Vitrine e a decisão de compra do consumidor no varejo tradicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pujol Filho, Francisco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182087
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPujol Filho, FranciscoPetroll, Martin de La Martinière2017-12-12T03:29:26Z2017-12-12T03:29:26Z2017349659https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182087Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.A vitrine está em toda parte conquistando muitos olhares e despertando muitos desejos. Estudos evidenciam que ela é responsável por proporcionar informação, melhor visibilidade aos produtos, marcas ou serviços com o propósito de motivar ou influenciar as decisões de compra dos consumidores. Neste trabalho a vitrine foi analisada como estratégia de vendas, mas também enquanto um meio de comunicação e meio de informações, com intenção de mudar o comportamento dos indivíduos, influenciando tanto o consumidor a entrar na loja, quanto comprar o produto/mercadoria. O objetivo principal deste estudo é identificar como a vitrine, enquanto um estímulo, influencia no comportamento de compra dos alunos universitários das cidades de Curitiba/PR e Guarapuava/PR, e quais variáveis mais influenciam nessa decisão e no comportamento de compra, variáveis voltadas para o produto/mercadoria ou para a loja. Foi feito um levantamento quantitativo no mês de dezembro de 2016 por meio de aplicação de questionário entre os alunos universitários da Universidade Federal do Paraná, Centro Universitário Campos de Andrade e Universidade do Centro do Paraná, totalizando 364 respondentes. As análises dos dados foram realizadas mediante análise dos dados faltantes e Outliers, normalidade e linearidade da amostra, análise descritiva da amostra e, por último, Análise Modelagem de Equações Estruturais. Como resultado, encontrou-se que tanto a variável voltada para o produto quanto para a loja têm forte influência no comportamento de compras do consumidor, entre elas a promoção e moda em se tratando de produto e conhecimento do produto, e a decisão de entrar na loja em se tratando de loja. Encontrou-se também que as mulheres são mais críticas quando influenciadas pelas variáveis das vitrines. Conclui-se, portanto, que a vitrine tem influência no comportamento do consumidor.Abstract : The showcase is everywhere conquering many glances and arousing many desires. Studies show that it is responsible for providing information, better visibility to products, brands or services for the purpose of motivating or influencing consumers' purchasing decisions. In this work the showcase was analyzed as a sales strategy, but also as a means of communication and information medium, with the intention of changing the behavior of individuals, influencing both the consumer to enter the store, and buying the product / merchandise. The main objective of this study is to identify how the showcase, as a stimulus, influences the buying behavior of university students in the cities of Curitiba/PR and Guarapuava/PR, and which variables influence the decision and buying behavior, variables The product / merchandise or to the store. A quantitative survey was carried out in December 2016 through the application of a questionnaire among university students of the Federal University of Paraná, University Center Campos de Andrade and University of the Center of Paraná, totaling 364 respondents. Data analysis was performed through analysis of missing data and Outliers, normality and linearity of the sample, descriptive analysis of the sample and, finally, Analysis Modeling of Structural Equations. As a result, it was found that both the product-oriented variable and the store have a strong influence on the consumer's buying behavior, including promotion and fashion when it comes to product and product knowledge, and the decision to enter Store when it comes to store. It was also found that women are more critical when influenced by window variables. It is concluded, therefore, that the showcase has influence in the behavior of the consumer.150 p.| il., gráfs., tabs.porAdministraçãoComportamento do consumidorMercadoriasVitrinasVitrine e a decisão de compra do consumidor no varejo tradicionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL349659.pdfapplication/pdf1967778https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/182087/1/349659.pdfc8e6ca7469a12118a035e19b526f7295MD51123456789/1820872017-12-12 01:29:26.373oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182087Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-12T03:29:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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