Inteligência Computacional aplicada à Gestão Universitária: Evasão Discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nassar1, Silvia M
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Rovaris Neto2, Eugênio, Catapan, Araci Hack, Pires, Maria Marlene de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35808
Resumo: Este artigo mostra o desenvolvimento de um sistema para a gestão do fenômeno de evasão discente utilizando a modelagem de redes bayesianas. As redes bayesianas representam o conhecimento sobre o fenômeno em um grafo direcionado acíclico, cujos nós de entrada são os fatores que interferem na evasão e o nó de saída os possíveis resultados de um aluno matriculado em um determinado curso. As simulações foram feitas com base no teorema de Bayes e permitem estimar o risco de evasão de um aluno em um curso, a partir do conhecimento histórico da evasão e dos fatores pessoais do discente. A visão específica da evasão num curso por meio de redes bayesianas permite à administração universitária uma gestão pró-ativa desse fenômeno em nível de cada curso, favorecendo tomadas de decisão no percurso do discente, reduzindo assim o risco de evasão.
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