Evaluación del nivel de satisfacción de los estudiantes de enfermaria en escenarios de simulación de alta fidelidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211539 |
Resumo: | Disertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019. |
id |
UFSC_2394dea99d1a398dbf15036137c14052 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211539 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Evaluación del nivel de satisfacción de los estudiantes de enfermaria en escenarios de simulación de alta fidelidadeEnfermagemEstudantes de enfermagemSatisfaçãoCompetência ClínicaDisertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019.Com os avanços da tecnologia e comunicação (TICs), na formação dosprofissionais de enfermagem, foi necessário inovar os currículos deenfermagem para capacitação por competência, com a incorporação denovas metodologias de aprendizagem, como a simulação clínica de altafidelidade em cursos superiores. O presente estudo objetivou: Avaliar onível de satisfação de estudantes de enfermagem em cenários desimulação clínica de alta fidelidade da Universidade de Magallanes,Punta Arenas, Chile. Metodologia: Pesquisa de abordagem quantitativa,descritiva e transversal. Para coleta de dados, utilizou-se umquestionário para avaliar a satisfação dos acadêmicos de enfermagemcom experiências clínicas simuladas, com 17 itens, agrupados em trêsdimensões: prática, realismo e cognitiva. A relevância do instrumentofoi verificada. No teste KMO e Barlett, significativo (<0,05), houve boaadaptação à amostra para realizar uma análise estratificada para avalidade do construto. Alfa de Cronbach de 0,95, o instrumentoapresentou alto nível de confiabilidade, com valor próximo a 1.Participação de 115 estudantes de enfermagem. Resultados: Ascaracterísticas sociodemográficas, obtidas a partir de fonte secundária,foram do sexo feminino 85,2%, maior concentração na faixa etária de 21a 25 anos, características acadêmicas, escore geral na simulação clínicade alta fidelidade entre 6,1 a 6, 5 com 33,9%. Escala de pontuação noChile de 1,0 a 7, 0. Nota mínima de aprovação 4.0. Dimensão prática: Acomparação da satisfação geral da dimensão prática de acordo com ogênero foi de 7,29 para o gênero feminino e de 7,18 para o gêneromasculino. Em relação à comparação da satisfação geral da dimensãoprática segundo o curso, quarto ano, apresentou média de 7,38 e quintoano, média de 7,18. Na dimensão realismo: A comparação da satisfaçãogeral de acordo com o gênero foi 6,23, para sexo feminino e 6,43, sexomasculino, em realismo de acordo com o curso, quarto ano apresentoumédia de 6,47 e quinto ano 5, 91 em média. Na dimensão cognitiva: A satisfação geral de acordo com o gênero foi de 6,82 para o gênerofeminino e 6,82 para o gênero masculino. A correlação da dimensãocognitiva de acordo com o curso, quarto ano apresentou uma média de7,13, por outro lado, o quinto ano apresentou uma média de 6,32.Conclusão: Faixa etária dos alunos entre 21 e 25 anos. Todos osestudantes aprovaram simulação clínica de alta fidelidade. Tanto ogênero masculino quanto o feminino apresentaram uma satisfação, cercade 70% para a dimensão prática, para realismo de dimensãoapresentaram satisfação acima de 60% e para a dimensão cognitivaacima de 60%. Satisfação pelo curso do quarto ano eu avalio a dimensãoprática acima de 70%, a dimensão do realismo acima de 60% e adimensão cognitiva acima de 70%. O quinto ano avaliou a dimensãoprática em mais de 70%, a dimensão do realismo em mais de 50% e adimensão cognitiva em mais de 60%. No quarto ano, ele se sentiu maissatisfeito com as simulações clínicas de alta fidelidade do que no quintoano.<br>Abstract : With advances in technology and communication (ICTs), in the training of nursing professionals, it was necessary to innovate the nursing curricula for training by competency, with the incorporation of new learning methodologies, such as high-fidelity clinical simulation in higher courses. The present study objective: Evaluate the satisfaction level of nursing students in high-fidelity clinical simulation scenarios of the University of Magallanes, Punta Arenas, Chile. Methodology: Investigation of quantitative, descriptive and transversal approach. For data collection, we used a questionnaire to evaluate the satisfaction of nursing students with simulated clinical experiences. There were 17 items, grouped into three dimensions: practical, realism and cognitive. The relevance of the instrument was checked. KMO and Barlett test, significant (<0.05), there was a good adaptation to the sample to perform a stratified analysis for the