Estratégias de enfrentamento de estressores ocupacionais em professores universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86975 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
id |
UFSC_88794f400e56cca7795fc333c683c44e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86975 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estratégias de enfrentamento de estressores ocupacionais em professores universitáriosPsicologiaProfessores universitariosStress ocupacionalStress ocupacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaO objetivo deste estudo foi caracterizar as estratégias de enfrentamento de estresse (coping) no trabalho de professores universitários de instituições privadas. Cento e dois professores participaram deste estudo, respondendo a questionários sobre estratégias de enfrentamento, manejo de sintomas e sintomas de estresse. As medidas foram auto-aplicadas e entregues, após o preenchimento, à pesquisadora. As estratégias mais utilizadas foram: de controle, seguida de confronto e de esquiva. Dentre as estratégias de controle as mais freqüentes foram: (1) procurar cumprir, da melhor maneira, suas atividades. (2) responder a solicitações da instituição. Dentre as de confronto, foram: (1) procurar realizar as atividades mais importantes. (2) discutir queixas discentes com a coordenação. (3) defender idéias quando há divergências teóricas. Dentre as de esquiva, foram: (1) quanto ao excesso de alunos pensa que não há o que fazer. (2) evitar dar atenção à saída constante de alunos da sala de aula. (3) evitar contato com alguns colegas de trabalho. O suporte social foi um dos manejos que mostrou correlação negativa significativa com a estratégia esquiva e positiva e significativamente relacionada com a estratégia controle, dado favorecedor de impacto positivo sobre a saúde. Os resultados forneceram evidências de que os professores apresentam sintomas de estresse e, dentre os mais freqüentes, estão sensação de desgaste físico, tensão muscular, cansaço excessivo, irritabilidade e ansiedade.Florianópolis, SCMedeiros, José GonçalvesUniversidade Federal de Santa CatarinaPeixoto, Cristiani do Nascimento2012-10-21T13:00:17Z2012-10-21T13:00:17Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 86 f.| il., tabs.application/pdf222007http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86975porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T04:35:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86975Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T04:35:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de enfrentamento de estressores ocupacionais em professores universitários |
title |
Estratégias de enfrentamento de estressores ocupacionais em professores universitários |
spellingShingle |
Estratégias de enfrentamento de estressores ocupacionais em professores universitários Peixoto, Cristiani do Nascimento Psicologia Professores universitarios Stress ocupacional Stress ocupacional |
title_short |
Estratégias de enfrentamento de estressores ocupacionais em professores universitários |
title_full |
Estratégias de enfrentamento de estressores ocupacionais em professores universitários |
title_fullStr |
Estratégias de enfrentamento de estressores ocupacionais em professores universitários |
title_full_unstemmed |
Estratégias de enfrentamento de estressores ocupacionais em professores universitários |
title_sort |
Estratégias de enfrentamento de estressores ocupacionais em professores universitários |
author |
Peixoto, Cristiani do Nascimento |
author_facet |
Peixoto, Cristiani do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, José Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Cristiani do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Professores universitarios Stress ocupacional Stress ocupacional |
topic |
Psicologia Professores universitarios Stress ocupacional Stress ocupacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T13:00:17Z 2012-10-21T13:00:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
222007 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86975 |
identifier_str_mv |
222007 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
x, 86 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651906265907200 |