Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medina, Nelkis de la Orden
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87555
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_21434d15011086fce27addcbe1650e51
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87555
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativaEngenharia de produçãoAprendizagemInteratividadePensamentoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Para corresponder ao desafio de compreender e explicar como o processo de construção do conhecimento acontece, esta pesquisa tem por objetivo a proposta de um método de investigação qualitativa para avaliar o processo de construção do conhecimento em cenários de escrita colaborativa. Buscou-se analisar e comparar o processo de aprendizagem em dois cenários: escrita colaborativa tradicional e escrita colaborativa apoiada por computador (editor colaborativo Equitext). Partiu-se de duas premissas. A primeira foi de que os sistemas de aprendizagem colaborativa apoiados por computador e, especificamente, os editores colaborativos, deveriam favorecer o pensamento crítico e, conseqüentemente, o aprendizado profundo. A segunda, que os editores colaborativos deveriam oferecer melhores condições para o processo de construção colaborativa de um texto em relação ao processo de escrita tradicional. Foram então projetados num segundo momento os experimentos que permitissem a coleta de dados nos dois cenários diferentes. Buscou-se na literatura, indicadores de pensamento crítico através dos quais se pudesse demonstrar a existência de pensamento crítico no processo de criação de um texto coletivo. Esses indicadores serviram de base para a comparação dos perfis de aprendizagem em cada cenário e em cada etapa da escrita colaborativa. Conseguiu-se demonstrar quais resultados, em termos de desenvolvimento de pensamento crítico, podem ser obtidos em ambientes de aprendizagem colaborativa, especificamente em cenários de escrita colaborativa. Relacionaram-se os índices de pensamento crítico com os níveis de interatividade e com os tipos de pensamento do Modelo de Pensamento Integrado em cada etapa da escrita colaborativa. Verificou-se que a aprendizagem é um processo social, que tem lugar em colaboração com os outros dentro de contextos específicos, e que a escrita colaborativa apoiada por computador se apresenta como uma poderosa ferramenta para favorecer a aprendizagem significativa.Florianópolis, SCFreitas Filho, Paulo Jose deUniversidade Federal de Santa CatarinaMedina, Nelkis de la Orden2012-10-21T21:58:07Z2012-10-21T21:58:07Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis100 f.| grafs., tabs.application/pdf208534http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87555porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T00:27:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87555Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T00:27:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa
title Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa
spellingShingle Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa
Medina, Nelkis de la Orden
Engenharia de produção
Aprendizagem
Interatividade
Pensamento
title_short Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa
title_full Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa
title_fullStr Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa
title_full_unstemmed Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa
title_sort Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa
author Medina, Nelkis de la Orden
author_facet Medina, Nelkis de la Orden
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas Filho, Paulo Jose de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Medina, Nelkis de la Orden
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Aprendizagem
Interatividade
Pensamento
topic Engenharia de produção
Aprendizagem
Interatividade
Pensamento
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T21:58:07Z
2012-10-21T21:58:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 208534
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87555
identifier_str_mv 208534
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100 f.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652081417945088