Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitários
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87632 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Psicologia |
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Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitáriosPsicologiaProfessores universitariosStress ocupacionalTrabalho -Aspectos fisiologicosTrabalho -Aspectos psicologicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em PsicologiaA presente pesquisa teve como objetivo a caracterização do estresse ocupacional e suas estratégias de enfrentamento em professores universitários da rede pública federal da área das Ciências Sociais e Humanas. Neste sentido, foi proposto um instrumento elaborado com questões objetivas e estruturado em quatro partes referentes ao perfil da população, aos estressores ocupacionais, às estratégias de enfrentamento e aos sintomas relacionados ao estresse. Por meio da análise fatorial cinco focos potenciais de estresse foram evidenciados neste local de trabalho: A) relação com os colegas; B) condições físicas do ambiente de trabalho e auxílio financeiro para atividades profissionais; C) condições e atividades próprias da docência; D) interface trabalho/lazer e E) atividades burocráticas. Os dados referentes às estratégias de enfrentamento foram analisados através dos mesmos procedimentos adotados com os estressores, tendo sido encontradas três dimensões fatoriais: A) confronto; B) evasão e C) busca de suporte social. Os sintomas foram distribuídos em dois grupos por meio da análise fatorial: A) sintomas físicos e B) sintomas próprios do ambiente de trabalho. Por fim, aplicada a correlação (de Pearson) entre esses e as fontes de estresse supracitadas, foi constada uma positiva e expressiva relação entre ambos com exceção do terceiro fator de estressores, o qual se refere a condições a atividades próprias da docência.Florianópolis, SCMedeiros, José GonçalvesUniversidade Federal de Santa CatarinaScherer, Clarissa Giuliani2012-10-21T23:16:23Z2012-10-21T23:16:23Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f.| grafs., tabs.application/pdf209314http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87632porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T05:46:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87632Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T05:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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