Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Clarissa Giuliani
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87632
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Psicologia
id UFSC_214558471eab4a32991e2dbb8dea0a25
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87632
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitáriosPsicologiaProfessores universitariosStress ocupacionalTrabalho -Aspectos fisiologicosTrabalho -Aspectos psicologicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em PsicologiaA presente pesquisa teve como objetivo a caracterização do estresse ocupacional e suas estratégias de enfrentamento em professores universitários da rede pública federal da área das Ciências Sociais e Humanas. Neste sentido, foi proposto um instrumento elaborado com questões objetivas e estruturado em quatro partes referentes ao perfil da população, aos estressores ocupacionais, às estratégias de enfrentamento e aos sintomas relacionados ao estresse. Por meio da análise fatorial cinco focos potenciais de estresse foram evidenciados neste local de trabalho: A) relação com os colegas; B) condições físicas do ambiente de trabalho e auxílio financeiro para atividades profissionais; C) condições e atividades próprias da docência; D) interface trabalho/lazer e E) atividades burocráticas. Os dados referentes às estratégias de enfrentamento foram analisados através dos mesmos procedimentos adotados com os estressores, tendo sido encontradas três dimensões fatoriais: A) confronto; B) evasão e C) busca de suporte social. Os sintomas foram distribuídos em dois grupos por meio da análise fatorial: A) sintomas físicos e B) sintomas próprios do ambiente de trabalho. Por fim, aplicada a correlação (de Pearson) entre esses e as fontes de estresse supracitadas, foi constada uma positiva e expressiva relação entre ambos com exceção do terceiro fator de estressores, o qual se refere a condições a atividades próprias da docência.Florianópolis, SCMedeiros, José GonçalvesUniversidade Federal de Santa CatarinaScherer, Clarissa Giuliani2012-10-21T23:16:23Z2012-10-21T23:16:23Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f.| grafs., tabs.application/pdf209314http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87632porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T05:46:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87632Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T05:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitários
title Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitários
spellingShingle Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitários
Scherer, Clarissa Giuliani
Psicologia
Professores universitarios
Stress ocupacional
Trabalho -
Aspectos fisiologicos
Trabalho -
Aspectos psicologicos
title_short Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitários
title_full Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitários
title_fullStr Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitários
title_full_unstemmed Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitários
title_sort Estresse e estratégias de enfrentamento em professores universitários
author Scherer, Clarissa Giuliani
author_facet Scherer, Clarissa Giuliani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, José Gonçalves
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Clarissa Giuliani
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Professores universitarios
Stress ocupacional
Trabalho -
Aspectos fisiologicos
Trabalho -
Aspectos psicologicos
topic Psicologia
Professores universitarios
Stress ocupacional
Trabalho -
Aspectos fisiologicos
Trabalho -
Aspectos psicologicos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Psicologia
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T23:16:23Z
2012-10-21T23:16:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 209314
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87632
identifier_str_mv 209314
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 f.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652088500027392