APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A INDÚSTRIA CULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Paula
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fiamoncini, Luciana, Poffo, Bianca Natália, Cardoso, Andréia Rodrigues de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236099
Resumo: O presente ensaio traz uma breve contextualização histórica sobre o movimento da Teoria crítica com foco na discussão da Indústria Cultural e semicultura, abordando o tema no âmbito da Educação Física. O objetivo é mostrar como os estudos dialogam com o conceito de Indústria Cultural e o quanto essa interação é pertinente. Essa aproximação foi proposta por meio da relação entre o conceito de IC e quatro temas da Educação Física: arte, saúde, lazer e escola. Para tanto, buscamos artigos científicos em quatro revistas: Motrivivência, Movimento, Pensar a prática e Educação e Pesquisa. Ao final, percebemos a importância de uma formação emancipatória, capaz de desencadear atitudes críticas e autônomas, para além do que está posto cotidianamente.
id UFSC_235d87d82fa0853403f63cc0496a510e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/236099
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A INDÚSTRIA CULTURALTeoria CríticaIndústria culturalSemiculturaEducação FísicaO presente ensaio traz uma breve contextualização histórica sobre o movimento da Teoria crítica com foco na discussão da Indústria Cultural e semicultura, abordando o tema no âmbito da Educação Física. O objetivo é mostrar como os estudos dialogam com o conceito de Indústria Cultural e o quanto essa interação é pertinente. Essa aproximação foi proposta por meio da relação entre o conceito de IC e quatro temas da Educação Física: arte, saúde, lazer e escola. Para tanto, buscamos artigos científicos em quatro revistas: Motrivivência, Movimento, Pensar a prática e Educação e Pesquisa. Ao final, percebemos a importância de uma formação emancipatória, capaz de desencadear atitudes críticas e autônomas, para além do que está posto cotidianamente.2022-07-06T12:31:39Z2022-07-06T12:31:39Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236099Aragão, PaulaFiamoncini, LucianaPoffo, Bianca NatáliaCardoso, Andréia Rodrigues de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-06T12:31:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236099Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-06T12:31:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A INDÚSTRIA CULTURAL
title APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A INDÚSTRIA CULTURAL
spellingShingle APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A INDÚSTRIA CULTURAL
Aragão, Paula
Teoria Crítica
Indústria cultural
Semicultura
Educação Física
title_short APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A INDÚSTRIA CULTURAL
title_full APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A INDÚSTRIA CULTURAL
title_fullStr APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A INDÚSTRIA CULTURAL
title_full_unstemmed APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A INDÚSTRIA CULTURAL
title_sort APROXIMAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A INDÚSTRIA CULTURAL
author Aragão, Paula
author_facet Aragão, Paula
Fiamoncini, Luciana
Poffo, Bianca Natália
Cardoso, Andréia Rodrigues de Souza
author_role author
author2 Fiamoncini, Luciana
Poffo, Bianca Natália
Cardoso, Andréia Rodrigues de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Paula
Fiamoncini, Luciana
Poffo, Bianca Natália
Cardoso, Andréia Rodrigues de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Crítica
Indústria cultural
Semicultura
Educação Física
topic Teoria Crítica
Indústria cultural
Semicultura
Educação Física
description O presente ensaio traz uma breve contextualização histórica sobre o movimento da Teoria crítica com foco na discussão da Indústria Cultural e semicultura, abordando o tema no âmbito da Educação Física. O objetivo é mostrar como os estudos dialogam com o conceito de Indústria Cultural e o quanto essa interação é pertinente. Essa aproximação foi proposta por meio da relação entre o conceito de IC e quatro temas da Educação Física: arte, saúde, lazer e escola. Para tanto, buscamos artigos científicos em quatro revistas: Motrivivência, Movimento, Pensar a prática e Educação e Pesquisa. Ao final, percebemos a importância de uma formação emancipatória, capaz de desencadear atitudes críticas e autônomas, para além do que está posto cotidianamente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2022-07-06T12:31:39Z
2022-07-06T12:31:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236099
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652031128240128