A formação de estudantes de medicina para o cuidado à saúde LGBTI+: estudo comparativo por orientação sexual em uma universidade pública do sul do Brasil, 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Eduardo Silveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224704
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina.
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spelling A formação de estudantes de medicina para o cuidado à saúde LGBTI+: estudo comparativo por orientação sexual em uma universidade pública do sul do Brasil, 2021Gênero e SaúdeSexualidadeMinorias Sexuais e de GêneroEducação MédicaEstudantes de MedicinaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina.INTRODUÇÃO: Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNSILGBT) é formada por um agrupamento de diretrizes e planos, sendo um eixo importante para formação dos profissionais de saúde, por meio de ações e estratégias específicas, para minimizar os efeitos da discriminação de gênero e sexualidade de uma população historicamente marginalizada. Na literatura, encontram-se estudos que evidenciam a falta de carga horária específica para gênero e sexualidade, a falta de transversalidade da temática LGBTI+, ou ainda a falta da abordagem de aspectos socioeconômicos, políticos e raciais da saúde LGBTI+ dentro dos currículos de Medicina no Brasil e no mundo. OBJETIVO: Analisar o conhecimento de alunos LGBTI+ e não-LGBTI+ do curso de graduação de medicina em relação à saúde da população LGBTI+ METODOLOGIA: Estudo qualitativo, em profundidade, com análise de discurso de grupos focais, um com alunos LGBTI+ e outro com alunos não-LGBTI+, sendo aplicado um questionário semi-estruturado, fazendo uso de análise Práticas Discursivas de Spink. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise dos grupos identificou como questões mais pertinentes: pouca carga horária programática; falta de transversalidade; abordagem do tema com olhar pejorativo e preconceituoso; associação da população LGBT com doenças infectocontagiosas ou psiquiátricas; ausência de abordagem dos aspectos socioeconômicos, culturais e raciais da temática; Atenção Primária em Saúde como espaço de maior abertura para discussões sobre gênero e sexualidade; CONSIDERAÇÕES FINAIS: Há uma percepção, em ambos os grupos, que o ensino de saúde LGBTI+ é insuficiente e há um despreparo dos alunos para a abordagem da temática de gênero e sexualidade, o que gera impacto direto na assistência em saúde dessa população. Além disso, faz-se necessário mais estudos sobre educação médica em saúde LGBTI+.INTRODUCTION: The national public policy for the integral health of the LGBT population is formed by a grouping of guidelines and plans, with an important axis being the training of health professionals, through specific actions and strategies, to minimize the effects of gender discrimination and sexuality of a historically marginalized population. In the literature, there are studies that show the lack of specific teaching hours for gender and sexuality, the lack of transversality of the LGBT theme, or the lack of addressing socioeconomic, political and racial aspects of LGBT health within the curricula of Medical Schools in Brazil and the world. OBJECTIVE: To analyze the knowledge of LGBTI+ and non-LGBTI+ students from the undergraduate medical course in relation to the health of the LGBTI+ population. METHODOLOGY: Qualitative, in-depth study with discourse analysis of focus groups, one with LGBTI+ students and the other with non-LGBTI+ students, applying a semi-structured questionnaire, using Spink's Discursive Practices analysis. RESULTS AND DISCUSSION: The analysis of the groups identified the most pertinent issues: little programmatic teaching hours; lack of transversality; approaching the theme with a pejorative and prejudiced look; association of the LGBT population with infectious-contagious or psychiatric diseases; lack of approach of the socioeconomic, cultural and racial aspects of the theme; Primary Care as a space with greater openness to combat cisheteronormative hegemony; FINAL CONSIDERATIONS: There is a perception, in both groups, that LGBTI+ health education is insufficient and that students are unprepared to address the issue of gender and sexuality, which has a direct impact on the health care of this population. In addition, further studies on LGBTI+ health medical education are needed.Florianópolis, SCMoretti-Pires, Rodrigo OtávioUniversidade Federal de Santa CatarinaMedeiros, Eduardo Silveira2021-07-08T18:46:41Z2021-07-08T18:46:41Z2021-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224704info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-07-08T18:46:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224704Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-07-08T18:46:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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