Relação entre recursos e capacidades, vantagem competitiva e desempenho organizacional: análise em indústrias automotivas de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Myrna Modolon
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178716
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2017.
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spelling Relação entre recursos e capacidades, vantagem competitiva e desempenho organizacional: análise em indústrias automotivas de Santa CatarinaContabilidadeVantagem competitivaDesempenho organizacionalContabilidade gerencialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2017.Existem perspectivas teóricas nas pesquisas de âmbito gerencial que abordam objetivos relacionados à criação de vantagem competitiva e estratégia. A Visão Baseada em Recursos (VBR) apresenta-se como uma das teorias mais aceitas na atualidade no âmbito gerencial e estratégico. A teoria propõe que recursos e capacidades internos da organização, uma vez que se configurem como valiosos, raros, inimitáveis e organizados apresentam-se como fonte de vantagem competitiva e, consequentemente, desenvolvem desempenho superior. Nesse sentido, o presente estudo possui como objetivo geral analisar as relações entre recursos e capacidades, vantagem competitiva e desempenho organizacional em indústrias automotivas do Estado de Santa Catarina. Essas indústrias figuram-se em um ambiente extremamente competitivo, assim, são compatíveis com as premissas da VBR. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de levantamento mediante um questionário, obtendo-se como amostra trinta e seis empresas, equivalente a 6,48% da população total.Para análise dos dados utilizou-se a regressão logística multinomial. Observaram-se nas respostas que os respondentes acreditam possuírem recursos e capacidades que obedecem às premissas da VBR e que consideram os recursos tecnológicos, financeiros, humanos e organizacionais e suas capacidades como combinações adequadas para a criação de vantagem competitiva, exploração de oportunidades de mercado e defesa contra ameaças dos concorrentes. Em relação ao desempenho organizacional, os respondentes acreditam na qualidade de seus produtos e na sua habilidade de satisfazer os clientes e consumidores, ainda, afirmam que o crescimento de vendas e receitas e produtividade de suas empresas superam às dos concorrentes. Observaram-se correlação entre as variáveis de orientação de recursos, vantagem competitiva e desempenho organizacional, já a de tamanho não apresentou correlação com nenhuma das variáveis anteriores. Os resultados das regressões demonstraram relações positivas entre a variável de orientação de recursos e vantagem competitiva e vantagem competitiva e desempenho organizacional. Já a relação de orientação de recursos e desempenho organizacional não se apresentou significativa. A variável de tamanho não se mostrou significativa em nenhuma dessas relações. Com esses resultados encontrou-se relação entre as variáveis de orientação de recursos e vantagem competitiva e entre vantagem competitiva e desempenho organizacional. Porém, a relação entre orientação de recursos e desempenho organizacional não foi constatada na amostra. Entende-se, portanto, que a variável de vantagem competitiva é necessária como mediadora para a relação entre orientação de recursos e desempenho organizacional. A relevância da criação de vantagem competitiva nas organizações é debatida em inúmeros estudos sobre gestão estratégica. Uma vez que, as empresas estão em busca constante por melhorar sua eficiência e desempenho e mitigar as ameaças dos concorrentes.<br>Abstract : There are theoretical perspectives in managerial research that address objectives related to the creation of competitive advantage and strategy. The Resource-Based View (VBR) is one of the most accepted theories at the present time in the managerial and strategic scope. The theory proposes that the internal resources and capabilities of the organization, once they are configured as valuable, rare, inimitable and organized, present themselves as a source of competitive advantage and consequently develop superior performance. In this sense, the present study aims to analyze the relationship between resources and capabilities, competitive advantage and organizational performance in automotive industries in the State of Santa Catarina. These industries are in an extremely competitive environment, so they are compatible with the VBR premises. To do so, a survey was carried out by means of a questionnaire, obtaining as sample thirty-six companies, equivalent to 6.48% of the total population. For the data analysis, multinomial logistic regression was used. Respondents believe that they have resources and capabilities that comply with VBR's premises and that they consider technological, financial, human and organizational resources and their capabilities as appropriate combinations for creating competitive advantage, exploiting market opportunities and Against threats from competitors. Regarding organizational performance, respondents believe in the quality of their products and in their ability to satisfy customers and consumers, yet they claim that their companies' sales, revenues and productivity growth outperform competitors. There was a correlation between the variables of resource orientation, competitive advantage and organizational performance, while size did not correlate with any of the previous variables. The regression results showed positive relationships between the resource orientation variable and competitive advantage and competitive advantage and organizational performance. The relationship of resource orientation and organizational performance was not significant. The size variable was not significant in any of these relationships. With these results we found a relationship between resource orientation and competitive advantage variables and between competitive advantage and organizational performance. However, the relationship between resource orientation and organizational performance was not found in the sample. It is understood, therefore, that the variable of competitive advantage is necessary as mediator for the relation between orientation of resources and organizational performance. The relevance of creating competitive advantage in organizations is discussed in numerous studies on strategic management. Since, companies are constantly striving to improve their efficiency and performance and mitigate the threats of competitors.Rosa, Fabrícia Silva daUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Myrna Modolon2017-08-28T16:29:22Z2017-08-28T16:29:22Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis108 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf347861https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178716porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-28T16:29:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178716Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-28T16:29:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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