A relação professor e estudante como fator contribuinte para a motivação da aprendizagem no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Charlene Carneiro Quinto dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ribeiro, Marinalva Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18401
Resumo: This article discusses the importance of the teacher-student relationship in motivation for learning in higher education. This is a qualitative research of the literature review type, carried out in the databases of the National Association of Graduate Studies and Research in Education, Portal de Periódicos of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, Google Scholar and Scientific Electronic Library Online, from June 2012 to June 2022, using the search terms: “motivation, learning, higher education”; “motivation, learning, university”; “motivation, learning, teacher-student relationship”, using the Boolean indicator “AND”. Seven studies were selected that came closest to our object of study, namely, the importance of the teacher-student relationship in higher education for learning motivation. The results found in the studies indicated that the friendly teacher-student relationship, built on dialogue, democracy and affection, constitutes one of the contributing factors for the motivation of learning in higher education. It was also possible to identify the lack of studies that investigate the teacher-student relationship and the motivation of learning in the university context, taking into account the importance of the topic for higher education. In view of this, we emphasize the need to produce more studies that address this issue.
id UFS-3_47a5e21e9f36856d70fa9dfaabe2dd74
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18401
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A relação professor e estudante como fator contribuinte para a motivação da aprendizagem no ensino superiorThe teacher and student relationship as a contributing factor to the motivation of learning in higher educationLa relación docente y alumno como factor contribuyente a la motivación del aprendizaje en la educación superiorLearning. University education. Motivation. Teacher and student relationship. Literature review.Aprendizaje. Enseñanza superior. Motivación. Relación profesor y alumno. Revisión de literatura.AprendizagemEnsino SuperiorMotivaçãoRelação professor e estudanteRevisão de literaturaThis article discusses the importance of the teacher-student relationship in motivation for learning in higher education. This is a qualitative research of the literature review type, carried out in the databases of the National Association of Graduate Studies and Research in Education, Portal de Periódicos of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, Google Scholar and Scientific Electronic Library Online, from June 2012 to June 2022, using the search terms: “motivation, learning, higher education”; “motivation, learning, university”; “motivation, learning, teacher-student relationship”, using the Boolean indicator “AND”. Seven studies were selected that came closest to our object of study, namely, the importance of the teacher-student relationship in higher education for learning motivation. The results found in the studies indicated that the friendly teacher-student relationship, built on dialogue, democracy and affection, constitutes one of the contributing factors for the motivation of learning in higher education. It was also possible to identify the lack of studies that investigate the teacher-student relationship and the motivation of learning in the university context, taking into account the importance of the topic for higher education. In view of this, we emphasize the need to produce more studies that address this issue.Este artigo discute a importância da relação professor e estudante na motivação para a aprendizagem no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa de delineamento qualitativo do tipo revisão de literatura, realizada nas bases de dados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior, Google Scholar e da Scientific Eletronic Library Online, no período de junho de 2012 a junho de 2022, utilizando os termos de busca: “motivação, aprendizagem, educação superior”; “motivação, aprendizagem, universidade”; “motivação, aprendizagem, relação professor e estudante”, empregando o indicador booleano “AND”. Foram selecionados sete estudos que mais se aproximaram do nosso objeto de estudo, a saber, a importância da relação professor e estudante no ensino superior para a motivação da aprendizagem. Os resultados encontrados nos estudos apontaram que a relação professor e estudante amigável, construída com base no diálogo, na democracia e na afetividade constitui um dos fatores contribuintes para a motivação da aprendizagem no ensino superior. Também foi possível identificar a insuficiência de estudos que investigam a relação professor e estudante e a motivação da aprendizagem no contexto universitário levando em consideração a importância do tema para o ensino superior. Em vista disso, salientamos a necessidade da produção de mais estudos que contemplem esta temática.Este artículo discute la importancia de la relación profesor-alumno en la motivación por el aprendizaje en la educación superior. Se trata de una investigación cualitativa del tipo revisión bibliográfica, realizada en las bases de datos de la Asociación Nacional de Estudios de Posgrado e Investigación en Educación, Portal de Periódicos de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior, Google Scholar y Scientific Electronic Library Online, de junio de 2012 a junio de 2022, utilizando los términos de búsqueda: “motivación, aprendizaje, educación superior”; “motivación, aprendizaje, universidad”; “motivación, aprendizaje, relación profesor-alumno”, utilizando el indicador booleano “AND”. Se seleccionaron siete estudios que se aproximaban más a nuestro objeto de estudio, a saber, la importancia de la relación profesor-alumno en la educación superior para la motivación por el aprendizaje. Los resultados encontrados en los estudios indicaron que la relación amistosa profesor-alumno, construida sobre el diálogo, la democracia y el afecto, constituye uno de los factores coadyuvantes para la motivación del aprendizaje en la educación superior. También fue posible identificar la falta de estudios que investiguen la relación docente-alumno y la motivación del aprendizaje en el contexto universitario, teniendo en cuenta la importancia del tema para la educación superior. Ante esto, destacamos la necesidad de producir más estudios que aborden este tema.