O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106714 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_225ce44a7e276961bdc70dadf17d871f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106714 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômicaEngenharia de produçãoErgonomiaProjeto arquitetonicoEstudo e ensinoArquiteturaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2010O presente trabalho propõe um modelo de ensino em disciplinas de projeto arquitetônico. Neste sentido parte da ergonomia cognitiva aplicada aos ateliês de projeto do curso de arquitetura e urbanismo. Para tal, é estruturado em etapas de investigação onde inicialmente organiza-se o referencial teórico dos diversos temas abordados na pesquisa; em seguida apresenta-se um panorama geral do ensino de arquitetura no Brasil; posteriormente, averigua-se a percepção de discentes e docentes por meio de representações gráficas mentais e aplicação de questionários, abordando as relações entre a elaboração de desenhos manuais e o desenvolvimento da percepção espacial sob e enfoque da ergonomia cognitiva; por fim elabora-se e aplica-se um modelo de ensino concentrando-se nos laboratórios acadêmicos de projeto, os ateliês. Para realização desta última etapa, é apresentado estudo de caso, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Assis Gurgacz, em Cascavel - PR. Como resultados e considerando o uso da computação gráfica, verificou-se a influência dos arranjos físicos e organizacionais no desempenho dos discentes, bem como a associação do arquiteto como aquele que domina a graficação manual. A relevância dos resultados traz a eficiência no que concerne à maior permanência em sala quando do re-arranjo físico e organizacional do layout do ateliê acompanhado de maior discussão entre os participantes. Constatou-se também melhoria da qualidade projetual face à metodologia de ensino. A relação ensino/aprendizagem de projeto não segue uma linearidade objetiva e de fácil mensuração e, neste sentido, o aprendizado se efetiva de maneira complexa onde as diversas problemáticas do projeto devem ser avaliadas e debatidas. Os estudos, que permeiam os campos objetivo e subjetivo, por isso, de competência da Ergonomia, podem colaborar com o desenvolvimento de novas práticas em outras áreas profissionais relacionadas à elaboração e concepção de projetos, propiciando melhor eficiência nos processos de criação e produção.Merino, Eugenio Andrés DíazUniversidade Federal de Santa CatarinaFeiber, Fúlvio Natércio2013-12-05T22:04:34Z2013-12-05T22:04:34Z2013-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis205 p.| il., grafs., tabs.application/pdf284360https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106714porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:15:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106714Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:15:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica |
title |
O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica |
spellingShingle |
O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica Feiber, Fúlvio Natércio Engenharia de produção Ergonomia Projeto arquitetonico Estudo e ensino Arquitetura |
title_short |
O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica |
title_full |
O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica |
title_fullStr |
O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica |
title_full_unstemmed |
O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica |
title_sort |
O Ensino de projetos arquitetônicos e o espaço atelier: uma abordagem ergonômica |
author |
Feiber, Fúlvio Natércio |
author_facet |
Feiber, Fúlvio Natércio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Merino, Eugenio Andrés Díaz Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feiber, Fúlvio Natércio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ergonomia Projeto arquitetonico Estudo e ensino Arquitetura |
topic |
Engenharia de produção Ergonomia Projeto arquitetonico Estudo e ensino Arquitetura |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-05T22:04:34Z 2013-12-05T22:04:34Z 2013-12-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
284360 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106714 |
identifier_str_mv |
284360 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
205 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652116862959616 |