Arquivos inflamados: tensões na Revista Brasileira de Poesia (1947-1956)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carlos Speck
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249833
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.
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spelling Arquivos inflamados: tensões na Revista Brasileira de Poesia (1947-1956)Literatura brasileiraPoesiaSapotaceaSapotiDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.A dissertação apresenta uma análise da Revista Brasileira de Poesia a partir dos estudos literários e do periodismo literário e cultural. É defendida a ideia de que a revista literária pode ser vista como um arquivo, levando em con ta suas tensões temporais e paradoxos. A hipótese é que a Revista Brasileira de Poesia , entre 1947 e 1956, reuniu um grupo de poetas que já estava se formando e que se desdobrou em outras ativid a des sociais como no I Congresso Paulista de Poesia, no Clube de Poesia de São Paulo, na participação no jornal Correio Paulistano , entre outras. Portanto, a revista se tornou um veículo para a expressão e formação de um discurso geracional, posteriormente cristalizado na expressão ?geração de 45?, através da divulga ção de suas ideias, poemas, conferências, traduções de poetas estrangeiros e na procura constante da legitimidade poética. Desse modo, a revista reflete sua preocupação em criar uma narrativa coletiva e sua inserção em uma trama de discurso mais ampla. Com o espaço de tensões arquivísticas, a Revista Brasileira de Poesia trabalha para seu próprio fim, corre s podendo às tentativas de autorreflexão dos poetas arcontes com um crescente esvaziamento da poesia na revista e, consequentemente, dos sentidos de um grupo.Abstract: The dissertation presents an analysis of the Revista Brasileira de Poesia from the perspective of literary studies and literary and cultural journalism. The idea is defended that the little magazine can be seen as an archive, taking into account its temporal tensions and paradoxes. The hypothesis is that the Revista Brasileira de Poesia , between 1947 and 1956, brought together a group of poets who were already forming and that expanded into other social activities such as the I Congresso Paulista de Poesia, the Clube de Poesia de São Paulo, participation in the Correio Paulistano newspaper, among others. Therefore, the magazine became a vehicle for the expression and fo r mation of a generational discourse, later crystallized in the expression generation of 45, through the dissemination of its ideas, poems, conferences, translations of foreign poets and the constant search for poetic legitimacy. In this way, the magazine reflects its concern with creating a collective narrative and its insertion into a broader discourse plot. As a space of archival tensions, the Revista Brasileira de Poesia works for its own end, corresponding to the attempts of self reflection of the poet arcontes with a growing emptiness of poetry in the magazine and, consequently, of the meanings of a group.Camargo, Maria Lucia de BarrosUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Carlos Speck2023-09-01T13:04:46Z2023-09-01T13:04:46Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis159 p.| il.application/pdf382662https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249833porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T13:04:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249833Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-01T13:04:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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