Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87555 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_21434d15011086fce27addcbe1650e51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87555 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativaEngenharia de produçãoAprendizagemInteratividadePensamentoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Para corresponder ao desafio de compreender e explicar como o processo de construção do conhecimento acontece, esta pesquisa tem por objetivo a proposta de um método de investigação qualitativa para avaliar o processo de construção do conhecimento em cenários de escrita colaborativa. Buscou-se analisar e comparar o processo de aprendizagem em dois cenários: escrita colaborativa tradicional e escrita colaborativa apoiada por computador (editor colaborativo Equitext). Partiu-se de duas premissas. A primeira foi de que os sistemas de aprendizagem colaborativa apoiados por computador e, especificamente, os editores colaborativos, deveriam favorecer o pensamento crítico e, conseqüentemente, o aprendizado profundo. A segunda, que os editores colaborativos deveriam oferecer melhores condições para o processo de construção colaborativa de um texto em relação ao processo de escrita tradicional. Foram então projetados num segundo momento os experimentos que permitissem a coleta de dados nos dois cenários diferentes. Buscou-se na literatura, indicadores de pensamento crítico através dos quais se pudesse demonstrar a existência de pensamento crítico no processo de criação de um texto coletivo. Esses indicadores serviram de base para a comparação dos perfis de aprendizagem em cada cenário e em cada etapa da escrita colaborativa. Conseguiu-se demonstrar quais resultados, em termos de desenvolvimento de pensamento crítico, podem ser obtidos em ambientes de aprendizagem colaborativa, especificamente em cenários de escrita colaborativa. Relacionaram-se os índices de pensamento crítico com os níveis de interatividade e com os tipos de pensamento do Modelo de Pensamento Integrado em cada etapa da escrita colaborativa. Verificou-se que a aprendizagem é um processo social, que tem lugar em colaboração com os outros dentro de contextos específicos, e que a escrita colaborativa apoiada por computador se apresenta como uma poderosa ferramenta para favorecer a aprendizagem significativa.Florianópolis, SCFreitas Filho, Paulo Jose deUniversidade Federal de Santa CatarinaMedina, Nelkis de la Orden2012-10-21T21:58:07Z2012-10-21T21:58:07Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis100 f.| grafs., tabs.application/pdf208534http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87555porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T00:27:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87555Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T00:27:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa |
title |
Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa |
spellingShingle |
Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa Medina, Nelkis de la Orden Engenharia de produção Aprendizagem Interatividade Pensamento |
title_short |
Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa |
title_full |
Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa |
title_fullStr |
Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa |
title_full_unstemmed |
Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa |
title_sort |
Avaliação do pensamento crítico em um cenário de escrita colaborativa |
author |
Medina, Nelkis de la Orden |
author_facet |
Medina, Nelkis de la Orden |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas Filho, Paulo Jose de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medina, Nelkis de la Orden |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Aprendizagem Interatividade Pensamento |
topic |
Engenharia de produção Aprendizagem Interatividade Pensamento |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T21:58:07Z 2012-10-21T21:58:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
208534 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87555 |
identifier_str_mv |
208534 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
100 f.| grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652081417945088 |