EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Ricardo Viana Carvalho de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Danilo de Melo, Gonlçaves, Raquel Garcia, Dias, Alexandre Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131783
Resumo: O setor de educação superior privado é um dos dez maiores do Brasil e possui grande evidência no mundo empresarial. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo estudar o desempenho financeiro de nove instituições de ensino superior privadas brasileira, utilizando como referência o cálculo do Economic Value Added (EVA), demonstrando como estas instituições tem se comportando ao longo dos anos, sobretudo em momentos de crises, fusões, oferta de ações na bolsa, dentre outros. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório quantitativo, por meio de coleta de dados documental e bibliográfica em nove instituições de ensino superior privadas nacionalmente reconhecidas. Os resultados mostraram que embora haja um crescimento dos grandes grupos educacionais, eles também possuem uma série de desafios e, em alguns casos, amargam resultados negativos no que se refere ao desempenho, algo que deve ser analisado por empresários que optem por investir no respectivo segmento.
id UFSC_22746222b8e0c7caf3d7a7da3f23d37b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131783
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDEDCompetitividade; Desempenho; Economic Value Added; Educação Superior; Educação Superior Privada.O setor de educação superior privado é um dos dez maiores do Brasil e possui grande evidência no mundo empresarial. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo estudar o desempenho financeiro de nove instituições de ensino superior privadas brasileira, utilizando como referência o cálculo do Economic Value Added (EVA), demonstrando como estas instituições tem se comportando ao longo dos anos, sobretudo em momentos de crises, fusões, oferta de ações na bolsa, dentre outros. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório quantitativo, por meio de coleta de dados documental e bibliográfica em nove instituições de ensino superior privadas nacionalmente reconhecidas. Os resultados mostraram que embora haja um crescimento dos grandes grupos educacionais, eles também possuem uma série de desafios e, em alguns casos, amargam resultados negativos no que se refere ao desempenho, algo que deve ser analisado por empresários que optem por investir no respectivo segmento.INPEAU2015-04-07T16:45:59Z2015-04-07T16:45:59Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131783Paiva, Ricardo Viana Carvalho deCosta, Danilo de MeloGonlçaves, Raquel GarciaDias, Alexandre Teixeiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-07T16:45:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131783Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-07T16:45:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED
title EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED
spellingShingle EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED
Paiva, Ricardo Viana Carvalho de
Competitividade; Desempenho; Economic Value Added; Educação Superior; Educação Superior Privada.
title_short EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED
title_full EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED
title_fullStr EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED
title_sort EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED
author Paiva, Ricardo Viana Carvalho de
author_facet Paiva, Ricardo Viana Carvalho de
Costa, Danilo de Melo
Gonlçaves, Raquel Garcia
Dias, Alexandre Teixeira
author_role author
author2 Costa, Danilo de Melo
Gonlçaves, Raquel Garcia
Dias, Alexandre Teixeira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Ricardo Viana Carvalho de
Costa, Danilo de Melo
Gonlçaves, Raquel Garcia
Dias, Alexandre Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Competitividade; Desempenho; Economic Value Added; Educação Superior; Educação Superior Privada.
topic Competitividade; Desempenho; Economic Value Added; Educação Superior; Educação Superior Privada.
description O setor de educação superior privado é um dos dez maiores do Brasil e possui grande evidência no mundo empresarial. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo estudar o desempenho financeiro de nove instituições de ensino superior privadas brasileira, utilizando como referência o cálculo do Economic Value Added (EVA), demonstrando como estas instituições tem se comportando ao longo dos anos, sobretudo em momentos de crises, fusões, oferta de ações na bolsa, dentre outros. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório quantitativo, por meio de coleta de dados documental e bibliográfica em nove instituições de ensino superior privadas nacionalmente reconhecidas. Os resultados mostraram que embora haja um crescimento dos grandes grupos educacionais, eles também possuem uma série de desafios e, em alguns casos, amargam resultados negativos no que se refere ao desempenho, algo que deve ser analisado por empresários que optem por investir no respectivo segmento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-07T16:45:59Z
2015-04-07T16:45:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131783
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652389292441600