DIAGNÓSTICO DE FATORES CONTRIBUINTES À PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/37046 |
Resumo: | Este artigo visa apresentar o resultado de um trabalho do Programa de Assistência Estudantil, no contexto da dimensão Compromisso Social da Instituição definido pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras- REUNI. O trabalho foi realizado como uma das atividades do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e Apoio ao Estudante do campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com o objetivo de diagnosticar os fatores que interferem na situação acadêmica dos estudantes e contribuem para sua permanência no curso. A análise dos dados coletados por meio de questionários foi caracterizada por abordagem qualitativa, de natureza descritiva. O trabalho realizado permitiu constatar, entre outros fatores, que a maioria dos estudantes gostam de seu curso e de estudar na universidade. A falta de tempo para estudar, o nível elevado das aulas e avaliações, bem como a falta de conhecimentos anteriores são os fatores responsáveis, na visão dos estudantes, pela dificuldade de acompanhar o curso e ocasionar reprovação e evasão. |
id |
UFSC_22f14a31a98e08d8f0bbc21926648f5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/37046 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
DIAGNÓSTICO DE FATORES CONTRIBUINTES À PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOREste artigo visa apresentar o resultado de um trabalho do Programa de Assistência Estudantil, no contexto da dimensão Compromisso Social da Instituição definido pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras- REUNI. O trabalho foi realizado como uma das atividades do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e Apoio ao Estudante do campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com o objetivo de diagnosticar os fatores que interferem na situação acadêmica dos estudantes e contribuem para sua permanência no curso. A análise dos dados coletados por meio de questionários foi caracterizada por abordagem qualitativa, de natureza descritiva. O trabalho realizado permitiu constatar, entre outros fatores, que a maioria dos estudantes gostam de seu curso e de estudar na universidade. A falta de tempo para estudar, o nível elevado das aulas e avaliações, bem como a falta de conhecimentos anteriores são os fatores responsáveis, na visão dos estudantes, pela dificuldade de acompanhar o curso e ocasionar reprovação e evasão.INPEAU2012-10-01T20:55:30Z2012-10-01T20:55:30Z2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/37046PENTEADO, ADRIANE DE LIMAGONÇALVES, CINTIA AZEVEDOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-20T13:18:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/37046Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-20T13:18:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIAGNÓSTICO DE FATORES CONTRIBUINTES À PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR |
title |
DIAGNÓSTICO DE FATORES CONTRIBUINTES À PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
DIAGNÓSTICO DE FATORES CONTRIBUINTES À PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PENTEADO, ADRIANE DE LIMA |
title_short |
DIAGNÓSTICO DE FATORES CONTRIBUINTES À PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
DIAGNÓSTICO DE FATORES CONTRIBUINTES À PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
DIAGNÓSTICO DE FATORES CONTRIBUINTES À PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
DIAGNÓSTICO DE FATORES CONTRIBUINTES À PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
DIAGNÓSTICO DE FATORES CONTRIBUINTES À PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR |
author |
PENTEADO, ADRIANE DE LIMA |
author_facet |
PENTEADO, ADRIANE DE LIMA GONÇALVES, CINTIA AZEVEDO |
author_role |
author |
author2 |
GONÇALVES, CINTIA AZEVEDO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PENTEADO, ADRIANE DE LIMA GONÇALVES, CINTIA AZEVEDO |
description |
Este artigo visa apresentar o resultado de um trabalho do Programa de Assistência Estudantil, no contexto da dimensão Compromisso Social da Instituição definido pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras- REUNI. O trabalho foi realizado como uma das atividades do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e Apoio ao Estudante do campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com o objetivo de diagnosticar os fatores que interferem na situação acadêmica dos estudantes e contribuem para sua permanência no curso. A análise dos dados coletados por meio de questionários foi caracterizada por abordagem qualitativa, de natureza descritiva. O trabalho realizado permitiu constatar, entre outros fatores, que a maioria dos estudantes gostam de seu curso e de estudar na universidade. A falta de tempo para estudar, o nível elevado das aulas e avaliações, bem como a falta de conhecimentos anteriores são os fatores responsáveis, na visão dos estudantes, pela dificuldade de acompanhar o curso e ocasionar reprovação e evasão. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-27 2012-10-01T20:55:30Z 2012-10-01T20:55:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/37046 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/37046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651893641052160 |