Evaluación de la “satisfacción” y “autoconfianza” en los estudiantes de enfermería que vivieron experiencias clínicas simuladas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182402 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar os constructos “satisfação” e “autoconfiança” em estudantes de Enfermagem que vivenciaram experiências clínicas simuladas no ensino de semiologia e semiotécnica. Método: Estudo descritivo, desenvolvido com estudantes do curso de Enfermagem de uma universidade pública federal do interior de Minas Gerais, através de oficinas simuladas semanalmente. Os constructos “satisfação” e “autoconfiança” foram avaliados pela “Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem” e “Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas”. Resultados: A amostra final foi de 45 estudantes. A maioria apresentou mais satisfeito (média geral = 4,18) do que autoconfiante (média geral = 4,12). Identificou-se pelo teste de correlação de Spearman uma associação significativa e positiva entre os constructos “satisfação” e “autoconfiança”. Conclusão: Os estudantes se sentem autoconfiantes e satisfeitos com o uso da simulação como metodologia ativa de ensino-aprendizagem, destacando-se que quanto maior o nível de satisfação, maior a autoconfiança do aluno. |
id |
USP-24_f4d86ceca92aceba0c862a10759d5edc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/182402 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Evaluación de la “satisfacción” y “autoconfianza” en los estudiantes de enfermería que vivieron experiencias clínicas simuladasEvaluating the “satisfaction” and “self-confidence” in nursing students in undergoing simulated clinical experiencesAvaliação da “satisfação” e “autoconfiança” em estudantes de enfermagem que vivenciaram experiências clínicas simuladasLearningStudents, NursingEducation, NursingSimulation TrainingAprendizagemEstudantes de EnfermagemEducação em EnfermagemTreinamento por SimulaçãoAprendizajeEstudiantes de EnfermeríaEducacíon en EnfermeríaEntrenamiento SimuladoObjetivo: Avaliar os constructos “satisfação” e “autoconfiança” em estudantes de Enfermagem que vivenciaram experiências clínicas simuladas no ensino de semiologia e semiotécnica. Método: Estudo descritivo, desenvolvido com estudantes do curso de Enfermagem de uma universidade pública federal do interior de Minas Gerais, através de oficinas simuladas semanalmente. Os constructos “satisfação” e “autoconfiança” foram avaliados pela “Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem” e “Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas”. Resultados: A amostra final foi de 45 estudantes. A maioria apresentou mais satisfeito (média geral = 4,18) do que autoconfiante (média geral = 4,12). Identificou-se pelo teste de correlação de Spearman uma associação significativa e positiva entre os constructos “satisfação” e “autoconfiança”. Conclusão: Os estudantes se sentem autoconfiantes e satisfeitos com o uso da simulação como metodologia ativa de ensino-aprendizagem, destacando-se que quanto maior o nível de satisfação, maior a autoconfiança do aluno.Objective: To evaluate the “satisfaction” and “self-confidence” constructs in nursing students who underwent simulated clinical experiences in semiology and semiotechnique disciplines. Method: A descriptive study developed with Nursing students from a federal public university in the interior of Minas Gerais through weekly simulated workshops. The “satisfaction” and “self-confidence” constructs were evaluated by the “Student Satisfaction and Self-Confidence with Learning Scale” and “Simulated Clinical Experiences Satisfaction Scale”. Results: The final sample was 45 students. Most were more satisfied (overall average = 4.18) than self-confident (overall average = 4.12). The Spearman correlation test identified a significant and positive association between the “satisfaction” and “self-confidence” constructs. Conclusion: Students feel self-confident and satisfied with the use of simulation as an active teaching-learning methodology, highlighting that the higher the satisfaction level, the greater the student’s self-confidence.Objetivo: Evaluar los constructos de “satisfacción” y “autoconfianza” en los estudiantes de enfermería que vivieron experiencias clínicas simuladas en la enseñanza de la semiología y semiotécnica. Método: Se realizó un estudio descriptivo, desarrollado con los estudiantes del curso de enfermería de una universidad pública en el interior de Minas Gerais, a través de talleres simulados sobre una base semanal. Los constructos de “satisfacción” y “autoconfianza” fueron evaluados por la “Escala Satisfacción de los Estudiantes y Autoconfianza con el Aprendizaje” y “Escala de Satisfacción con las Experiencias Clínicas Simuladas”. Resultados: La muestra final estuvo compuesta por 45 estudiantes. La mayoría se presentó más satisfecha (media = 4.18) que autoconfiada (media = 4.12). Se identificó, a través de la prueba de correlación de Spearman una asociación significativa y positiva entre los constructos de “satisfacción” y “autoconfianza”. Conclusión: Los estudiantes se sientan seguros y satisfechos con el uso de la simulación como una metodología activa del proceso de enseñanza-aprendizaje, destacando que el mayor nivel de satisfacción aumentó la confianza de los estudiantes.