes nas práticas. Nesse sentido o uso do smartphone vem como um novo olhar, uma nova dinâmica dentro do laboratório, o utilizando como um substituto direto do espectrofotômetro, sendo então viável não apenas para ser utilizado no laboratório da Universidade Federal de Santa Catarina, mas também em ambientes não-formais de ensino e em escolas públicas, onde muitas vezes não existe um espaço físico destinado para o laboratório ou mesmo não possui equipamentos capazes de realizar as mesmas experiencias com desempenho parecido. Palavras-chave: TDIC’s; CTS; laboratório; smartphones;The practical laboratory classes are very important in the training of students in science courses. With this purpose, we decided to apply in these experiences insertions of more modern didactics from the use of Digital Technologies of Information and Communication (DTIC's) and also an approach directed to the daily life of students through Science of Technology and Society (STS). The methodology to be developed expands the horizons of the experiments carried out within the laboratories of the University, developing through a simple experiment present in the QMC5119 course booklet - "Introduction to the Chemistry Laboratory", where it is expected that students should realize greater use the knowledge acquired and presented during the experiments due to the difference in approach taken in this experimental script using the DTIC's and also the STS approach mentioned above to create a greater inclusion of students in the practices. In this sense, the use of the smartphone comes as a new look, a new dynamic within the laboratory, using it as a direct replacement for the spectrophotometer, making it viable not only to be used in the laboratory of the Federal University of Santa Catarina, but also in non-standard environments. - formal teaching and in public schools, where there is often no physical space for the laboratory or even equipment capable of performing the same experiments with similar performance. Key words: DTIC’s; STS; laboratory; smartphones;Florianópolis, SCGesser, José CarlosUniversidade Federal de Santa CatarinaVaz, Antonio Carlos D'Avilla2021-11-17T16:31:23Z2021-11-17T16:31:23Z2021-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis41 (Quarenta e uma) páginas.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230018info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-11-17T16:32:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230018Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-17T16:32:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revistando o experimento da água turva à água clara: um novo olhar a partir da utilização de TDCI’S e abordagens CTS. |
title |
Revistando o experimento da água turva à água clara: um novo olhar a partir da utilização de TDCI’S e abordagens CTS. |
spellingShingle |
Revistando o experimento da água turva à água clara: um novo olhar a partir da utilização de TDCI’S e abordagens CTS. Vaz, Antonio Carlos D'Avilla Ensino de química Laboratório de química Ciência tecnologia e sociedade Tecnologia digitais da informação e comounicação |
title_short |
Revistando o experimento da água turva à água clara: um novo olhar a partir da utilização de TDCI’S e abordagens CTS. |
title_full |
Revistando o experimento da água turva à água clara: um novo olhar a partir da utilização de TDCI’S e abordagens CTS. |
title_fullStr |
Revistando o experimento da água turva à água clara: um novo olhar a partir da utilização de TDCI’S e abordagens CTS. |
title_full_unstemmed |
Revistando o experimento da água turva à água clara: um novo olhar a partir da utilização de TDCI’S e abordagens CTS. |
title_sort |
Revistando o experimento da água turva à água clara: um novo olhar a partir da utilização de TDCI’S e abordagens CTS. |
author |
Vaz, Antonio Carlos D'Avilla |
author_facet |
Vaz, Antonio Carlos D'Avilla |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gesser, José Carlos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Antonio Carlos D'Avilla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Laboratório de química Ciência tecnologia e sociedade Tecnologia digitais da informação e comounicação |
topic |
Ensino de química Laboratório de química Ciência tecnologia e sociedade Tecnologia digitais da informação e comounicação |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-17T16:31:23Z 2021-11-17T16:31:23Z 2021-09-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230018 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
41 (Quarenta e uma) páginas. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652216105435136 |