Determinantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as instituições de ensino superior: uma aplicação na Universidade do Extremo Sul Catarinense
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86403 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaPereira, Fernanda Cristina BarbosaSamohyl, Robert Wayne2012-10-21T06:37:28Z2012-10-21T06:37:28Z20032003198634http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86403Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O cenário atual do ensino superior no Brasil, caracterizado pelo excesso de vagas oferecidas, inadimplência e sobretudo pela evasão dos alunos, requer estudos específicos na identificação das causas deste abandono e do custo oculto resultante da deserção dos alunos para as instituições. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver e aplicar uma metodologia utilizando análise fatorial a fim de identificar os fatores que influenciam a decisão do acadêmico de abandonar o sistema de ensino superior. Busca-se ainda calcular o custo desta evasão para as organizações acadêmicas. A implantação do método na UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense - sediada em Criciúma (SC) permitiu identificar os fatores que contribuem para o abandono discente. Os resultados encontrados indicam que a Instituição analisada deixa de aumentar em 10% seu faturamento em função da perda dos alunos. Os fatores que mais influenciam a evasão são aqueles internos à instituição como a infra-estrutura deficitária, acervo desatualizado, métodos de avaliação e deficiência didático-pedagógica dos docentes e aqueles externos ou inerentes ao estudantes tais como, as dificuldades financeiras, a escolha equivocada do curso, falta de base para acompanhar as atividades desenvolvidas no curso escolhido e o fato do aluno ter sido admitido em curso que não foi sua primeira opção. Para reduzir a influência destes fatores e aumentar a rentabilidade, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem avaliar continuamente as expectativas e satisfação dos acadêmicos, identificando os problemas e implantando as soluções, prevenindo a deserção dos acadêmicos.174 f.| il., tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEnsino superiorEvasao universitariaCustosDeterminantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as instituições de ensino superior: uma aplicação na Universidade do Extremo Sul Catarinenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL198634.pdfapplication/pdf708404https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86403/1/198634.pdf743f89a86187f4afa8149e371698eebbMD51TEXT198634.pdf.txt198634.pdf.txtExtracted Texttext/plain305742https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86403/2/198634.pdf.txtd7664fa48fd66f2f36cc06092c9f9147MD52THUMBNAIL198634.pdf.jpg198634.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1077https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86403/3/198634.pdf.jpgf033c9f53a6e788a73c719c13235c7bdMD53123456789/864032013-05-04 00:23:54.046oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86403Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T03:23:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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