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2020-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/18240210.1590/s1980-220x2018038303583Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 54 (2020); e03583Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e03583Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e035831980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182402/169193https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182402/169192https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.eninfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Cristiane Chaves deSantos, Willians Guilherme dosSalgado, Patrícia de OliveiraPrado Junior, Pedro Paulo doToledo, Luana VieiraPaiva, Luciano Côrtes2021-02-24T00:49:52Zoai:revistas.usp.br:article/182402Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2021-02-24T00:49:52Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evaluación de la “satisfacción” y “autoconfianza” en los estudiantes de enfermería que vivieron experiencias clínicas simuladas Evaluating the “satisfaction” and “self-confidence” in nursing students in undergoing simulated clinical experiences Avaliação da “satisfação” e “autoconfiança” em estudantes de enfermagem que vivenciaram experiências clínicas simuladas |
title |
Evaluación de la “satisfacción” y “autoconfianza” en los estudiantes de enfermería que vivieron experiencias clínicas simuladas |
spellingShingle |
Evaluación de la “satisfacción” y “autoconfianza” en los estudiantes de enfermería que vivieron experiencias clínicas simuladas Souza, Cristiane Chaves de Learning Students, Nursing Education, Nursing Simulation Training Aprendizagem Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem Treinamento por Simulação Aprendizaje Estudiantes de Enfermería Educacíon en Enfermería Entrenamiento Simulado |
title_short |
Evaluación de la “satisfacción” y “autoconfianza” en los estudiantes de enfermería que vivieron experiencias clínicas simuladas |
title_full |
Evaluación de la “satisfacción” y “autoconfianza” en los estudiantes de enfermería que vivieron experiencias clínicas simuladas |
title_fullStr |
Evaluación de la “satisfacción” y “autoconfianza” en los estudiantes de enfermería que vivieron experiencias clínicas simuladas |
title_full_unstemmed |
Evaluación de la “satisfacción” y “autoconfianza” en los estudiantes de enfermería que vivieron experiencias clínicas simuladas |
title_sort |
Evaluación de la “satisfacción” y “autoconfianza” en los estudiantes de enfermería que vivieron experiencias clínicas simuladas |
author |
Souza, Cristiane Chaves de |
author_facet |
Souza, Cristiane Chaves de Santos, Willians Guilherme dos Salgado, Patrícia de Oliveira Prado Junior, Pedro Paulo do Toledo, Luana Vieira Paiva, Luciano Côrtes |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Willians Guilherme dos Salgado, Patrícia de Oliveira Prado Junior, Pedro Paulo do Toledo, Luana Vieira Paiva, Luciano Côrtes |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Cristiane Chaves de Santos, Willians Guilherme dos Salgado, Patrícia de Oliveira Prado Junior, Pedro Paulo do Toledo, Luana Vieira Paiva, Luciano Côrtes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Learning Students, Nursing Education, Nursing Simulation Training Aprendizagem Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem Treinamento por Simulação Aprendizaje Estudiantes de Enfermería Educacíon en Enfermería Entrenamiento Simulado |
topic |
Learning Students, Nursing Education, Nursing Simulation Training Aprendizagem Estudantes de Enfermagem Educação em Enfermagem Treinamento por Simulação Aprendizaje Estudiantes de Enfermería Educacíon en Enfermería Entrenamiento Simulado |
description |
Objetivo: Avaliar os constructos “satisfação” e “autoconfiança” em estudantes de Enfermagem que vivenciaram experiências clínicas simuladas no ensino de semiologia e semiotécnica. Método: Estudo descritivo, desenvolvido com estudantes do curso de Enfermagem de uma universidade pública federal do interior de Minas Gerais, através de oficinas simuladas semanalmente. Os constructos “satisfação” e “autoconfiança” foram avaliados pela “Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem” e “Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas”. Resultados: A amostra final foi de 45 estudantes. A maioria apresentou mais satisfeito (média geral = 4,18) do que autoconfiante (média geral = 4,12). Identificou-se pelo teste de correlação de Spearman uma associação significativa e positiva entre os constructos “satisfação” e “autoconfiança”. Conclusão: Os estudantes se sentem autoconfiantes e satisfeitos com o uso da simulação como metodologia ativa de ensino-aprendizagem, destacando-se que quanto maior o nível de satisfação, maior a autoconfiança do aluno. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182402 10.1590/s1980-220x2018038303583 |
url |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182402 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1980-220x2018038303583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182402/169193 https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/182402/169192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.en info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.en |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 54 (2020); e03583 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e03583 Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 54 (2020); e03583 1980-220X 0080-6234 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1800221745726095360 |