validity of the construct. Cronbach's alpha of 0.95, the instrument had a high level of reliability, with value very close to 115 nursing students participated. Results: The sociodemographic characteristics, obtained from secondary source were, female gender 85.2%, higher concentration in age range of 21 to 25 years, academic characteristics, and general score range in high fidelity clinical simulation was between 6.1 a 6.5 with 33.9%. Score scale in Chile from 1.0 to 7.0., Minimum passing grade 4.0. Practical dimension: The comparison of the overall satisfaction of the practical dimension according to gender was 7.29 for the female gender and 7.18, the male gender. In relation to comparison of the overall satisfaction of the practical dimension according to the course, fourth year, presented an average of 7.38 and fifth year, average of 7.18. In the realism dimension: The comparison of overall satisfaction according to gender was 6.23, for female gender and 6.43, male gender, in realism according to course, fourth year presented an average of 6.47 and for fifth year 5, 91 on average. In the cognitive dimension: Overall satisfaction according to gender was 6.82 for the female gender and 6.82 for the male gender. The correlation of the cognitive dimension according to the course, fourth year presented an average of 7.13; on the other hand, the fifth year presented an average of 6.32. Conclusion: Age range of students between 21 - 25 years old. All students approved high fidelity clinical simulation. Both male and female gender presented a satisfaction, about 70% for the practical dimension, for dimension realism, they presented a satisfaction over 60% and for the cognitive dimension over 60%. Satisfaction for fourth year course I evaluate the practical dimension over 70%, the realism dimension over 60% and the cognitive dimension over 70%. The fifth year evaluated the practical dimension over 70%, the realism dimension over 50% and the cognitive dimension over 60%. The fourth year he felt more satisfied with the high fidelity clinical simulations than the fifth year.Martini, Jussara GueUniversidade Federal de Santa CatarinaRuiz Vera, Patricia Irene2020-08-20T05:43:41Z2020-08-20T05:43:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 p.| il.application/pdf363429https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211539spareponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:43:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211539Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:43:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evaluación del nivel de satisfacción de los estudiantes de enfermaria en escenarios de simulación de alta fidelidade |
title |
Evaluación del nivel de satisfacción de los estudiantes de enfermaria en escenarios de simulación de alta fidelidade |
spellingShingle |
Evaluación del nivel de satisfacción de los estudiantes de enfermaria en escenarios de simulación de alta fidelidade Ruiz Vera, Patricia Irene Enfermagem Estudantes de enfermagem Satisfação Competência Clínica |
title_short |
Evaluación del nivel de satisfacción de los estudiantes de enfermaria en escenarios de simulación de alta fidelidade |
title_full |
Evaluación del nivel de satisfacción de los estudiantes de enfermaria en escenarios de simulación de alta fidelidade |
title_fullStr |
Evaluación del nivel de satisfacción de los estudiantes de enfermaria en escenarios de simulación de alta fidelidade |
title_full_unstemmed |
Evaluación del nivel de satisfacción de los estudiantes de enfermaria en escenarios de simulación de alta fidelidade |
title_sort |
Evaluación del nivel de satisfacción de los estudiantes de enfermaria en escenarios de simulación de alta fidelidade |
author |
Ruiz Vera, Patricia Irene |
author_facet |
Ruiz Vera, Patricia Irene |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martini, Jussara Gue Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruiz Vera, Patricia Irene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Estudantes de enfermagem Satisfação Competência Clínica |
topic |
Enfermagem Estudantes de enfermagem Satisfação Competência Clínica |
description |
Disertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Saude, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-08-20T05:43:41Z 2020-08-20T05:43:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
363429 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211539 |
identifier_str_mv |
363429 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
113 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652323785801728 |