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1840110.20952/revtee.v16i35.18401Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e18401Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e18401Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e18401Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e184012358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18401/13838https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18401/14628Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Charlene Carneiro Quinto dosRibeiro, Marinalva Lopes2023-09-06T14:42:24Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18401Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-09-06T14:42:24Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação professor e estudante como fator contribuinte para a motivação da aprendizagem no ensino superior
The teacher and student relationship as a contributing factor to the motivation of learning in higher education
La relación docente y alumno como factor contribuyente a la motivación del aprendizaje en la educación superior
title A relação professor e estudante como fator contribuinte para a motivação da aprendizagem no ensino superior
spellingShingle A relação professor e estudante como fator contribuinte para a motivação da aprendizagem no ensino superior
Santos, Charlene Carneiro Quinto dos
Learning. University education. Motivation. Teacher and student relationship. Literature review.
Aprendizaje. Enseñanza superior. Motivación. Relación profesor y alumno. Revisión de literatura.
Aprendizagem
Ensino Superior
Motivação
Relação professor e estudante
Revisão de literatura
title_short A relação professor e estudante como fator contribuinte para a motivação da aprendizagem no ensino superior
title_full A relação professor e estudante como fator contribuinte para a motivação da aprendizagem no ensino superior
title_fullStr A relação professor e estudante como fator contribuinte para a motivação da aprendizagem no ensino superior
title_full_unstemmed A relação professor e estudante como fator contribuinte para a motivação da aprendizagem no ensino superior
title_sort A relação professor e estudante como fator contribuinte para a motivação da aprendizagem no ensino superior
author Santos, Charlene Carneiro Quinto dos
author_facet Santos, Charlene Carneiro Quinto dos
Ribeiro, Marinalva Lopes
author_role author
author2 Ribeiro, Marinalva Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Charlene Carneiro Quinto dos
Ribeiro, Marinalva Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Learning. University education. Motivation. Teacher and student relationship. Literature review.
Aprendizaje. Enseñanza superior. Motivación. Relación profesor y alumno. Revisión de literatura.
Aprendizagem
Ensino Superior
Motivação
Relação professor e estudante
Revisão de literatura
topic Learning. University education. Motivation. Teacher and student relationship. Literature review.
Aprendizaje. Enseñanza superior. Motivación. Relación profesor y alumno. Revisión de literatura.
Aprendizagem
Ensino Superior
Motivação
Relação professor e estudante
Revisão de literatura
description This article discusses the importance of the teacher-student relationship in motivation for learning in higher education. This is a qualitative research of the literature review type, carried out in the databases of the National Association of Graduate Studies and Research in Education, Portal de Periódicos of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, Google Scholar and Scientific Electronic Library Online, from June 2012 to June 2022, using the search terms: “motivation, learning, higher education”; “motivation, learning, university”; “motivation, learning, teacher-student relationship”, using the Boolean indicator “AND”. Seven studies were selected that came closest to our object of study, namely, the importance of the teacher-student relationship in higher education for learning motivation. The results found in the studies indicated that the friendly teacher-student relationship, built on dialogue, democracy and affection, constitutes one of the contributing factors for the motivation of learning in higher education. It was also possible to identify the lack of studies that investigate the teacher-student relationship and the motivation of learning in the university context, taking into account the importance of the topic for higher education. In view of this, we emphasize the need to produce more studies that address this issue.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18401
10.20952/revtee.v16i35.18401
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18401
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v16i35.18401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18401/13838
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18401/14628
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e18401
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e18401
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e18401
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e18401
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875185293131776