EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131783 |
Resumo: | O setor de educação superior privado é um dos dez maiores do Brasil e possui grande evidência no mundo empresarial. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo estudar o desempenho financeiro de nove instituições de ensino superior privadas brasileira, utilizando como referência o cálculo do Economic Value Added (EVA), demonstrando como estas instituições tem se comportando ao longo dos anos, sobretudo em momentos de crises, fusões, oferta de ações na bolsa, dentre outros. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório quantitativo, por meio de coleta de dados documental e bibliográfica em nove instituições de ensino superior privadas nacionalmente reconhecidas. Os resultados mostraram que embora haja um crescimento dos grandes grupos educacionais, eles também possuem uma série de desafios e, em alguns casos, amargam resultados negativos no que se refere ao desempenho, algo que deve ser analisado por empresários que optem por investir no respectivo segmento. |
id |
UFSC_22746222b8e0c7caf3d7a7da3f23d37b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131783 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDEDCompetitividade; Desempenho; Economic Value Added; Educação Superior; Educação Superior Privada.O setor de educação superior privado é um dos dez maiores do Brasil e possui grande evidência no mundo empresarial. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo estudar o desempenho financeiro de nove instituições de ensino superior privadas brasileira, utilizando como referência o cálculo do Economic Value Added (EVA), demonstrando como estas instituições tem se comportando ao longo dos anos, sobretudo em momentos de crises, fusões, oferta de ações na bolsa, dentre outros. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório quantitativo, por meio de coleta de dados documental e bibliográfica em nove instituições de ensino superior privadas nacionalmente reconhecidas. Os resultados mostraram que embora haja um crescimento dos grandes grupos educacionais, eles também possuem uma série de desafios e, em alguns casos, amargam resultados negativos no que se refere ao desempenho, algo que deve ser analisado por empresários que optem por investir no respectivo segmento.INPEAU2015-04-07T16:45:59Z2015-04-07T16:45:59Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131783Paiva, Ricardo Viana Carvalho deCosta, Danilo de MeloGonlçaves, Raquel GarciaDias, Alexandre Teixeiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-07T16:45:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131783Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-07T16:45:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED |
title |
EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED Paiva, Ricardo Viana Carvalho de Competitividade; Desempenho; Economic Value Added; Educação Superior; Educação Superior Privada. |
title_short |
EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED |
title_full |
EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED |
title_sort |
EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE NOVE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SEGUNDO O MÉTODO ECONOMIC VALUE ADDED |
author |
Paiva, Ricardo Viana Carvalho de |
author_facet |
Paiva, Ricardo Viana Carvalho de Costa, Danilo de Melo Gonlçaves, Raquel Garcia Dias, Alexandre Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Danilo de Melo Gonlçaves, Raquel Garcia Dias, Alexandre Teixeira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Ricardo Viana Carvalho de Costa, Danilo de Melo Gonlçaves, Raquel Garcia Dias, Alexandre Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competitividade; Desempenho; Economic Value Added; Educação Superior; Educação Superior Privada. |
topic |
Competitividade; Desempenho; Economic Value Added; Educação Superior; Educação Superior Privada. |
description |
O setor de educação superior privado é um dos dez maiores do Brasil e possui grande evidência no mundo empresarial. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo estudar o desempenho financeiro de nove instituições de ensino superior privadas brasileira, utilizando como referência o cálculo do Economic Value Added (EVA), demonstrando como estas instituições tem se comportando ao longo dos anos, sobretudo em momentos de crises, fusões, oferta de ações na bolsa, dentre outros. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório quantitativo, por meio de coleta de dados documental e bibliográfica em nove instituições de ensino superior privadas nacionalmente reconhecidas. Os resultados mostraram que embora haja um crescimento dos grandes grupos educacionais, eles também possuem uma série de desafios e, em alguns casos, amargam resultados negativos no que se refere ao desempenho, algo que deve ser analisado por empresários que optem por investir no respectivo segmento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-07T16:45:59Z 2015-04-07T16:45:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131783 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652389292441600 |